#JOGAJUNTO

LDB

Leão na frente

Limeira LDB LIM 85
x
90 Sport Recife LDB SPO
24
1ºQ
X
24
15
2ºQ
X
17
24
3ºQ
X
29
22
4ºQ
X
20

2 de março de 2015

Com 33 pontos de Victor Correia, Sport Recife segura reação do Limeira no finalzinho e abre octogonal final da LDB com grande vitória

DOCUMENTOS:
Súmula
85
X
90
85
PTS
90
13
A3C
9
18
A2C
19
10
LLC
25
26
RT
43
19
ASS
13

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

A bola subiu para o octogonal final da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) e, como já era de se esperar, o nível subiu e os garotos passaram a jogar como gente grande. No primeiro jogo da fase, no Ginásio Azul, no E.C. Pinheiros, em São Paulo (SP), o Sport Club do Recife contou com grande atuação do armador Victor Correia e levou a melhor sobre a Winner/Limeira, por 90 a 85.

Liderando a equipe em quadra, Victor deixou a quadra com 33 pontos, oito rebotes e um total de 32 de eficiência. Quem também se sobressaiu pelo time pernambucano foram o ala argentino Matiás Bernardini, que acertou três bolas de 3 pontos em quatro tentadas (75% de aproveitamento) e registrou 16 pontos, e do ala Chandler, com 15 tentos.

“Nosso time teve uma obediência tática muito boa, o que fez com que a gente saísse com essa vitória. Acredito que esse é o verdadeiro desenvolvimento dessa garotada. Estou feliz por isso, o que a gente combinou foi feito em quadra e conseguimos essa importante vitória”, comentou o treinador do Sport Club do Recife, Ricardo Oliveira.

Com o resultado, o “Leão da Ilha” somou sua primeira vitória no Grupo C da segunda fase da LDB. O próximo compromisso da equipe do técnico Ricardo Oliveira será ninguém menos que o anfitrião e vice-líder da fase de classificação, Pinheiros/SKY, nesta terça-feira (03/03), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, também no E.C. Pinheiros, às 16 horas (de Brasília).

+Clique aqui e confira a classificação completa do octogonal final Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB)

“Essa é a fase mais difícil de todas. Todos os clubes que estão aqui conquistaram o direito de estar aqui, entre os oito melhores do Brasil. Mas quem chega até aqui também quer ficar entre os quatro primeiros. Amanhã teremos um adversário muito forte, que estará jogando em casa, mas nosso time é tão forte quanto qualquer um que está aqui. O jogo é jogado, vai vencer quem errar menos e estou feliz por estar aqui representando o Nordeste, a cidade de Recife, o Estado de Pernambuco, pois agora virei pernambucano”, completou o treinador do Sport.

Já o Limeira, que terá o Paschoalotto/Bauru como próximo adversário no octogonal final, às 12 horas (de Brasília), também no Poliesportivo Henrique Villaboim, teve como principais destaques em quadra o armador Deryk, responsável por um duplo-duplo de dez pontos e 13 assistências, do ala Leonardo, com 20 pontos, e do pivô Dú Sommer, autor de 18 tentos.

“Faltou acreditar mais no jogo. Começamos muito bem, mas depois eles foram baixando a diferença, reagiram e foram ganhando cada vez mais moral. Precisávamos estar mais juntos, acreditar mais um no outro, estar mais focado no objetivo”, comentou o pivô limeirense Matheuzão, que anotou quatro pontos e pegou quatro rebotes.

O jogo

Como já era de se esperar, a partida de abertura do octogonal final da LDB foi jogada a nível de adulto, bastante física e pegada. Limeira, afiado nas bolas de 3 pontos, começou melhor e colocou nove pontos de frente (20 a 11), mas o Sport não deixou barato e, liderado pelos 12 pontos do armador Victor Correia, empatou o jogo ao final do primeiro quarto: 24 a 24.

Já na parcial seguinte, o Leão da Ilha rapidamente tomou a vantagem e conseguiu se manter na ponta do placar até o final. Ainda com Victor no comando, a equipe do técnico Ricardo Oliveira segurou bem as investidas dos limeirenses, que seguiram colados dos pernambucanos o tempo inteiro, e fechou a primeira metade do confronto vencendo, por 41 a 39.

Na volta dos vestiários, o Sport seguiu imprimindo um ritmo muito forte e com isso conseguiu estender ainda mais sua vantagem, que chegou a ser de 12 pontos (56 a 44). A equipe paulista, por sua vez, deu um sprint final nos últimos dois minutos do período e, através de duas bolas de 3 seguidas do armador Luan e uma cesta e falta do pivô Dú Sommer, conseguiu baixar a diferença para sete pontos ao final da terceira etapa: 70 a 63.

Ainda com um jogo muito acirrado e físico, o Sport se manteve firme na ponta, com vantagem oscilando entre cinco e nove pontos durante boa parte da parcial. Explorando bem as jogadas de garrafão com o pivô Dú Sommer, a equipe do técnico Jece Leite não jogou a toalha e seguiu pressionando os pernambucanos e chegou a baixar a frente adversária para quatro pontos (80 a 76).

Antes de entrar no minuto final, o time nordestino conseguiu uma boa sequência de ataques e voltou a ficar tranquilo no placar, com vantagem de nove pontos restando 30 segundos para o fim do duelo (85 a 76). No ataque seguinte, Deryk acertou uma bola de 3 pontos e reduziu a diferença para seis (85 a 79).

A partir daí, Limeira começou a forçar faltas para colocar os pernambucanos na linha do lance livre e tentar cortar o prejuízo. Com esta estratégia, a diferença chegou a cair para três pontos, mas não havia mais tempo e o Sport abriu o octogonal final com grande vitória sobre o Limeira: 90 a 85.