HOJE
LDB está lançada
Por Liga Nacional de Basquete
Em cerimônia realizada em Brasília, LNB e Ministério do Esporte oficializam a parceria de dois anos da Liga de Desenvolvimento de Basquete

Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, elogiou o projeto da LDB (Francisco Medeiros/Divulgação)
Em cerimônia realizada na Uniceub, em Brasília (DF), Liga Nacional de Basquete (LNB) e Ministério do Esporte oficializaram, nesta quinta-feira, a parceria de dois anos para a realização da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). A competição nacional de clubes sub-22 já terá início este ano, com sua primeira fase sendo realizada entre os dias 26 e 30 de dezembro, em duas sedes: Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG).
Participaram da cerimônia de lançamento, o presidente da LNB, Kouros Monadjemi, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, o diretor da Uniceub, João Herculino Filho, o técnico da equipe sub-22 do Uniceub/BRB/Brasília, Ronaldo Pacheco, e o ala/pivô também da equipe brasiliense, Ronald.
Em seu discurso, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, falou sobre a importância da competição para o desenvolvimento do basquete no Brasil.
“Nós valorizamos muito esse convênio entre o Ministério do Esporte e a Liga Nacional de Basquete, por integrar o esforço do Governo Federal em construir uma herança duradoura e benéfica ao país”, disse Rebelo. “Gostaria de parabenizar a Liga Nacional de Basquete, que é um instrumento de valorização, estímulo e organização de toda a modalidade basquete”, completou.

Presidente da LNB agradeceu o apoio do Ministério do Esporte (Francisco Medeiros/Divulgação)
O presidente da LNB, Kouros Monadjemi, agradeceu o apoio incondicional do Ministério do Esporte na realização da competição, que é fundamental para o futuro da modalidade no país.
“Posso dizer que, atualmente, o que é mais importante para o basquete brasileiro é a Liga de Desenvolvimento de Basquete. É dela que temos a continuidade do trabalho dos clubes na formação de atletas, da lapidação e a futura criação de novos ídolos”, afirmou Monadjemi. “Graças à sensibilidade e à visão do Ministério do Esporte, que nos apoiou financeiramente nesse projeto, tenho a certeza de que vamos criar esse elo de continuidade no basquete brasileiro. Garanto ao senhor, ministro, que o retorno desse trabalho será o mais rápido possível”, completou.
Representando todos os 280 atletas dos 19 clubes que participarão da segunda edição da LDB, o ala/pivô do Brasília, Ronald, disse que a competição é uma grande oportunidade aos jovens jogadores de se desenvolverem atuando em altíssimo nível.
“A primeira edição da LDB me surpreendeu muito, pois não esperava que a competição seria tão forte e organizada. Acredito que este ano teremos ainda mais competitividade e espero que todos possam aproveitar ao máximo essa chance”, comentou o jogador, que é uma das grandes revelações do basquete brasileiro.

Atletas do Brasília estiveram presentes no evento de lançamento da LDB (Francisco Medeiros/Divulgação)
LDB 2012
A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) chega à sua segunda edição no ano de 2012. Liga Nacional de Basquete (LNB) e Ministério do Esporte fecharam uma parceria para os próximos dois anos com o objetivo de dar mais oportunidade de desenvolvimento para jovens atletas, que atravessam um período de transição entre as categorias de base e o adulto.
Contemplando jogadores com idade de até 22 anos, a Liga de Desenvolvimento de Basquete visa a formação de atletas para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, e também para abastecer as equipes profissionais que disputam o NBB (Novo Basquete Brasil), competição masculina adulta de basquete. Um campeonato nacional forte e de bom nível técnico é importante para o desenvolvimento, não só dos atletas, como também de técnicos e árbitros envolvidos.
A maioria das equipes que disputam a temporada 2012/2013 do NBB estão representadas na Liga de Desenvolvimento de Basquete. Serão 16 clubes do NBB, mais três equipes convidadas, de diferentes estados brasileiros: Paschoalotto/Bauru, Uniceub/BRB/Brasília, Flamengo, Vivo/Franca, Cia do Terno/Romaço/Joinville, Liga Sorocabana, Winner/Kabum/Limeira, Icatu/Minas, Palmeiras, Paulistano/Unimed, Pinheiros/SKY, São José/Unimed, Cesumar/Suzano/Campestre, Tijuca/Rio de Janeiro, Vila Velha/Garoto/UVV, Vitória Basquete/Cecre, São Luís Basquete (MA), Associação Londrinense de Esportes (PR) e Faculdade 2 de Julho (BA).
A primeira etapa da LDB 2012 será disputada entre os dias 26 e 30 de dezembro em duas sedes, Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). Os times serão divididos em quatro grupos, em que os dois mais bem classificados passam para a próxima fase.
Os oito classificados jogarão os quadrangulares semifinais nos dias 09, 10 e 11 de fevereiro. Os dois melhores de cada grupo avançarão para a final da competição, que será disputada nos dias 28 de fevereiro e 01 de março, na sede do Jogo das Estrelas do NBB.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca