HOJE
Voo do invicto
Por Liga Nacional de Basquete
Neto tem boa produção ofensiva em dia de excelente atuação coletiva do Paulistano, que derrota o São Paulo pela Série Ouro; Pinheiros vence o São José também pelo Grupo C
O primeiro dia do Grupo C da Série Ouro do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2025 – aconteceu nesta sexta-feira (12/09). No ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo, destaque para o Paulistano, que superou o São Paulo e continua como único invicto da LDB. O Pinheiros também fez uma excelente apresentação e superou o São José Basketball. A competição conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
+ Veja a classificação da Série Ouro da LDB
Experiência faz diferença, e Pinheiros derrota o São José
O Pinheiros não deu chances ao São José Basketball no jogo de abertura do Grupo C da Série Ouro. Com uma postura intensa dos dois lados da quadra desde os primeiros minutos e um domínio total dos rebotes, o time azul e preto aproveitou toda a experiência do elenco para abrir vantagem no placar ainda no primeiro período (27 a 20) e segurá-la até o fim para vencer com tranquilidade por 110 a 80.
+ Veja as estatísticas de Pinheiros x São José Basketball
Jogadores já rodados no time adulto foram o diferencial do Pinheiros. Campeão da AmeriCup recentemente pela seleção brasileira principal, Reynan Gabriel mostrou personalidade e liderança em quadra, enquanto Felipe Gregate teve uma atuação consistente dos dois lados da quadra. Cauã Pacheco e Pedro Pastre também tiveram papel fundamental, somando energia e qualidade à rotação.

Reynan Gabriel foi o cestinha da vitória do Pinheiros sobre o São José. Foto: Ricardo Bufolin
Reynan terminou como maior pontuador do Pinheiros com 20 pontos, além de oito assistências e seis rebotes para 23 de eficiência. Já Felipe Gregate terminou o confronto com 18 pontos, seis rebotes e quatro assistências para 21 de eficiência. Pelo São José Basketball, João Nickel foi o cestinha com 20 pontos, além de seis assistências e três bolas recuperadas para 26 de eficiência.
Neto voa no ataque, e Paulistano bate o São Paulo
O Paulistano continua imbatível na LDB e mostrou mais uma vez porque é o único invicto da competição. Diante do São Paulo, a equipe alvirrubra começou em um duelo truncado, com baixo aproveitamento ofensivo dos dois lados. Mas, a partir do segundo período, tomou as rédeas da partida e não deixou mais o rival respirar.
+ Veja as estatísticas de Paulistano x São Paulo
Com defesa sufocante, intensidade em cada posse e ataque mais inspirado, o Paulistano abriu vantagem. A maturidade do elenco, aliada ao entrosamento do grupo, transformou o confronto em uma vitória incontestável por 82 a 47. O resultado não só preserva a invencibilidade como reforça o favoritismo da equipe para conquistar o título da Série Ouro.

Neto voa para enterrada na vitória do Paulistano sobre o São Paulo. Foto: Pedro Greene
O coletivo se mostrou uma arma poderosa, mas, dentro desta característica marcante, destaque para Neto. O pivô terminou o confronto como o maior pontuador, com 18 pontos, além de sete rebotes para 19 de eficiência. Leandro também teve boa atuação, registrando um duplo-duplo de 11 pontos e 11 rebotes, assim como Landeira, que finalizou o jogo com 13 pontos, nove assistências e oito rebotes. Pelo São Paulo, Jackson Jr. foi o cestinha com 11 pontos.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Mr. Moo São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca