HOJE
Técnicodo Ano
Por Liga Nacional de Basquete
Em sua primeira temporada como treinador no NBB CAIXA, Léo Figueiró conquista prêmio de Técnico do Ano da temporada
O prêmio de Melhor Técnico do NBB CAIXA tem um estreante como ganhador. Em sua primeira temporada no comando de uma equipe na competição, Léo Figueiró, do Botafogo, levantou o troféu Ary Vidal na festa de premiação do campeonato, na noite desta quinta-feira (13/06).
Assistente técnico no Caxias do Sul, no NBB CAIXA 2017/2018, Léo Figueiró acertou com o Botafogo no início da temporada. Dono de uma linda história como jogador no Glorioso, o treinador foi o escolhido para comandar a equipe em sua segunda temporada na elite do basquete brasileiro e o resultado foi extremamente positivo, sendo coroado com o prêmio de Melhor Técnico da competição.
“Estou muito grato, muito feliz. Primeiro por estar competindo com dois caras que respeito muito, o Helinho e o Gustavo (De Conti). Segundo por esse prêmio ser uma eleição do meio, com técnicos, jogadores, imprensa especializada, então isso traz um peso especial. Por outro lado, sei que a responsabilidade agora aumenta, a expectativa em cima das minhas equipes vai aumentar, mas acho que é uma pressão gostosa que espero poder corresponder”, afirmou o comandante.
+Destaques individuais da temporada 2018/2019 do NBB CAIXA são revelados
Vice-campeão do Campeonato Carioca 2018, o Botafogo entrou no NBB CAIXA com expectativa de fazer uma boa campanha. Sexto lugar no final do primeiro turno, o time de General Severiano conseguiu se classificar para a Copa Super 8. Nas quartas de final, a equipe enfrentou o EC Pinheiros, fora de casa, e conseguiu uma grande vitória, por 79 a 74, que garantiu vaga nas semifinais. Na sequência, a equipe acabou sendo eliminada pelo Flamengo.
Os bons resultados renderam a Léo Figueiró um feito histórico: ele foi o primeiro treinador estreante no NBB CAIXA a participar do Jogo das Estrelas logo em sua primeira temporada – ele comandou o NBB Mundo na derrota para o NBB Brasil, por 144 a 92.
Na sequência da temporada, o Botafogo terminou a fase de classificação na sexta colocação e se garantiu nos playoffs da competição. Nas oitavas de final, o Glorioso passou sem dificuldades pelo São José Basketball, por 2 a 0.
O grande momento da temporada do Botafogo aconteceu nas quartas de final, novamente contra o Pinheiros. Depois de uma série repleta de altos e baixos, a decisão do semifinalista ficou para o Jogo 5, em São Paulo (SP). Em uma partida decidida nos segundos finais, o alvinegro carioca contou com uma atuação decisiva de Cauê Borges para eliminar o rival em sua própria casa e voltar às semifinais depois de x anos.
A última vez que isso havia acontecido, Léo Figueiró estava presente como jogador da equipe, o que tornou a classificação ainda mais especial para ele. Nas semifinais, o Botafogo lutou até o fim, mas não conseguiu passar pelo rival Flamengo e terminou o campeonato na quarta colocação.
“Nossa temporada foi brilhante, nossas metas foram atingidas. Queríamos devolver o orgulho do torcedor botafoguense por uma equipe de basquete, de ir para a quadra, de torcer, e acho que isso conseguimos fazer de uma maneira brilhante. A torcida botafoguense já tem o NBB marcado em seu calendário, o Campeonato Carioca e agora tem a Liga Sul-Americana”, disse Léo Figueiró, que completou com os próximos objetivos da equipe:
“A meta agora é continuar crescendo, é chegar em Finais e disputar títulos. Acho que estamos no caminho certo para isso”, finalizou o treinador.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil. Governo Federal.
Confira todos os vencedores do Troféu Ary Vidal de Melhor Treinador do NBB CAIXA:
NBB CAIXA 2008/2009: Paulo Chupeta (Flamengo)
NBB CAIXA 2009/2010: Lula Ferreira (Brasília)
NBB CAIXA 2010/2011: Hélio Rubens (Franca)
NBB CAIXA 2011/2012: Régis Marrelli (São José)
NBB CAIXA 2012/2013: Lula Ferreira (Franca)
NBB CAIXA 2013/2014: Gustavo De Conti (Paulistano)
NBB CAIXA 2014/2015: Dedé Barbosa (Limeira)
NBB CAIXA 2015/2016: José Neto (Flamengo)
NBB CAIXA 2016/2017: Gustavo De Conti (Paulistano)
NBB CAIXA 2017/2018: Gustavo De Conti (Paulistano)
NBB CAIXA 2018/2019: Léo Figueiró (Botafogo)