#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Fazendohistória

25-01-2021 | 06:17
Por Liga Nacional de Basquete

Em duelo contra o Gran Canária, Léo Meindl quebrou suas maiores marcas na Liga ACB, estabelece o recorde da temporada e entra para a história da liga

Nascido em Franca (SP) e criado no NBB, o ala Léo Meindl vai construindo uma grande trajetória em seu primeiro ano na Espanha. No último final de semana, o jogador de 27 anos, que é um dos principais atletas do Fuenlabrada, tomou conta da vitória da sua equipe contra o Gran Canária (102 x 81) ao anotar incríveis 28 pontos, 11 rebotes, cinco assistências e 44 de eficiência.

Além de ser o recorde da atual temporada da Liga ACB, a marca de eficiência foi a maior registrada por um brasileiro desde Oscar Schmidt em 1994. Na ocasião, o “Mão Santa” atuava pelo Valladolid e anotou 50 de eficiência em 27 de novembro de 94, deixando no segundo lugar seus 45 anotados em 25 de setembro do ano anterior (1993).

Ainda considerando só os brasileiros que passaram pela Espanha, Léo superou as marcas dos lendários Tiago Splitter, com 36 em janeiro de 2009, e Gerson Victalino, que anotou 35 de eficiência em sua partida de estreia pelo Manresa em fevereiro de 1989.

+ Saiba mais sobre a marca de Léo Meindl no artigo no site oficial da Liga ACB

Atualmente, Léo Meindl tem médias de 11,3 pontos, 5,5 rebotes e 1,7 assistências em 19 jogos da sua primeira temporada na Liga ACB. Com seis vitórias e 13 derrotas, o Fuenlabrada ocupa a 15ª colocação da competição, que conta com 19 equipes.

Desenvolvido em casa

Desde garoto Léo Meindl já despontava como um dos grandes prospectos do basquete brasileiro, com diversas passagens pelas Seleções de Base, até mesmo de categorias acima da sua (1993).

Sua lapidação no Franca Basquete aconteceu com grande ajuda da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), competição nacional de base organizada pela LNB e que atualmente é realizada em parceria com o CBC (Comitê Brasileiro de Clubes). Ao todo, Léo disputou três edições da LDB e foi vice-campeão em 2012.

Já no NBB, o francano de 2,00m de altura tem um total de nove temporadas, sendo as quatro primeiras pelo Franca Basquete, onde foi eleito o Sexto Homem do Ano do NBB 2012/2013. Em seguida, fez história por Bauru, onde disputou duas finais de NBB, com direito a título em 2016/2017.

Em seguida, ele voltou ao Franca Basquete e passou pelo Paulistano antes de desembarcar no São Paulo, seu último clube no NBB e onde ele registrou as melhores médias de sua carreira no na liga nacional adulta: 17,9 pontos, 7,2 rebotes, 3,3 assistências e 18,6 de eficiência.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, IMG Arena e Genius Sports.