#JOGAJUNTO

LDB

Oitavo da história

15-07-2024 | 04:03
Por Marcius Azevedo

Em sua última edição de LDB, Léo Abreu registra um triplo-duplo para entrar em seleto grupo e ainda pode se tornar o maior jogador em número de assistências da competição

Após cumprimentar os adversários e participar da conversa pós-jogo com os companheiros, Léo Abreu correu na mesa de estatísticas. O armador do Cruzeiro Basquete pediu duas cópias da súmula da partida com o Cerrado Basquete para levar para casa. Motivo? Ele registrou apenas o oitavo triplo-duplo da história da Liga de Desenvolvimento de Basquete ao anotar 10 pontos, pegar 15 rebotes e dar 11 assistências no triunfo por 91 a 48, nesta segunda-feira (15/07), no ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo.

Léo Abreu registrou apenas o oitavo triplo-duplo da história da LDB. Foto: João Pires

“Primeiro tenho de agradecer o time que conseguiu converter as bolas. Os pivôs fizeram ótimo trabalho de fechar o rebote e eu consegui pegar alguns rebotes. Mas o que mais importa é que a gente tem duas vitórias na fase. Estou muito feliz pela performance individual, que é um marco na história de uma liga tão importante, mas, o mais importante, é  vencer. Agradeço ao time que me ajudou a conseguir isso aí”, afirmou Léo Abreu.

O armador entrou para o seleto grupo de jogadores que conseguiram dois dígitos em três estatísticas diferentes, que conta com Georginho de Paula (duas vezes), Lucas Dias, Gegê, Patrick Carioca, Rafa Henn e Victor Silva, este último, coincidentemente, estava em quadra pelo Cerrado, afinal ele registrou o seu triplo-duplo na atuação edição. “Vou levar para casa (a súmula), vou guardar, dar algo para a minha família. Agradeço a eles, estou muito feliz. Vou celebrar um pouco e amanhã já tem outro jogo.”

+ Confira as estatísticas da partida com o triplo-duplo de Léo Abreu

Léo Abreu está em sua quinta edição de LDB. A primeira foi em 2018 pelo Sesi Franca, onde jogou outra edição em 2021. Depois ele foi para o São José Basketball (2022) e Paulistano (2023). Agora o Cruzeiro. O armador, que completa 22 anos no próximo sábado, reconhece o tamanho da importância da competição para sua carreira.

“Estou muito feliz de estar no Cruzeiro. É uma equipe que está me dando muita liberdade para eu evoluir meu jogo, mais uma LDB, eu conseguindo evoluir algumas áreas que eu preciso. Ter essa bagagem da LDB foi muito importante para mim, tanto que eu melhorei nessas quatro, cinco edições que eu joguei. Talvez se não tivesse LDB, eu não estaria aqui hoje, me tornando profissional”, afirmou Léo Abreu.

+ Confira o álbum de fotos do jogo entre Cruzeiro e Cerrado

“Eu estou muito feliz em aproveitar cada momento, tentar fazer história, tentar ganhar outra, tentar bater recordes. Isso é muito importante para os jovens, porque talvez, antigamente, eles teriam de profissionalizar aos 19 anos. Hoje temos três anos a mais para evoluir, para mostrar o nosso jogo. Quero aproveitar ao máximo essa última LDB”, acrescentou.

Além de entrar para o grupo de jogadores com triplo-duplo na LDB, Léo Abreu pode alcançar outra marcar importante. Ele pode ser tornar o jogador com mais assistências na história da competição. Gegê é o líder, com 341 passes para cestas. O armador do Cruzeiro soma 317 e está na segunda colocação.

“Fiquei sabendo agora nessa última etapa que eu estou perto. Mas eu tento não ficar pensando muito isso porque pode atrapalhar. Prefiro focar e tentar ganhar o jogo. E isso vai vir com o decorrer do tempo. Acho que eu vou conseguir, mas eu tento não focar”, afirmou Léo Abreu, que citou Marcelinho Huertas como exemplo. “É uma coisa muito importante, muito legal. Teve o Huertas que bateu o recorde agora na ACB (Liga da Espanha) e é um jogador que procuro me espelhar. Quem sabe eu consigo nos próximos jogos?.”

Com o triplo-duplo na LDB, Léo Abreu pode provocar, no bom sentido, o irmão Gui. “O Gui já foi o mais eficiente da LDB (em 2017 pelo Sesi Franca). Isso aí eu não sei se eu vou conseguir. Mas ele está sempre torcendo muito para eu conseguir isso também. A gente fica brincando. Às vezes, eu entro na história e ele não. Mas ele é um grande jogador, jogador de seleção brasileira e eu quero chegar o mais perto dele possível e, quem sabe, jogar junto com ele de novo no futuro”, afirmou o armador, referindo-se ao período em Franca e depois no Paulistano.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.