#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Líder e vice em ação

03-02-2014 | 11:19
Por Liga Nacional de Basquete

Donos das duas primeiras posições do NBB, Flamengo e Pinheiros entram em quadra nesta segunda contra Minas e Macaé, respectivamente, em partidas isoladas

Flamengo, de Marquinhos, e Pinheiros, de Shamell, terão compromissos importantes nesta segunda (Arte/LNB)

Flamengo, de Marquinhos, e Pinheiros, de Shamell, terão compromissos importantes nesta segunda (Arte/LNB)

Depois de se enfrentarem no último sábado, Flamengo e Pinheiros/SKY voltarão à quadra nesta segunda-feira pelo NBB 2013/2014. Em partidas isoladas, os donos das duas primeiras posições até o momento do maior campeonato de basquete do país terão desafios importantes pela competição nacional.

Ainda no topo da tabela de classificação, mesmo após ter sua sequência de vitórias interrompida pelo clube pinheirense, o time rubro-negro receberá o Minas Tênis Clube, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. Originalmente válido pela 25ª rodada da competição nacional, o duelo foi antecipado devido à participação dos flamenguistas na Liga das Américas, entre os dias 14 e 16 de fevereiro.

“A partida contra o Pinheiros mostrou como este campeonato é duro. É difícil vir de uma sequência como a nossa. Não conseguimos jogar bem ofensivamente e precisamos corrigir algumas coisas para jogarmos até mais soltos. Mas, já tínhamos a expectativa que seria um jogo duro. Agora, é pensar no Minas (próximo adversário) para sairmos com a vitória no próximo confronto”, disse o treinador do Flamengo, José Neto.

Para voltar a vencer na sexta edição do NBB, os atuais campeões terão pela frente uma equipe que busca voltar à zona de classificação aos playoffs. Após perder seus dois últimos compromissos no campeonato, o Minas caiu para a 14ª colocação, com uma campanha de seis triunfos em 18 partidas realizadas (33,3% de aproveitamento).

No 1º turno, atuando em Belo Horizonte, o Minas levou a melhor sobre o Flamengo (Orlando Bento/Divulgação)

Revanche? No 1º turno, atuando em Belo Horizonte, o Minas levou a melhor sobre o Flamengo (Orlando Bento/Divulgação)

Enquanto isso, o Pinheiros tentará estender o bom momento que vive. Depois de conquistar a classificação à segunda fase da Liga das Américas 2014 e quebrar a longa sequência de 11 vitórias consecutivas do Flamengo no NBB, a equipe da capital paulista desafiará o Macaé Basquete, fora de casa, no Ginásio Juquinha, às 19h30 (de Brasília), em partida adiada da 21ª rodada.

“Precisamos manter a postura da partida contra o Flamengo. Fizemos uma partida dura, com uma defesa forte. E é isso que tem que acontecer contra a equipe de Macaé. Vamos tentar jogar com o mesmo foco”, afirmou o ala norte-americano Shamell, cestinha da equipe na competição, com média de 20,3 pontos por jogo.

No momento, o time comandado pelo técnico Cláudio Mortari soma 12 resultados positivos em 17 partidas disputadas na atual temporada do NBB (70,6% de aproveitamento). Na segunda posição da competição, a equipe tem na sua cola Winner/Kabum/Limeira e o rival Paulistano/Unimed, que dividem o terceiro lugar, com campanhas idênticas: 13 triunfos em 19 jogos realizados (68,4% de aproveitamento). Então, uma vitória no confronto desta segunda-feira dará mais tranquilidade à equipe na tabela de classificação.

“Esse jogo é muito importante para confirmarmos a nossa grande fase. Temos que vencer para abrir boa vantagem em relação aos nossos adversários diretos”, disse o ala/armador norte-americano Joe Smith, principal destaque pinheirense na vitória sobre o Flamengo.

Adversário do clube da cidade de São Paulo nesta segunda-feira, o Macaé também chega para o confronto embalado. No último sábado, a equipe superou o Palmeiras/Meltex, em casa, e encerrou uma série de quatro resultados negativos seguidos. Assim como o Minas, adversário do Flamengo, o rival do Pinheiros também luta para figurar no grupo dos 12 melhores colocados e aparece na 13ª posição, com sete triunfos em 19 partidas realizadas (36,8% de aproveitamento).

Norte-americanos Smith e Jamaal, do Macaé, voltarão a ficar frente a frente; no 1º turno, os paulistas venceram (João Pires/Divulgação)

Norte-americanos Smith, do Pinheiros, e Jamaal, do Macaé, voltarão a duelar; no 1º turno, os paulistas venceram (João Pires/Divulgação)