#JOGAJUNTO

LDB

Dérbi na final

16-09-2025 | 08:24
Por Marcius Azevedo

Pinheiros e Paulistano vencem Sesi Franca e Corinthians, respectivamente, pela semifinal e disputam o Clássico dos Jardins na decisão da LDB 2025 nesta quarta-feira (17/09)

A terça-feira (16/09) foi de basquete de alto nível no quarto dia da Série Ouro do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2025. No ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo, na primeira semifinal, o Pinheiros derrotou o Sesi Franca, sob os olhares dos técnicos das equipes principais, Helinho Garcia e Gustavinho de Conti, além de boa parte do elenco francano, como Lucas Dias, Rafa Mineiro, David Jackson e Cristiano Felício. Na sequência, Corinthians e Paulistano fizeram um grande jogo na reedição da final de 2024, com vitória do time alvirrubro.

O presidente da Confederação Brasileira de Basketball, Marcelo Sousa, também marcou presença no dia decisivo da LDB, competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). A grande final entre Pinheiros e Paulistano, o Clássico dos Jardins, acontece nesta quarta-feira (17/09), às 18h, com transmissão do YouTube do NBB CAIXA e do BasquetPass. Já Sesi Franca e Corinthians se enfrentam às 15h45, na decisão de terceiro lugar.

Com boa atuação de Gregate, Pinheiros supera o Sesi Franca

Pinheiros e Sesi Franca protagonizaram um grande jogo no primeiro período. A equipe francana foi mais assertiva nas ações ofensivas, trabalhando melhor suas opções dentro e fora do garrafão. O time azul e preto respondeu com intensidade, acelerando o ritmo e encontrando boas escolhas para finalizar. As estratégias não mudaram no segundo quarto, mas o confronto ficou mais físico. A energia defensiva do Pinheiros, com uma marcação por zona, fez diferença e, com excelente aproveitamento do perímetro, garantiu uma vantagem de 15 pontos no intervalo: 45 a 30.

+ Veja as estatísticas de Pinheiros x Sesi Franca

O terceiro período foi de muito mais transpiração do que inspiração. As duas equipes brigaram por cada espaço disponível na quadra. O Pinheiros segurou o ímpeto inicial do Sesi Franca, que voltou com muita intensidade, cresceu no ataque e abriu 27 pontos de frente antes do derradeiro quarto. Com enorme vantagem, o time azul e preto apenas controlou o jogo, viu o time francano crescer, mas se garantiu na final da LDB com uma vitória por por 74 a 60.

Gregate teve bom desempenho na vitória do Pinheiros sobre o Sesi Franca. Foto: João Pires

Felipe Gregate foi um dos destaques do Pinheiros, terminando o jogo com 10 pontos, sete rebotes e seis assistências para 19 de eficiência. “Estamos na final do jeito que queríamos estar na final. Muitas pessoas falam que Pinheiros é favorito por causa do elenco, mas tenho certeza de que ninguém aqui treinou o tanto que treinamos. Ninguém se dedicou à LDB tanto quanto nós. É muito merecido. Estamos indo para esta final com a mesma mentalidade de que começamos o campeonato. Não é um jogo diferente, é o mesmo jogo. Estou muito feliz. Será minha primeira final de LDB, um momento especial. Vamos para cima dos caras”, afirmou o ala.

+ Confira a galeria de fotos da vitória do Pinheiros

Leandro se destaca em vitória do Paulistano sobre o Corinthians

No primeiro período, o Corinthians largou na frente, aproveitando o bom momento de Tico Faria para se impor nos minutos iniciais. No entanto, o Paulistano rapidamente ajustou sua estratégia, fez uma leitura precisa do jogo e assumiu o controle do placar ainda antes do fim da parcial. O Alvinegro voltou mais intenso no segundo quarto, teve chance de virar o placar, mas desperdiçou duas bolas triplas no mesmo ataque e sofreu uma corrida de 9 a 0. A partida ganhou em equilíbrio até o intervalo, com o time alvirrubro na frente por nove pontos: 39 a 30.

+ Veja as estatísticas de Corinthians x Paulistano

O clima de tensão tomou conta do terceiro período. Cada arremesso convertido, cada defesa bem executada era bastante comemorada. O Corinthians soube controlar um pouco melhor os momentos de altos e baixos, fez 22 a 21 na parcial e diminuiu para oito sua desvantagem antes dos 10 minutos derradeiros. A equipe alvirrubra voltou com muita disposição no último quarto para não dar chance para uma reação e impôs uma corrida de 9 a 2. O Alvinegro não se entregou, mas foi superado por 90 a 77.

Leandro se destacou na vitória do Paulistano sobre o Corinthians na semifinal. Foto: João Pires

Leandro foi o principal nome da vitória do Paulistano, terminando o jogo com 23 pontos, sete rebotes e dois tocos para 26 de eficiência. “Amanhã tem dérbi. Vamos em busca do nosso tricampeonato seguido. Vamos estudar os caras e tentar continuar sendo uma das melhores defesas do campeonato. Na defesa vamos ganhar esse título”, afirmou o pivô. O armador Gabriel Landeira também se destacou com 22 pontos e seis assistências para 23 de eficiência. Pelo Corinthians, Kauan Raymundo teve outra boa atuação, com 18 pontos e oito rebotes para 26 de eficiência.

+ Confira a galeria de fotos da vitória do Paulistano

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.