HOJE
Legado
Por Liga Nacional de Basquete
Semifinalista pela quarta temporada consecutiva, Brasília mostra força em momentos decisivos e marca época na capital federal

A vitória por 3 a 0 do Uniceub/BRB/Brasília na série das quartas de final diante do Itabom/Bauru manteve a escrita da equipe da capital federal de sempre figurar entre os semifinalistas desde a criação do NBB. Vice-campeão na temporada 2008/2009 e campeão nas duas temporadas seguintes, a equipe tornou-se umas das mais fortes do continente e espera deixar o seu legado na cidade.
“Nossos objetivos são os mesmos sempre, que é ganhar títulos, conquistas internacionais, e fazer com que o basquete de Brasília cresça. Temos um apoio da torcida muito grande e hoje somos a principal equipe esportiva da capital federal, o que não é pouca coisa”, disse o técnico José Carlos Vidal.
Esta, aliás, é a segunda passagem do treinador pelo comando da equipe. Em 2007, ainda antes da criação do NBB, Brasília venceu o seu primeiro título nacional, sob o comando de Vidal, derrotando o Franca na decisão.
“Em 2007, quando dirigi a equipe pela primeira vez e fomos campões, foi o começo de uma equipe vitoriosa. Depois, teve muitas vitórias com o Lula [Ferreira] e mais um título no meu retorno na última temporada. É um legado grande que fica para o futuro. E o objetivo é sempre ter continuidade, como é em Franca, por exemplo, que mantém o basquete há muito tempo”, comentou o treinador.

(Brito Junior/Divulgação)
O elenco da equipe, hoje, conta com grandes nomes do basquete nacional, como o trio formado por Nezinho, Alex e Guilherme Giovannoni. Os três estiveram no grupo que classificou a Seleção Brasileira para as Olimpíadas de Londres 2012. Mas, mais do que apenas craques, os jogadores do time brasiliense se mostram um grupo unido em busca do mesmo objetivo.
“Dentro e fora de quadra, conseguimos transformar o grupo em uma equipe, em todos os sentidos. Temos alguns problemas, que são normais, mas o importante é que, no meu estilo, consegui com que cada um saiba o que vai fazer dentro de quadra. Todos se complementam e estão dentro de uma equipe que tem objetivos concretos”, explicou Vidal.
O Uniceub/BRB/Brasília ainda espera a definição do rival nas semifinais. O adversário sairá dos dois confrontos das quartas que de final que ainda não terminaram. Em caso de classificação do Pinheiros, o time paulista será o adversário. Caso Joinville leve a melhor, o rival dos brasilienses será quem vencer o último jogo da série entre Flamengo e Unitri/Universo.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca