#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Lenda das Américas

12-03-2015 | 06:23
Por Liga Nacional de Basquete

Recordista em assistências e partidas na Liga das Américas, Alex Garcia chega ao Final Four confiante no Bauru e podendo entrar ainda mais para história do torneio

Um dos maiores da história, Alex Garcia vai para seu 2º  Final Four de Liga das Américas na carreira (Etzel Espinosa/FIBA Américas)

Recordes de partidas e assistências: só isso? Não. Aos 35 anos, Alex Garcia ainda pode ter mais na Liga das Américas (Etzel Espinosa/FIBA Américas)

Único invicto na Liga das Américas 2015, Paschoalotto/Bauru chega ao Final Four com diversos atributos que o deixa em claras condições de conquistar esse inédito título, como elenco qualificado, trabalho em conjunto e jogadores de Seleção Brasileira. Mas um atleta em especial se encaixa em todos os itens citados e pode ser peça chave na tão sonhada conquista do continente: Alex Garcia.

Conhecido também como “Brabo”, Alex é um dos principais nomes do plantel bauruense e exerce a função de um verdadeiro líder dentro da equipe. Em seu currículo, o ala, de 35 anos, possui inúmeras aparições na Seleção Brasileira além de importantes títulos, dentre eles, a Liga das Américas, pelo UniCEUB/BRB/Brasília na temporada 2008/2009, quando também foi MVP do torneio.

+Clique aqui e saiba como garantir seu ingresso para o Final Four da Liga das Américas 2015

Nesta edição, o camisa 10 do Bauru ainda se tornou o jogador com maior número de partidas realizadas na história da Liga das Américas, com 41 no total, além de também ter virado o recordista em assistências da competição, com 183, ultrapassando seu ex-companheiro de Brasília e então líder no fundamento Nezinho, hoje armador da Winner/Limeira, que tem 178 na conta.

“São números, são metas pessoais que alcancei durante alguns anos jogando a Liga das Américas, mas isso não influencia nada para esta decisão. Temos que estar focados dentro de quadra para conquistar as vitórias e se possível o título. Fico feliz pelos números, mas para uma decisão desse porte acho que não influencia em nada”, comentou o ala, nascido na cidade de Orlândia (SP).

Alex pode se tornar o 1º brasileiro na história a ter 2 títulos da Liga das Américas, e ainda por dois clubes diferentes (Etzel Espinosa/FIBA Américas)

Alex pode se tornar o 1º brasileiro na história a ter 2 títulos da Liga das Américas, e ainda por dois clubes diferentes (Etzel Espinosa/FIBA Américas)

Mas ser o recordista em partidas e em assistências e ter um prêmio de MVP na conta parece ser pouco para Alex. Aos 35 anos, o ala ainda pode se tornar o primeiro atleta brasileiro a conquistar dois títulos da Liga das Américas por dois clubes diferentes em toda a história. Este feito foi alcançado somente pelo armador argentino Oscar Raymundo Legaria, que foi campeão em 2009/2010 pelo Peñarol (ARG) e no ano seguinte levantou o troféu do torneio pelo Regatas (ARG).

De toda forma, todos os atletas brasileiros do elenco do atual campeão Flamengo também podem se tornar bicampeões da Liga das Américas caso fiquem com o título da edição 2015. No entanto, somente Alex Garcia terá este posto caso o Bauru levante a taça dourada, tendo em vista que nenhum outro jogador do atual elenco bauruense possui este título no currículo.

“O segredo para se vencer uma competição como essa é estar muito concentrado principalmente jogando fora de casa. Saber o poder da nossa equipe e tentar usar isso dentro de quadra. O time precisa estar muito tranquilo psicologicamente, isso fortalece a equipe. Fazer uma defesa muito forte também é um ponto chave e pode agregar muito. A consequência de tudo isso é chegar ao final da partida com a vitória e o título”, falou Alex.

Alex Garcia, do Bauru, eleito o MVP da Liga Sul-Americana 2014, e Geraisme Bozikis, presidente da ABASU

Alex foi o MVP do inédito título da Liga Sul-Americana 2014 do Bauru (Divulgação/FIBA Américas)

O “Brabo” é o terceiro maior pontuador (14,2 por jogo), o quarto reboteiro (5,8 por jogo) e o líder em assistências (5,6 por jogo) do Bauru na Liga das Américas 2015. Em Tunja (COL), pelo Grupo D da primeira fase do torneio, Alex até registrou um triplo-duplo, ao marcar 12 pontos, dez rebotes e dez assistências na vitória do esquadrão bauruense sobre o Trotamundos (VEN), por 92 a 68.

“Procuro, nesses momentos decisivos, me concentrar muito e estudar bastante os adversários. Estudo o estilo de jogo dos adversários, daqueles jogadores que vou marcar. Isso ajuda demais. E estar concentrado, tranquilo e calmo para buscar sempre fazer o meu melhor jogo”, disse Alex Garcia, que ainda foi o MVP da Liga Sul-Americana 2014.

O Final Four da Liga das Américas acontecerá nos dias 14 e 15 de março, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ). Garantido entre os quatro melhores times da América Latina, o invicto Bauru faz sua estreia diante do maior campeão da competição, Peñarol (ARG), que possui dois títulos na história, no sábado (14/03), às 18 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

“Nessa fase decisiva, tudo que foi feito antes nas outras etapas tem que ser deixado para trás. Agora é uma nova etapa, quase outra competição, é algo a parte. Devemos nos focar em fazer as coisas bem outra vez. É um desafio muito grande, mas nossa equipe está preparada para alcançar esse objetivo”, frisou Alex.

“Certamente será uma partida muito difícil. O Peñarol é uma equipe com experiência e que sabe como jogador esse tipo de torneio. Sempre foi assim. Temos que ter muito cuidado, jogar com concentração, sem distrações e desenvolver o jogo que mostramos durante toda a temporada, em que estamos conseguir cumprir todos os nossos objetivos”, completou o “Brabo”.

Confira a tabela de jogos do Final Four da Liga das Américas 2015:

Sede: Maracanãzinho (Rio de Janeiro – RJ)

– 14/03 (Sábado)
18h – Jogo 1 – Paschoalotto/Bauru x Peñarol de Mar del Plata (ARG) – ao vivo no SporTV
20h15 – Jogo 2 – Flamengo x Pioneros de Quintana Roo (MEX) – ao vivo no SporTV

– 15/03 (Domingo)
18h15 – Disputa de 3º lugar – Perdedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
20h15 – Final – Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 – ao vivo no SporTV