#JOGAJUNTO

NBA

Experiência na NBA

10-07-2023 | 06:32
Por Gustavo Marinheiro

Léo Costa, técnico do Minas Tênis Clube, faz "intercambio" no Sacramento Kings durante a Summer League; Gui Santos, Marcio dos Santos e Yago Matheus disputam a competição

Uma grande chance para aprimoramento técnico. Nessa semana, Léo Costa, o treinador principal do Minas Tênis Clube, viajou até os Estados Unidos para acompanhar de perto a Summer League da NBA de 2023. Leo foi convidado pela equipe do Sacramento Kings para participar de um programa de intercâmbio. A competição, que reúne prospectos dos 30 times da NBA, acontece até o dia 17/07, e o grande objetivo é apresentar e revelar jovens talentos do basquete.

Treinador minastenista está com o Sacramento Kings, da NBA (Foto: Divulgação/Minas Tênis Clube)

Léo vai para o seu quinto ano no comando do Minas e já esteve presente em grandes campanhas ao longo de sua breve carreira na Tempestade. Em 2022, comandou a conquista do primeiro título nacional da equipe mineira, a Copa Super 8, além de chegar em três semifinais de BCLA ao longo desse período. Também levou a equipe a grandes campanhas no NBB, chegando em três semifinais conduzindo elencos marcantes.

Em sua passagem nos Estados Unidos, o treinador vai acompanhar de perto o trabalho da comissão técnica do Sacramento Kings nas sessões de treinamentos e vídeos, além dos jogos. Léo foi convidado pelo pós-jogador Leandrinho Barbosa, assistente técnico da equipe da Califórnia. Os dois trabalharam junto na Tempestade durante a temporada 2019/2020, quando o ex-ala/armador ainda era jogador.

“Tem sido uma experiência muito enriquecedora. Como treinador, procuro estar sempre em busca de evolução e aprendizado e estas experiências internacionais são ótimas oportunidades para isso. Agradeço muito ao Leandrinho pelo convite e também ao Minas, por ter me oferecido toda a estrutura para poder vir para os Estados Unidos e participar desta Summer League”, afirmou o treinador.

 

Além de Léo, existem outros três brasileiros atuando na Summer League da NBA, porém, como atletas: Gui Santos, do Golden State Warriors, Marcio Henrique, do Atlanta Hawks, e Yago Mateus, do Chicago Bulls. O próximo jogo do Kings acontece hoje, às 22h30, contra o Los Angeles Clippers.