#JOGAJUNTO

LDB

No pódio

17-09-2025 | 05:48
Por Marcius Azevedo

Em jogo emocionante, Sesi Franca abre vantagem no primeiro tempo, segura reação do Corinthians no último período e conquista o terceiro lugar da LDB 2025

A decisão do terceiro lugar da Série Ouro do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2025 –, nesta quarta-feira (17/09), no ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo, teve todos os ingredientes de um jogo desta importância. O Sesi Franca conseguiu controlar as ações e abrir vantagem, mas o Corinthians se recusou a desistir e voltou com tudo no último período. Com muita energia e intensidade, os corintianos encurtaram a diferença e levaram o suspense até os instantes finais, mas o time francano soube administrar a pressão e assegurar o triunfo por 91 a 84, ocupando o lugar no pódio da competição, que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

David Chaves foi o principal nome do Sesi Franca, flertando com um triplo-duplo, ao terminar o jogo com 18 pontos, 13 rebotes, sendo oito ofensivos, e oito assistências para 34 de eficiência. “Foi uma grande campanha da nossa equipe, um trabalho muito duro que fizemos durante esses meses. Nós trabalhamos bastante todos os dias”, afirmou o ala. “Estava fazendo boas partidas e hoje eu vim para dar meu melhor e fui feliz”, completou.

David Chaves foi o principal destaque do Sesi Franca na disputa de terceiro lugar. Foto: João Pires

Além dele, o Sesi Franca contou com boa atuação de Vítor Hugo, que registrou um duplo-duplo de 13 pontos e 12 rebotes, além de quatro assistências, para 25 de eficiência. Pelo Corinthians, Jamelão foi o principal pontuador com 31 pontos, seguido por Tico Faria, que fechou o jogo com 29 pontos, além de sete assistências e cinco rebotes para 32 de eficiência.

Vantagem francana

O primeiro período foi marcado pelo equilíbrio. Sesi Franca e Corinthians tiveram desempenho semelhante no ataque, explorando principalmente as jogadas no garrafão. O comportamento defensivo fez os dois times encontrarem dificuldades para converterem os arremessos de longa distância. A equipe francana distribuiu melhor os 23 pontos anotados no quarto inicial. O Alvinegro se apoiou no protagonismo de Tico Faria, que fez 10 dos 21 pontos na parcial.

+ Veja as estatísticas do jogo entre Sesi Franca e Corinthians

A maior força coletiva do Sesi Franca fez diferença no segundo período. Com muita dedicação na defesa, o time francano dificultou muito o trabalho ofensivo do Corinthians e conseguiu jogar em transição. A atuação fluida castigou o adversário, que não encontrou uma resposta para o leque de opções do ataque. A escalada no placar de 32 a 14 na parcial colocou uma distância de 17 pontos entre os times: 55 a 38.

Reação corintiana

O Corinthians retornou para o terceiro período com intensidade renovada e uma postura mais agressiva, que logo se refletiu na melhora do desempenho coletivo. O time alvinegro encontrou fluidez ofensiva e contou com a contribuição importante de Teodoro, que saiu do banco para dar ritmo e pontuar. O problema é que correr na subida, como se diz quando se está atrás no placar, nunca é fácil. O Sesi Franca soube contornar o crescimento do rival e, com uma bola tripla de João Mini no estouro do cronômetro, igualou o placar da parcial (23 a 23) e foi para o quarto derradeiro com a vantagem construída no primeiro tempo: 78 a 61.

+ Confira a galeria de fotos da disputa do terceiro lugar

Jamelão e Tico Faria não iriam desistir tão fácil. A dupla do Corinthians voltou quente para o último período. O comportamento defensivo também se tornou insano, dificultando todas as ações ofensivas do Sesi Franca. O Alvinegro diminuiu sua desvantagem para apenas três pontos. A partida ganhou em emoção. A equipe francana controlou os nervos, mostrou maturidade no clutch time, confirmou o triunfo por 89 a 84 e conquistou o terceiro lugar.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.