HOJE
LDB chegando
Por Liga Nacional de Basquete
Com projeto aprovado para os próximos quatro anos junto ao Comitê Brasileiro de Clubes, LDB 2017 terá início em outubro
A LDB está confirmada para as quatro próximas temporadas. Um dos principais feitos do basquete brasileiro nos últimos anos, a competição de base teve sua continuidade assegurada por conta de um projeto da LNB com o CBC (Comitê Brasileiro de Clubes).
Tal acordo garante a realização de mais quatro edições, entre 2017 e 2020. O projeto tem o valor de cerca de de R$ 6,5 milhões no total. A LNB continuará a coordenar a competição, com o CBC (Comitê Brasileiro de Clubes) e com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), que participará do planejamento e fornecerá ainda a arbitragem, além de colaborar com a comunicação do evento.

Antes Sub-22, LDB passará a ser Sub-20 já a partir da edição de 2017 (Fotojump/LNB)
“O acordo com o CBC foi crucial para a manutenção da LDB e é um prazer para nós ter a competição assegurada por quatro anos. Estamos falando de um dos principais feitos da LNB nos últimos anos e os frutos da LDB já começaram a ser colhidos. Queremos colher ainda mais”, exaltou Paulo Bassul, gerente técnico da LNB.
Realizada anteriormente com limite de idade de 22 anos, a Liga de Desenvolvimento de Basquete se tornará uma competição Sub-20 já a partir de sua próxima edição, que terá início no final do mês de outubro. As finais serão disputadas em fevereiro de 2018.
“Identificamos nos últimos anos que a a maioria das equipes jogavam com atletas na faixa dos 19, 20 anos e também com jogadores até mais novos. Os atletas de 21 e 22 anos apareciam em menor número e decidimos fazer esse teste deixando a competição como Sub-20 nos próximos quatro anos. Acreditamos que isso pode acelerar o processo de amadurecimento desses atletas também. Após esse período de 4 anos faremos nova avaliação”, explicou Bassul.
A relação completa das equipes que disputarão a sétima edição da LDB será divulgada nas próximas semanas pelo Departamento Técnico da LNB. A fórmula de disputa será elaborada somente após a confirmação de todos os times.
“Excepcionalmente, por conta da aprovação recente do projeto, a competição terá um calendário diferente em 2017. Para os três anos seguintes voltaremos com o formato padrão da LDB, realizando-a entre os meses de julho e dezembro de cada ano. Estamos muito animados com os quatro anos que estão por vir”, disse Bassul.
A LDB
Criada em 2011, com o objetivo de auxiliar na formação de atletas, a LDB é o grande celeiro da nova geração do basquete brasileiro. Indo para sua sétima edição, o campeonato Sub-22 já possui grandes feitos neste curto período de existência.
Desde sua criação, a LDB já revelou mais de 100 jogadores para as equipes que disputam o NBB CAIXA. Em sua última temporada, o maior campeonato de basquete do país teve mais de 43% dos atletas oriundos da competição Sub-22.

Cristiano Felício, hoje na NBA, é um dos principais frutos da LDB (Luiz Pires/LNB)
Foi na LDB que nomes que hoje brilham na NBA foram revelados. Depois de brilhar na edição de 2011 pelo Minas e com a camisa do Flamengo nas temporadas 2013 e 2014, o pivô Cristiano Felício chegou ao Chicago Bulls em 2015 e, mais recentemente, fez parte da Seleção Brasileira na disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Outro atleta que fez a “ponte-aérea LDB-NBA” foi Bruno Caboclo. Um dos destaques da edição 2013 da LDB, com a camisa do Pinheiros, o jovem e promissor ala foi escolhido pelo Toronto Raptors na 20ª posição do Draft 2014 da NBA e agora desfila seu talento na liga norte-americana de basquete.
Da Seleção Brasileira que recentemente disputou a AmeriCup neste ano, oito dos 12 atletas tiveram participações marcantes na LDB. São eles: Davi Rossetto, Georginho, Danilo Siqueira, Léo Meindl, Caboclo, Lucas Dias, Jimmy e Lucas Mariano.
Outros nomes que brilham entre os profissionais e que tiveram na LDB o grande trampolim para suas carreiras são Ricardo Fischer, hoje no basquete europeu e que foi campeão da segunda edição pelo Bauru, e Gegê, atualmente no Minas e bicampeão da LDB com o Flamengo.
Confira todos os campeões da LDB na história:
2011 – Flamengo
2012 – Bauru
2013 – Flamengo
2014 – Basquete Cearense
2015 – Pinheiros
2016 – Franca
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca