HOJE
Disputa acirrada
Por Marcius Azevedo
São Paulo e Minas Tênis Clube vencem Botafogo e São José Basketball, respectivamente, e se enfrentam na disputa do quinto lugar da LDB 2025 nesta quarta-feira (17/09)
O quarto dia da Série Ouro do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2025 – aconteceu nesta terça-feira (16/09). No ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo, os primeiros jogos foram pela disputa do 5º ao 8º lugar. Com grande atuação de Jackson Jr., o São Paulo derrotou o Botafogo. Já o Minas Tênis Clube superou o São José Basketball graças ao desempenho dominante de Vinci no último período. São Paulo e Minas se enfrentam nesta quarta-feira (17/09), às 13h30, na disputa pela quinta colocação da competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Jackson Jr. comanda vitória do São Paulo
O São Paulo começou com muita intensidade na defesa e jogando em transição. Quando não conseguia definir no contra-ataque, Isaque era acionado no garrafão, conseguindo pontuar, quase sempre se aproveitando da criação de um mismatch. O Botafogo melhorou quando Kyle entrou, ao mesmo tempo em que o Tricolor colocou sua segunda unidade em quadra. No segundo período, o jogo foi bastante equilibrado, com uma leve vantagem da equipe são-paulina, que foi para o intervalo com 10 pontos de frente: 54 a 44.
+ Veja as estatísticas de São Paulo x Botafogo
O terceiro período foi uma repetição do primeiro, com o São Paulo colocando muita energia na defesa e castigando o Botafogo na transição. A vantagem no placar subir para 17 pontos antes dos 10 minutos derradeiros. A equipe carioca começou com tudo na última parcial e, com uma corrida de 13 a 3, se recolocou na partida. O técnico Fabrício Fernandes pediu tempo e o Tricolor respondeu em quadra com maturidade, fechando o jogo com uma vitória por 109 a 86.

Jackson Jr. foi o destaque da vitória do São Paulo sobre o Botafogo. Foto: João Pires
+ Veja galeria de fotos da vitória do São Paulo
Jackson Jr. foi o principal nome do São Paulo, flertando com um triplo-duplo, ao terminar o jogo com 26 pontos, oito rebotes e oito assistências, além de cinco recuperações de bola, para 35 de eficiência. “Foi um jogo difícil, sabíamos que o time deles era forte, perdemos para eles na primeira fase, então viemos focados. Fizemos tudo o que o técnico Fabrício mandou, foi um excelente trabalho da comissão”, afirmou o armador. “Só tenho de agradecer a Deus. Eu trabalho muito para isso e, como disse o Kaká, eu planto, rego e vou colher”, completou, citando o ídolo do Tricolor no futebol.
Vinci decide no último quarto, e Minas bate o São José
No primeiro tempo, o São José Basketball mostrou mais intensidade no período inicial, ditou o ritmo e contou com o protagonismo de João Nickel para assumir a dianteira do placar. A resposta do Minas Tênis Clube veio no segundo quarto. Com maior consistência defensiva e boas contribuições vindas do banco, especialmente de Túlio, os mineiros conseguiram equilibrar as ações e levaram o duelo para o intervalo em condições mais parelhas: 35 a 33.
+ Confira as estatísticas de Minas Tênis Clube x São José Basketball
Depois de um terceiro período marcado pelo equilíbrio, com o placar indicando igualdade (18 a 18), o Minas voltou para o último período com muita intensidade na defesa. Com confiança e energia até o último segundo na parcial derradeira, o time mineiro dominou o garrafão e se impôs com grande contribuição de Vinci, que anotou 11 pontos apenas neste quarto, e venceu por 80 a 72.

Vinci dominou o jogo no último quarto com 11 pontos e garantiu o triunfo do Minas. Foto: João Pires
+ Veja a galeria de fotos da vitória do Minas Tênis Clube
Vinci terminou o confronto com 14 pontos e seis rebotes, além de três tocos, para 21 de eficiência. “Foi um bom jogo, não era o que queríamos, mas sempre temos de almejar a melhor posição possível”, afirmou o pivô. “Sempre tento colocar energia no jogo quando estou em quadra, quando estou fora. Faço isso para mim e para os companheiros”, completou. O Minas contou ainda com boa atuação de Yuri Nep, que registou um duplo-duplo de 14 pontos e 10 rebotes. Pelo São José, João Nickel foi o cestinha do jogo com 22 pontos.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Mr. Moo São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca