HOJE
Lição de casa
Por Liga Nacional de Basquete
Apoiados pelas torcidas, Franca, São José e Uberlândia confirmam condição de mandantes e superam Araraquara, Minas e Limeira
O Vivo/Franca, atual vice-campeão do NBB, começou com o pé direito a temporada 2011/2012. Com uma virada no último quarto, os francanos fizeram valer o mando de quadra e venceram o Araraquara, por 87 a 81, no primeiro jogo do Ginásio Pedrocão com o novo piso. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete, em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
O ala Márcio foi o cestinha da partida, com 32 pontos, seguido pelo armador Helinho, com 21, ambos do time francando. Pelo Araraquara, Luisinho foi o maior anotador com 15 pontos e Deivisson anotou um duplo-duplo, com 14 pontos e dez rebotes.
Com o desfalque do armador Fernando Penna e sem poder contrar com os três norte-americanos recentemente contratados, o técnico Hélio Rubens escalou o Franca com Helinho, Léo Meindl, Márcio, Drudi e Ricardo Probst. Recuperado de lesão, o pivô Babby iniciou como opção no banco de reservas.
E depois de um primeiro tempo equilibrado, vencido pelos francanos por 35 a 33, a segunda etapa reservou muitas emoções. Araraquara não se intimidou com a torcida contra e venceu o terceiro quarto por 24 a 19, virando a partida e deixando os donos da casa em situação delicada.
Mas ai apareceu toda a experiência da equipe de Franca. A dupla Márcio e Helinho chamou a responsabilidade e, juntos, somaram 23 dos 33 pontos da equipe nos últimos dez minutos. Araraquara lutou, mas não conseguiu segurar a força francana no último quarto e cedeu a virada nos últimos minutos.
Quem também aproveitou o fator casa foi o São José/Unimed/Vinac que, superou o Minas Tênis Clube, por 68 a 65, no Ginásio Lineu de Moura. O pivô Murilo, da equipe joseense, foi o nome do jogo, com 22 pontos e oito rebotes. Já pela equipe mineira o cestinha foi o ala argentino Luciano Gonzales, com 23 pontos.
No Ginásio do UTC, o Unitri/Universo venceu seu segundo jogo na temporada. O time de Uberlândia contou com 19 pontos do ala Robert Day para vencer o Winner/Limeira, por 87 a 82. Pela equipe do interior paulista, o armador Vitor Benite foi o cestinha com 17 pontos.
Confira os resultados da segunda rodada do NBB:
21/11 (Segunda-feira)
Cia. Do terno/Romaço/Joinville 70 x 82 Uniceub/BRB/Brasília
Tijuca/Rio de Janeiro 63 x 81 Paulistano/Unimed
Vivo/Franca 87 x 81 Araraquara
São José/Unimed/Vinac 68 x 65 Minas Tênis Clube
Itabom/Bauru 91 x 77 Vila Velha/Garoto/BMG
Unitri/Universo 87 x 82 Winner/Limeira
Flamengo 84 x 89 Pinheiros/SKY