HOJE
Técnicodo Ano
Por Liga Nacional de Basquete
Em sua primeira temporada como treinador no NBB CAIXA, Léo Figueiró conquista prêmio de Técnico do Ano da temporada

Léo Figueiró foi eleito o Melhor Técnico do NBB CAIXA 2018/2019
O prêmio de Melhor Técnico do NBB CAIXA tem um estreante como ganhador. Em sua primeira temporada no comando de uma equipe na competição, Léo Figueiró, do Botafogo, levantou o troféu Ary Vidal na festa de premiação do campeonato, na noite desta quinta-feira (13/06).
Assistente técnico no Caxias do Sul, no NBB CAIXA 2017/2018, Léo Figueiró acertou com o Botafogo no início da temporada. Dono de uma linda história como jogador no Glorioso, o treinador foi o escolhido para comandar a equipe em sua segunda temporada na elite do basquete brasileiro e o resultado foi extremamente positivo, sendo coroado com o prêmio de Melhor Técnico da competição.
“Estou muito grato, muito feliz. Primeiro por estar competindo com dois caras que respeito muito, o Helinho e o Gustavo (De Conti). Segundo por esse prêmio ser uma eleição do meio, com técnicos, jogadores, imprensa especializada, então isso traz um peso especial. Por outro lado, sei que a responsabilidade agora aumenta, a expectativa em cima das minhas equipes vai aumentar, mas acho que é uma pressão gostosa que espero poder corresponder”, afirmou o comandante.
+Destaques individuais da temporada 2018/2019 do NBB CAIXA são revelados
Vice-campeão do Campeonato Carioca 2018, o Botafogo entrou no NBB CAIXA com expectativa de fazer uma boa campanha. Sexto lugar no final do primeiro turno, o time de General Severiano conseguiu se classificar para a Copa Super 8. Nas quartas de final, a equipe enfrentou o EC Pinheiros, fora de casa, e conseguiu uma grande vitória, por 79 a 74, que garantiu vaga nas semifinais. Na sequência, a equipe acabou sendo eliminada pelo Flamengo.
Os bons resultados renderam a Léo Figueiró um feito histórico: ele foi o primeiro treinador estreante no NBB CAIXA a participar do Jogo das Estrelas logo em sua primeira temporada – ele comandou o NBB Mundo na derrota para o NBB Brasil, por 144 a 92.
Na sequência da temporada, o Botafogo terminou a fase de classificação na sexta colocação e se garantiu nos playoffs da competição. Nas oitavas de final, o Glorioso passou sem dificuldades pelo São José Basketball, por 2 a 0.
O grande momento da temporada do Botafogo aconteceu nas quartas de final, novamente contra o Pinheiros. Depois de uma série repleta de altos e baixos, a decisão do semifinalista ficou para o Jogo 5, em São Paulo (SP). Em uma partida decidida nos segundos finais, o alvinegro carioca contou com uma atuação decisiva de Cauê Borges para eliminar o rival em sua própria casa e voltar às semifinais depois de x anos.
A última vez que isso havia acontecido, Léo Figueiró estava presente como jogador da equipe, o que tornou a classificação ainda mais especial para ele. Nas semifinais, o Botafogo lutou até o fim, mas não conseguiu passar pelo rival Flamengo e terminou o campeonato na quarta colocação.
“Nossa temporada foi brilhante, nossas metas foram atingidas. Queríamos devolver o orgulho do torcedor botafoguense por uma equipe de basquete, de ir para a quadra, de torcer, e acho que isso conseguimos fazer de uma maneira brilhante. A torcida botafoguense já tem o NBB marcado em seu calendário, o Campeonato Carioca e agora tem a Liga Sul-Americana”, disse Léo Figueiró, que completou com os próximos objetivos da equipe:
“A meta agora é continuar crescendo, é chegar em Finais e disputar títulos. Acho que estamos no caminho certo para isso”, finalizou o treinador.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil. Governo Federal.
Confira todos os vencedores do Troféu Ary Vidal de Melhor Treinador do NBB CAIXA:
NBB CAIXA 2008/2009: Paulo Chupeta (Flamengo)
NBB CAIXA 2009/2010: Lula Ferreira (Brasília)
NBB CAIXA 2010/2011: Hélio Rubens (Franca)
NBB CAIXA 2011/2012: Régis Marrelli (São José)
NBB CAIXA 2012/2013: Lula Ferreira (Franca)
NBB CAIXA 2013/2014: Gustavo De Conti (Paulistano)
NBB CAIXA 2014/2015: Dedé Barbosa (Limeira)
NBB CAIXA 2015/2016: José Neto (Flamengo)
NBB CAIXA 2016/2017: Gustavo De Conti (Paulistano)
NBB CAIXA 2017/2018: Gustavo De Conti (Paulistano)
NBB CAIXA 2018/2019: Léo Figueiró (Botafogo)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca