HOJE
Renovadocom o Minas
Por Liga Nacional de Basquete
Ala da Seleção Brasileira e campeão da NBA irá para sua 2ª temporada na equipe mineira
Leandrinho Barbosa permanecerá no NBB CAIXA por mais um ano. Nesta sexta-feira, o ala da Seleção Brasileira e dono de um anel de campeão da NBA teve seu contrato renovado com o Minas Tênis Clube e permanecerá na equipe mineira para a temporada 2019/2020.
O anúncio da renovação do “Brazilian Blur”, como ficou conhecido na NBA, veio de maneira diferente. A comunicação do Minas adotou o #MenuDeCesta e colocou o jogador como um verdadeiro chef de cozinha.
Uma das grandes contratações da história do basquete minastenista, Leandrinho acumulou médias de 18,4 pontos, 4,5 rebotes, 3,8 assistências e 15,4 de eficiência nos 12 jogos que disputou no NBB CAIXA 2018/2019.
Essa será a quinta temporada de Leandrinho no NBB CAIXA. Ao longo de sua carreira em solo verde-amarelo, defendeu Flamengo (2011/2012), Pinheiros (2013/2014), Sesi Franca Basquete (2017/2018) e Minas Tênis Clube (2018/2019).
Que carreira
Sua carreira teve início no Continental Parque Clube, clube da cidade de Osasco (SP). Ainda nas categorias de base, passou por Tietê (SP) e Espéria (SP) antes de chegar ao Palmeiras (SP). Lá, se tornou o mais jovem jogador a atuou pelo time adulto do clube, em 1998, quando tinha apenas 16 anos.
Mas o “boom” de sua carreira se deu no Bauru, onde atuou entre 2001 e 2003 e foi eleito como Revelação do Campeonato Paulista de 2001 aos 19 anos e em seguida campeão Brasileiro de 2002.
Depois do título nacional, sua carreira decolou. Leandrinho foi convocado pela Seleção Brasileira para a disputa do Mundial de 2002 e em seguida foi selecionado no NBA Draft de 2003 pelo San Antonio Spurs na 28ª posição – trocado para o Phoenix Suns.
A primeira passagem pelo Phoenix Suns durou sete temporadas, sendo que em 2006/2007 ele somou média de 18,1 pontos por partida e foi eleito o Sexto Homem do Ano – o primeiro troféu individual de um brasileiro na história da NBA.
Ainda na liga norte-americana, Leandrinho Barbosa, que é chamado de “Brazilian Blur” por lá, defendeu as cores do Toronto Raptors, Indiana Pacers, Boston Celtics, duas passagens pelo Phoenix Suns e por fim o Golden State Warriors, onde foi campeão da NBA 2014/2015.
Agora, o jogador vai para sua terceira temporada consecutiva no NBB CAIXA desde sua última aparição na NBA. Em ambas foi selecionado para o Jogo das Estrelas – foi um dos capitães na edição de 2019, no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP).
+Mais um brasileiro na NBA: Didi (Franca) é selecionado pelo Pelicans
Em paralelo ao NBB CAIXA, Leandrinho seguiu sendo figurinha carimbada nas convocações do técnico Aleksandar Petrovic na Seleção Brasileira. Inclusive, é um dos nomes certos do comandante para a Copa do Mundo da China 2019, que terá início em 31 de agosto.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil. Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
