#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Lições de um MVP

13-09-2012 | 10:06
Por Liga Nacional de Basquete

Murilo se arrisca como palestrante e conta como conseguiu chegar ao sucesso trabalhando em equipe para voluntários da AACD

Murilo contou suas experiências de vida para voluntários da AACD Ibirapuera (Lah Braga/Divulgação)

O que um MVP do NBB tem a contar de sua vivência para as pessoas? É necessário muito trabalho e muita dedicação para chegar ao topo de sua área, e pode-se dizer que o pivô Murilo já é um dos destaques em sua profissão. Por isso, enquanto não volta para as quadras, recuperando-se de uma cirurgia para curar uma tendinite no joelho esquerdo, o jogador do São José/Unimed aproveita o momento para passar por novas experiências de vida. E a mais recente foi de dar uma palestra para voluntários da AACD Ibirapuera, sede principal da entidade, na terça-feira (11/09), em São Paulo.

Ao lado de Adalberto Cavinato, diretor do IADE (Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial), o MVP da temporada 2011/2012 do NBB participou durante uma hora e meia da palestra “Cada dia fazemos melhor”, que tinha como propósito fortalecer o espírito em equipe, mostrar para os participantes como obter postura e independência nas empresas e ampliar a visão sistêmica. “Foi interessante. Contei para eles sobre meus momentos de dificuldade nas equipes em que joguei”, explicou.

Murilo passou para os voluntários da AACD de que jeito ele adquiriu experiência, sucesso e uma boa relação com seus companheiros de equipe durante toda a carreira. Isso foi apresentado em três dimensões: intra-pessoal (auto-conhecimento), grupal (conviver em grupo, tarefas e objetivos) e estratégias (missões, valores e como vencer nas quadras).

"Contei sobre meus momentos de dificuldade nas equipes em que joguei”, explicou o pivô (Lah Braga/Divulgação)

O pivô do São José mostrou um vídeo motivacional da segunda partida das semifinais da temporada passada do NBB entre a equipe paulista e o Flamengo. Nesse confronto, os joseenses perdiam por quatro pontos faltando 19 segundos para o fim. Murilo usou esse exemplo para relatar o uso de uma estratégia em equipe.

“Naquele momento, nos reunimos e decidimos qual estratégia usar. Faltavam 19 segundos. Se perdemos, perdemos juntos e se ganhamos, ganhamos juntos”, afirmou. Naquela partida, o São José empatou a partida e venceu na prorrogação, que foi fundamental para a série, ganha pelo time joseense apenas no quinto e decisivo jogo.

Com a palestra, Murilo teve a oportunidade de retribuir o que já fizeram por ele na AACD recentemente. “Estou muito feliz. A maioria das pessoas não sabe, mas eu operei meu joelho aqui no hospital da AACD e agora tenho a oportunidade de falar sobre minha experiência de vida para os voluntários da AACD. Foi ótimo”, disse.

Foi uma forma de retribuição de Murilo à AACD, já que o jogador foi operado no hospital da entidade (Lah Braga/Divulgação)