
HOJE

Mini Gigante
Por Liga Nacional de Basquete
João Mini é o maestro do Sesi Franca, que derrota o Campo Mourão na prorrogação e fecha como único invicto no Grupo B; CAIXA/Brasília, Pinheiros, São José e Minas também vencem
A sexta e última rodada da etapa inicial do Grupo B do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2025 – aconteceu nesta quinta-feira (03/07). No ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, destaque para o Sesi Franca, que derrotou Campo Mourão e terminou esta primeira janela invicto. CAIXA/Brasília, Pinheiros, São José Basketball e Minas também venceram na competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
+ Veja tabela completa da Liga de Desenvolvimento de Basquete
Com João Mini maestro, Sesi Franca fecha janela invicto
Um jogo marcado pelo equilíbrio e pela garra das equipes. Mesmo com o placar apertado, o experiente elenco do Sesi Franca se manteve calmo nos minutos finais e fez os ajustes certos na prorrogação. Isso evidencia a maturidade emocional de um time que sabe jogar sob pressão. Com esse vitória sobre Campo Mourão, por 77 a 72, o time francano termina essa primeira janela da LDB invicto.
+ Veja as estatísticas de Campo Mourão x Sesi Franca
João Mini foi o maestro do Sesi Franca, terminando o jogo com 25 pontos, seis assistências e quatro recuperações de bola para 26 de eficiência. “Entramos um pouco moles no início, mas soubemos nos reerguer, conseguindo a vitória no final. O time construiu muito bem essa invencibilidade nesses seis jogos. Estamos indo confiantes para a próxima etapa”, afirmou o armador.

João Mini foi o destaque do Sesi Franca na vitória sobre Campo Mourão. Foto: Willian Oliveira/LNB
Vilarinho dita o ritmo na primeira vitória do CAIXA/Brasília
O CAIXA/Brasília impôs marcação rígida desde o primeiro quarto, quando abriu uma vantagem de 22 a 10. Essa defesa forte limitou o Maringá a apenas 47 pontos totais, sustentando o ritmo e nunca permitindo uma recuperação fácil. A equipe do DF fechou com calma os minutos finais, manteve a liderança, converteu bolas calculadas e evitou pressa. O placar de 55 a 47 mostra que o time soube segurar a vantagem nos momentos decisivos para conquistar a primeira vitória na LDB.
+ Veja as estatísticas de CAIXA/Brasília x Maringá
Vilarinho foi o principal nome do CAIXA/Brasília, terminando o jogo com 13 pontos, cinco rebotes e quatro assistências. “Esse jogo foi consequência, evoluímos jogo a jogo, no início, o nosso emocional estava muito abalado. Fomos nos soltando durante a competição e hoje conseguimos unir o emocional com o trabalho em equipe”, afirmou.

Vilarinho (esq.) foi o principal destaque na primeira vitória do CAIXA/Brasília. Foto: Willian Oliveira/LNB
Afonso e Gregate comandam mais uma vitória do Pinheiros
Pinheiros começou impondo pressão na saída de bola e marcação intensa no perímetro. Isso gerou desequilíbrio no União Corinthians, que se viu obrigado a arremessos forçados e sumiu no placar desde o primeiro quarto. A grande vantagem reflete o controle defensivo total. Com um jogo coletivo, novamente, marca da equipe comandada por Bruno Porto, cinco atletas anotaram 10 ou mais pontos no triunfo por 82 a 53.
+ Veja as estatísticas de União Corinthians x Pinheiros
Afonso foi o principal pontuador do Pinheiros com 16 pontos, além de quatro rebotes e quatro bolas recuperadas para 19 de eficiência. Felipe Gregate também teve uma atuação consistente, terminando o jogo com 11 pontos, oito rebotes e quatro assistências para 20 de eficiência. Pelo União Corinthians, Lucas Brandão foi o destaque com 21 pontos, além de cinco rebotes para 19 de eficiência.

Gregate teve boa atuação em vitória do Pinheiros sobre o União Corinthians. Foto: Willian Oliveira/LNB
Com duplo-duplo de Gabriel Pessoa e Natã, São José bate o Caxias
São José Basketball ajustou sua marcação no perímetro, pressionando o jogo de Caxias do Sul, e impulsionou uma virada com marcação intensa e transição veloz. Do segundo tempo em diante, tomou conta da partida. A equipe joseense explorou bem os arremessos do perímetro e infiltrações, com um ataque equilibrado, sem depender só do garrafão. Essa versatilidade forçou o time gaúcho a esticar a defesa, criando mais brechas, e venceu por 76 a 52.
+ Veja as estatísticas de Caxias do Sul x São José Basketball
Gabriel Pessoa foi o nome desse triunfo, registrando um duplo-duplo de 16 pontos e 11 rebotes para 21 de eficiência. Outro que merece seu destaque é o pivô Natã, que também teve outro duplo-duplo, com 16 pontos e 10 rebotes para 28 de eficiência. Pelo Caxias do Sul, Emerson Silva foi o principal pontuador do jogo com 18 pontos.

Gabriel Pessoa teve boa atuação na vitória do São José sobre o Caxias. Foto: Willian Oliveira/LNB
Minas fecha janela com vitória sobre os donos da casa
Minas sustentou forte marcação, especialmente no perímetro, e limitou o ataque do Desk Manager Mogi Basquete, que ficou abaixo de sua média, mostrando que domínio coletivo pode anular talento adversário. A equipe mineira soube alternar boas infiltrações e arremessos de média e longa distância. O ataque foi eficiente, mesmo sem um nome isolado se destacando, e alcançou o triunfo por 66 a 53.
+ Veja as estatísticas de Minas x Desk Manager Mogi Basquete
Rich foi um dos principais nomes do Minas, terminando o jogo com 13 pontos e oito rebotes para 14 de eficiência. Yuri Nep ficou próximo de um duplo-duplo, fechando com 10 pontos e nove rebotes, além de quatro assistências para 17 de eficiência. “Primeiramente, estou muito feliz pela vitória. Nós jogamos um basquete rápido, passando a bola. Estava confiante hoje, consegui ajudar a equipe com a minha energia”, afirmou Rich.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.