HOJE
Liderança mantida
Por Liga Nacional de Basquete
Com vantagem construída no 1º tempo, líder Franca abre 5ª etapa da LDB com vitória sobre o anfitrião Palmeiras; Paulistano bate Limeira e ganha fôlego na briga pelo G-8
A bola subiu para a quinta e última etapa da fase de classificação da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2015. Nesta terça-feira (27/10), na sede de São Paulo (SP), o Ginásio Palestra Itália foi palco de quatro partidas, com destaque para a vitória do líder Franca Basquete, que desbancou o dono da casa Palmeiras, pelo placar de 87 a 68, e permaneceu firme e forte na ponta da tabela de classificação da competição.
Agora, o time do técnico Paulão Berger conquistou seu 18º resultado positivo em 20 partidas no maior campeonato de base do basquete brasileiro (90% de aproveitamento) e chegou a 38 pontos, mesma campanha do EC Pinheiros e do Decisão Engenharia/Minas, que também venceram na primeira rodada e continuaram colados no pelotão de elite da classificação.

Franca abriu boa vantagem antes da ida para o intervalo e só controlou o Palmeiras nos dois períodos seguintes (Luiz Pires/LNB)
Para sair de quadra com mais um triunfo na conta, o Franca contou com atuação magistral do pivô João Pedro, responsável por expressivos 29 pontos em 31 tentados (93,5% de aproveitamento), com direito a 100% de aproveitamento nas bolas de 2 pontos (14/14) e apenas dois lances livres errados no jogo (1/3). Além disso, o camisa 16 francano ainda pegou oito rebotes, deu dois tocos e completou sonoros 39 tentos de eficiência.
+Clique aqui e confira todas as estatísticas da partida entre Franca e Palmeiras
Ainda pelos líderes do campeonato, quem também se destacou foi o armador Alexey, autor de um duplo-duplo de 11 pontos e dez assistências, com direito a cinco roubos de bola e mais quatro rebotes, números que geraram belos 24 de valorização. Pelo lado do Palmeiras, nenhum atleta registrou mais dez pontos ou mais, mas a pontuação geral foi praticamente dividida entre Gabriel (9), Zé (9), João (9), Egon (9), Luiz (8) e Yago (8).
Com revés na abertura da etapa, o clube alviverde perdeu a pequena chance matemática que tinha de classificação à próxima fase. Depois da derrota, o time de Parque Antártica ficou com campanha de nove vitórias em 20 partidas (45% de aproveitamento) e está com 29 pontos na LDB, competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Com 21 pontos de Nicolas, Pinheiros passou tranquilamente pelo Bauru (Luiz Pires/LNB)
Colado no Franca Basquete está o EC Pinheiros, que não encontrou dificuldades para superar o Paschoalotto/Bauru em sua primeira partida na sede São Paulo (SP), por 40 pontos de diferença, com placar de 103 a 63.
Cinco atletas da equipe pinheirense ultrapassaram a marca dos dez pontos, com grande destaque para o ala Nicolas Souza, responsável por 19 pontos, quatro rebotes, dois roubos de bola e 21 de eficiência.
+Confira as estatísticas completas do duelo entre Pinheiros e Bauru
Com 18 pontos e seis rebotes, o ala/pivô Lucas Dias também apareceu bem pelo time vencedor, assim como o pivô Wesley Castro, autor de 14 pontos, o ala Scaglia e o pivô Léo Bispo, que anotaram respectivos 13 e 10 pontos. Agora, o Pinheiros se igualou ao Franca e possui as mesmas 18 vitórias e duas derrotas (38 pontos), mesma campanha e pontuação do Minas.
Pelo lado do Bauru, que também viu suas pequenas chances de classificação à próxima fase irem por água abaixo e agora tem campanha de nove vitórias em 20 jogos, os destaques ficaram por conta do armador Lucas Vezaro, com 17 pontos, do ala Henrique Cerimelli, que registrou 13 pontos e cinco sobras, e do armador Renan Previdelo, autor de 12 pontos e quatro assistências.
Paulistano ganha sobrevida na briga pelo G-8
Primeiro time fora da zona de classificação à próxima fase, o CA Paulistano conquistou um importante resultado na abertura da etapa e venceu ninguém menos que a então quarta colocada Winner/Limeira, pelo placar de 78 a 64. Desta forma, a equipe do técnico Beto Jayme chegou a 12 vitórias em 20 jogos e segue colada no Sport, oitavo colocado.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Paulistano e Limeira
Com esquadra completa, o clube da capital paulista contou com grandes desempenhos de seus principais jogadores, como o ala Gemerson, autor de um duplo-duplo de 24 pontos e 12 rebotes, do ala Mogi, responsável por 18 pontos e oito rebotes, e do armador Arthur Pecos, que deixou a quadra com 15 pontos, sete rebotes e cinco assistências na conta.

Com força total para a 5ª etapa, Paulistano bateu Limeira e se manteve vivo na briga por um lugar no G-8 (Luiz Pires/LNB)
Já o Limeira, que precisa somente de mais uma vitória para garantir sua classificação ao octogonal final, teve no armador Gemadinha, que marcou 21 pontos, sua principal figura em quadra. Além dele, o pivô Leal, com 12 pontos e seis rebotes, também apareceu bem na equipe do interior paulista.
E fechando a lista de partidas da primeira rodada, o Rio Claro Basquete precisou de uma virada no último quarto para bater o Internacional de Regatas na primeira partida da quinta etapa da LDB, pelo placar de 76 a 70, e permanecer firme entre os oito primeiros colocados da classificação, agora com 14 vitórias e 34 pontos.
Com 23 pontos, quatro rebotes e quatro roubos de bola, o armador Nestor foi o cara da vitória rio-clarense. Outros que se sobressaíram foram o ala Jackson, autor de 16 pontos, cinco rebotes e seis desarmes, e o pivô Tom, que de volta ao time após duas etapas afastado por lesão, anotou 12 pontos e seis rebotes.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Rio Claro e Inter de Regatas
Já o Inter, que não tem mais chances de classificação à próxima fase, contou com grandes desempenhos do ala/armador Felipinho, com 19 pontos, do ala/pivô Rafa, que anotou seu sexto duplo-duplo consecutivo na LDB ao registrar 18 pontos e 12 rebotes nesta partida, e do ala Kauê, responsável por 14 pontos e cinco assistências.

Com 23 pontos de Nestor, Rio Claro virou pra cima do Inter e se manteve firme dentro do G-8 (Luiz Pires/LNB)
Confira os resultados das partidas desta terça-feira (27/10) da sede São Paulo (SP):
Internacional de Regatas/Santos 70 x 76 Rio Claro Basquete
EC Pinheiros 103 x 63 Paschoalotto/Bauru
CA Paulistano 78 x 64 Winner/Limeira
Palmeiras 68 x 87 Franca Basquete
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca