HOJE
Mini Gigante
Por Liga Nacional de Basquete
João Mini é o maestro do Sesi Franca, que derrota o Campo Mourão na prorrogação e fecha como único invicto no Grupo B; CAIXA/Brasília, Pinheiros, São José e Minas também vencem
A sexta e última rodada da etapa inicial do Grupo B do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2025 – aconteceu nesta quinta-feira (03/07). No ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, destaque para o Sesi Franca, que derrotou Campo Mourão e terminou esta primeira janela invicto. CAIXA/Brasília, Pinheiros, São José Basketball e Minas também venceram na competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
+ Veja tabela completa da Liga de Desenvolvimento de Basquete
Com João Mini maestro, Sesi Franca fecha janela invicto
Um jogo marcado pelo equilíbrio e pela garra das equipes. Mesmo com o placar apertado, o experiente elenco do Sesi Franca se manteve calmo nos minutos finais e fez os ajustes certos na prorrogação. Isso evidencia a maturidade emocional de um time que sabe jogar sob pressão. Com esse vitória sobre Campo Mourão, por 77 a 72, o time francano termina essa primeira janela da LDB invicto.
+ Veja as estatísticas de Campo Mourão x Sesi Franca
João Mini foi o maestro do Sesi Franca, terminando o jogo com 25 pontos, seis assistências e quatro recuperações de bola para 26 de eficiência. “Entramos um pouco moles no início, mas soubemos nos reerguer, conseguindo a vitória no final. O time construiu muito bem essa invencibilidade nesses seis jogos. Estamos indo confiantes para a próxima etapa”, afirmou o armador.

João Mini foi o destaque do Sesi Franca na vitória sobre Campo Mourão. Foto: Willian Oliveira/LNB
Vilarinho dita o ritmo na primeira vitória do CAIXA/Brasília
O CAIXA/Brasília impôs marcação rígida desde o primeiro quarto, quando abriu uma vantagem de 22 a 10. Essa defesa forte limitou o Maringá a apenas 47 pontos totais, sustentando o ritmo e nunca permitindo uma recuperação fácil. A equipe do DF fechou com calma os minutos finais, manteve a liderança, converteu bolas calculadas e evitou pressa. O placar de 55 a 47 mostra que o time soube segurar a vantagem nos momentos decisivos para conquistar a primeira vitória na LDB.
+ Veja as estatísticas de CAIXA/Brasília x Maringá
Vilarinho foi o principal nome do CAIXA/Brasília, terminando o jogo com 13 pontos, cinco rebotes e quatro assistências. “Esse jogo foi consequência, evoluímos jogo a jogo, no início, o nosso emocional estava muito abalado. Fomos nos soltando durante a competição e hoje conseguimos unir o emocional com o trabalho em equipe”, afirmou.

Vilarinho (esq.) foi o principal destaque na primeira vitória do CAIXA/Brasília. Foto: Willian Oliveira/LNB
Afonso e Gregate comandam mais uma vitória do Pinheiros
Pinheiros começou impondo pressão na saída de bola e marcação intensa no perímetro. Isso gerou desequilíbrio no União Corinthians, que se viu obrigado a arremessos forçados e sumiu no placar desde o primeiro quarto. A grande vantagem reflete o controle defensivo total. Com um jogo coletivo, novamente, marca da equipe comandada por Bruno Porto, cinco atletas anotaram 10 ou mais pontos no triunfo por 82 a 53.
+ Veja as estatísticas de União Corinthians x Pinheiros
Afonso foi o principal pontuador do Pinheiros com 16 pontos, além de quatro rebotes e quatro bolas recuperadas para 19 de eficiência. Felipe Gregate também teve uma atuação consistente, terminando o jogo com 11 pontos, oito rebotes e quatro assistências para 20 de eficiência. Pelo União Corinthians, Lucas Brandão foi o destaque com 21 pontos, além de cinco rebotes para 19 de eficiência.

Gregate teve boa atuação em vitória do Pinheiros sobre o União Corinthians. Foto: Willian Oliveira/LNB
Com duplo-duplo de Gabriel Pessoa e Natã, São José bate o Caxias
São José Basketball ajustou sua marcação no perímetro, pressionando o jogo de Caxias do Sul, e impulsionou uma virada com marcação intensa e transição veloz. Do segundo tempo em diante, tomou conta da partida. A equipe joseense explorou bem os arremessos do perímetro e infiltrações, com um ataque equilibrado, sem depender só do garrafão. Essa versatilidade forçou o time gaúcho a esticar a defesa, criando mais brechas, e venceu por 76 a 52.
+ Veja as estatísticas de Caxias do Sul x São José Basketball
Gabriel Pessoa foi o nome desse triunfo, registrando um duplo-duplo de 16 pontos e 11 rebotes para 21 de eficiência. Outro que merece seu destaque é o pivô Natã, que também teve outro duplo-duplo, com 16 pontos e 10 rebotes para 28 de eficiência. Pelo Caxias do Sul, Emerson Silva foi o principal pontuador do jogo com 18 pontos.

Gabriel Pessoa teve boa atuação na vitória do São José sobre o Caxias. Foto: Willian Oliveira/LNB
Minas fecha janela com vitória sobre os donos da casa
Minas sustentou forte marcação, especialmente no perímetro, e limitou o ataque do Desk Manager Mogi Basquete, que ficou abaixo de sua média, mostrando que domínio coletivo pode anular talento adversário. A equipe mineira soube alternar boas infiltrações e arremessos de média e longa distância. O ataque foi eficiente, mesmo sem um nome isolado se destacando, e alcançou o triunfo por 66 a 53.
+ Veja as estatísticas de Minas x Desk Manager Mogi Basquete
Rich foi um dos principais nomes do Minas, terminando o jogo com 13 pontos e oito rebotes para 14 de eficiência. Yuri Nep ficou próximo de um duplo-duplo, fechando com 10 pontos e nove rebotes, além de quatro assistências para 17 de eficiência. “Primeiramente, estou muito feliz pela vitória. Nós jogamos um basquete rápido, passando a bola. Estava confiante hoje, consegui ajudar a equipe com a minha energia”, afirmou Rich.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca