HOJE
Clutch Omena
Por Liga Nacional de Basquete
Omena adota 12 pontos no último período, e Caxias do Sul derrota o Desk Manager Mogi Basquete; Minas, Sesi Franca, São José e Pinheiros vencem pelo Grupo B
A segunda rodada da etapa inicial do Grupo B do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2025 – aconteceu neste sábado (28/06). No ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, destaque para Guilherme Omena, que foi decisivo para o Caxias do Sul derrotar o Desk Manager Mogi Basquete. Minas, Sesi Franca, São José e Pinheiros também venceram na competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
+ Veja tabela completa da Liga de Desenvolvimento de Basquete
Domínio mineiro com Wini e Yuri
Durante todo o duelo, o Minas mostrou que quer brigar de verdade: estrutura técnica, físico intenso, variação ofensiva e o trabalho em conjunto muito bem executado. Defensivamente, aplicou uma blitz, sufocando qualquer tentativa de construção ofensiva do adversário, e venceu por 75 a 37.
Wini Silva, com oito pontos e 12 rebotes, e Yuri Nep, com 13 pontos, foram os destaques. A dupla fez parte do elenco do técnico Léo Costa, com uma participação efetiva no NBB CAIXA 2024/25. “A principal diferença de estar no elenco adulto e na LDB, é de função. Eu e Wini temos mais protagonismo aqui, situação que nos ajuda a desenvolver o nosso jogo”, afirmou Yuri.

Com Yuri e Wini destaques, Minas estreia na LDB com ótima vitória sobre o Maringá. Foto: LNB
Garrafão foi de Nathan Mariano!
O primeiro tempo entre Sesi Franca e União Corinthians foi bem equilibrado, com várias mudanças de liderança até o time francano assumir o controle do placar antes do intervalo. Em vantagem, o Rolo Compressor soube controlar o ímpeto do adversário, se aproveitar da experiência de João Mini e Nathan Mariano para vencer por 83 a 64.
Nathan Mariano dominou o garrafão, terminando o jogo com 23 pontos e nove rebotes para 29 de eficiência. “É uma constante evolução que estamos tendo, eu não tive oportunidade de treinar com essa rapaziada mais nova e me preparar para a LDB, mas é coisa de Franca, aqui é uma família, já fomos nos unindo nos treinos”, afirmou o pivô, que reforçou o grupo francano após conquistar o tetracampeonato do NBB CAIXA.

Jogadores do Sesi Franca comemora o segundo triunfo na LDB 2025. Foto: LNB
Duplo-duplo de Natã e mais uma vitória do São José
O São José Basketball venceu o CAIXA/Brasília sem muitas dificuldades por 84 a 49. A equipe do interior paulista impôs superioridade coletiva em todos os aspectos: defesa, rebotes e transições. Já o time do DF sentiu o ritmo intenso e pecou em transições, sem conseguir ritmo fluido nem explorar suas principais armas ofensivas.
Com um duplo-duplo de 18 pontos e 11 rebotes, Natã destacou o segundo triunfo da equipe na competição. “Esse meu duplo-duplo faz muito mais parte dos meus companheiros de quadra que me ajudaram. Essas duas vitórias me deixam feliz, é algo que estamos vindo construindo, trabalhando todo dia. Somos um time muito unido, muito forte”, afirmou o pivô joseense.

Destaque em segunda vitória, Natã enaltece união da equipe de São José. Foto: LNB
Com apenas 16 anos, Thor garante vitória do Pinheiros
O Pinheiros conquistou mais uma vitória clara e dominante, controlando o ritmo do segundo ao quarto período de jogo. Com velocidade e coletividade no ataque e agressividade na defesa, o time azul e preto controlou o rebote ofensivo e neutralizou qualquer reação do Pato Basquete e venceu por 92 a 60.
Com apenas 16 anos, idade mínima para estar na LDB, Lucas Thor foi o destaque do segundo triunfo do Pinheiros na LDB 2025, terminando o jogo com 17 pontos e 100% de aproveitamento na bola tripla (3/3). “Estou muito feliz. Estava bastante nervoso, esse foi meu primeiro jogo na LDB, minha estreia. Acho que consegui cumprir minha função no time. Isso só me motiva a treinar ainda mais. Quero manter um bom desempenho ao longo de todo o campeonato”, afirmou.

Com apenas 16 anos, Lucas Thor foi o destaque da vitória do Pinheiros sobre o Pato Basquete. Foto: LNB
Omena é decisivo para o Caxias bater o Mogi
AA última partida do dia entre Desk Manager Mogi Basquete e Caxias do Sul foi equilibrada desde o começo até o cronômetro zerar. A equipe gaúcha foi melhor no derradeiro período, soube segurar o ímpeto do time mogiano, que não teve aquela calma cirúrgica no momento dos arremessos decisivos, e venceu por 75 a 73.
Em sua quarta edição de LDB, Guilherme Omena foi fundamental para o Caxias do Sul sair com o resultado positivo. O ala-armador terminou o jogo com 17 pontos, sendo 12 deles no último período. Pelo Desk Manager Mogi Basquete, Caldeira foi o principal pontuador com 17 pontos.
“Nós estamos focados, sabíamos que era um jogo importante. Enfrentar o time do Mogi, jogando em casa, é sempre um time chato. Mas estou feliz porque conseguimos sair com essa importante vitória”, afirmou Omena, que defendeu o Pinheiros nas edições da LDB de 2023 e 2024. Antes, participou da competição com o Bauru Basket.

Omena anotou 12 pontos apenas no último período para garantir o triunfo do Caxias do Sul. Foto: Suelenn Ladessa/Desk Manager Mogi Basquete
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca