HOJE
A primeira vez
Por Marcius Azevedo
Com seis anos de trabalho no KTO Minas, Léo Costa chega à sua primeira final do NBB CAIXA e quer conquistar o título para alcançar o maior objetivo neste árduo e longo processo
Após seis anos de muita dedicação, em um processo árduo, o técnico Léo Costa está diante de um enorme (talvez o maior) desafio de sua carreira: conquistar, pela primeira vez, o título do NBB CAIXA. Com o KTO Minas, ele já alcançou o objetivo de chegar a uma inédita final e agora tem chance de transformar todo o trabalho em glória e gravar seu nome na história com o troféu de campeão. O primeiro jogo da melhor de cinco pelas Finais acontece neste sábado (07/06), contra o Sesi Franca, às 17h, no Pedrocão.
“Sinto que este momento está amadurecendo. Estamos brigando por cima em todas as competições, nacionais e internacionais, há muitos anos. A manutenção de uma base maior da equipe para esta temporada, com sete atletas remanescentes, nos favoreceu para termos mais consistência durante toda a temporada. Espero que isto também tenha impacto e possa gerar o primeiro título do NBB CAIXA da história do KTO Minas”, afirmou Léo Costa.

Léo Costa está pronto para comandar o KTO Minas em sua primeira final de NBB CAIXA. Foto: Hedgard Moraes/MTC
O treinador vive um verdadeiro turbilhão de emoções. E não está satisfeito apenas em estar presente em sua primeira final de NBB CAIXA, classificação conquistada com uma vitória sobre o Bauru Basket e após bater no aro nas últimas quatro edições. “Tem sido uma mistura de orgulho e felicidade com a sensação de ansiedade natural de véspera de uma disputa importante, principalmente por não estarmos satisfeitos com a vaga. Queremos mais e vamos lutar por este título inédito com todas as forças.”
Coincidentemente, nas últimas duas temporadas, o Sesi Franca, adversário na final, foi o responsável por encerrar o sonho de conquistar o primeiro título do NBB CAIXA. O KTO Minas caiu duas vezes seguidas nas semifinais. Para Léo Costa, uma nova história precisa ser escrita, sem carregar o peso dos resultados.
Ver essa foto no Instagram
“Cada temporada tem sua própria história. São equipes com formações diferentes, elencos diferentes, e penso que neste ano específico temos conseguido mostrar uma regularidade maior e uma força mental nos momentos importantes, o que aumenta nossa confiança para esta final. Certamente seremos testados em todos os aspectos pela forte equipe do Franca. Mas acredito que estaremos prontos”, afirmou o treinador.
Léo Costa está confiante. “Acredito muito e tenho trabalhado para isso (conquistar o título). Aliás, todos no clube: CT, atletas, diretoria. É um processo ao qual temos nos aproximado a cada ano. Acho que passa pelo amadurecimento de todos, atrelado a um trabalho sério, com planejamento, além, é claro, do investimento e estrutura oferecidos pelo clube. Espero que a gente consiga atuar em alto nível como fizemos para chegar até aqui e mereça o título.”
+ Único campeão do elenco, Rafa Mineiro quer levar o KTO Minas ao título inédito do NBB CAIXA
Enfrentar o Sesi Franca também se torna especial para o treinador do KTO Minas, que nasceu na Capital do Basquete. “Claro que Franca tem um papel importante na minha vida. É minha cidade natal, onde começou minha paixão pelo basquete e tenho muitos amigos e familiares por lá. Mas, quando a bola sobe, esse sentimento fica de lado e o foco passa a ser totalmente na vitória do KTO Minas”, disse.
Coincidentemente, do outro lado está também um treinador francano, Helinho Garcia, que buscará o seu quarto título do NBB CAIXA. Léo Costa prevê um grande duelo. É o momento de colocar suas peças no tabuleiro para tentar superar o adversário neste verdadeiro jogo de xadrez.
“O Helinho é um treinador muito vitorioso, e certamente trará estratégias para aumentar a dificuldade para nossa equipe. Temos nos enfrentado bastante em momentos decisivos nos últimos anos e espero que dessa vez o resultado da série venha para o nosso lado e com isso alcancemos o título inédito do NBB, tão aguardado por todos do KTO Minas”, finalizou.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca