#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Léo édo Dragão

10-08-2020 | 09:41
Por Liga Nacional de Basquete

Eleito Técnico do Ano do NBB 18/19, Léo Figueiró comandará o Bauru na próxima temporada: "extremamente motivado"

O Zopone Bauru Basket anunciou, nesta segunda-feira, o técnico Léo Figueiró, de 45 anos, como novo treinador da equipe para a temporada 2020/21, que terá o Campeonato Paulista e o NBB como principais compromissos no próximo ano.

O treinador liderou o time do Botafogo e conquistou o histórico título da Liga Sul-Americana de 2020 e o Sul-americano da categoria Sub-21 pela Seleção Brasileira. Motivação é o que não falta para o novo desafio.

“Estou extremamente motivado com o convite da diretoria do Zopone Bauru Basket. É uma responsabilidade e um enorme desafio comandar uma equipe em uma cidade que respira e ama tanto o basquete”, disse Léo Figueiró.

André Goda, atual presidente do Bauru, também comentou sobre o acerto. “Léo foi escolhido por ser um técnico que, apesar de novo, possui muita experiência dentro e fora de quadra, inclusive com a seleção. É um profissional respeitado, traz uma bagagem vitoriosa e possui as qualidades que achamos necessárias para nossa equipe continuar figurando entre as melhores do basquete brasileiro”, disse André Goda, presidente do Bauru.

Léo chega para comandar a equipe que conta com os armadores Larry Taylor, Alexey Borges os alas Alex Garcia, Gui Deodato e o pivô Dikembe. O treinador vê potencial na base já formada.

“A equipe tem até agora uma mescla bastante interessante de experiência, liderança, gana, energia e qualidade que, com certeza, vão facilitar o meu trabalho. Com atletas desse calibre ao meu lado vamos em busca dos resultados que a cidade e a torcida merecem”, concluiu Léo.

A trajetória de Léo como treinador começou cedo. Foi em 2013, em Rio Claro, quando terminou sua carreira como jogador profissional e começou toda a preparação para se tornar um treinador de basquete. Passou por escolinhas, categorias de base e pelo time feminino antes de chegar ao Adulto.

Léo teve sua primeira experiência como técnico principal na equipe do Contagem Towers (MG), quando disputou a Liga Ouro, em 2016. Logo em seguida, recebeu o convite do Caxias do Sul para ser assistente técnico, na campanha histórica que levou o time às quartas de final do NBB 2017/2018.

O resultado abriu portas, e o treinador foi chamado para assumir o Botafogo na temporada seguinte. Devido ao belo trabalho realizado no seu primeiro ano como treinador de uma equipe do NBB, além do prêmio de Melhor Técnico do Ano pela Liga, Léo foi convidado pela Confederação Brasileira de Basquete para assumir a Seleção Brasileira Sub-21 no torneio sul-americano da categoria, em que foi campeão invicto em cima da grande rival Argentina. Em 2019, Léo foi, junto da equipe do Botafogo, campeão sul-americano e assistente técnico da Seleção Brasileira Masculina Adulta.

Para Diogo Zopone, diretor da Zopone Engenharia, a escolha de Léo condiz com a estratégia do time. “Escolhemos o Léo pela sua filosofia de trabalho e por acreditar na sua constante evolução e habilidade como treinador. Tenho certeza que o grupo que estamos formando vai lutar pelo nome da nossa cidade”.

Agora, a Associação Bauru Basketball Team segue na busca de novos aportes para a próxima temporada e garantir novos reforços.