HOJE
LBF CAIXA 2024
Por Juvenal Dias
Em evento realizado no centro de São Paulo, Liga de Basquete Feminino lança a temporada de 2024 com sua maior edição da história, que tem a presença de 11 clubes
Assim como o NBB CAIXA, a Liga de Basquete Feminino (LBF) escolheu o Centro de São Paulo para dar a largada na temporada 2024 da LBF CAIXA, o principal campeonato feminino da modalidade no Brasil. O lançamento ocorreu nesta terça-feira (27/2) no CAIXA Cultural, no bairro da Sé, com presença da Liga Nacional de Basquete (LNB). Também compareceram ao evento a CAIXA, através de seu presidente, Carlos Vieira Fernandes, e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Lançamento da LBF 2024 teve a presença dos técnicos e jogadoras das onze equipes participantes. Foto: João Pires/ LBF
O LBF CAIXA 2024 será a 13ª edição do campeonato, que teve início em 2010. Esta será a maior edição do campeonato nacional, com 11 equipes, três a mais do que no ano passado. Dois clubes que já são tradicionais no NBB CAIXA retornam ao LBF CAIXA: o Corinthians e o Pontz/São José Basketball. O outro time que será novidade no campeonato é a Liga Desportiva de Ponta Grossa Basquete – LDPG (PR), a primeira equipe do Paraná na elite do basquete das mulheres.
Um dos reforços da LDPG, a pivô Nádia Colhada – que disputou os Jogos Olímpicos de Londres-2012 e Rio-2016 com a Seleção e também já jogou pela WNBA -, elogiou o lançamento da LBF CAIXA.
“Gostei bastante desse lançamento, fazia um tempinho que estava fora da LBF CAIXA por lesão, mas estou voltando com bastante vontade de jogar e fazer um bom campeonato pelo Ponta Grossa”, afirmou a jogadora, que traçou um paralelo entre as ligas masculina e feminina.
“É seguir um planejamento parecido (com o do NBB CAIXA) para buscar sempre ter mais equipes, as que chegam fazer um esforço para se manter. Nosso objetivo é, principalmente, atrair equipes novas para o basquete feminino”, concluiu Nádia.
Para o presidente da LBF, Valter Ferreira, é fundamental a troca de experiências entre a Liga e a LNB para o crescimento do basquete no Brasil.
“Eu vejo um crescimento muito grande dos campeonatos, tanto da LBF CAIXA quanto do NBB CAIXA. Temos visto que o NBB CAIXA cresceu, tem uma estrutura bem formada, com uma equipe técnica e administrativa muito grande e competente. Nós estamos começando nessa parte, a equipe é pequena e temos trabalhado mais com coração. Com relação a caminhar na mesma direção, toda possibilidade existe, estamos abertos para conversar e escutar”, afirmou o presidente da LBF.
Quem concorda com a posicionamento de Valdir Ferreira é o presidente da Liga Nacional de Basquete, Rodrigo Montoro, que exaltou o lançamento da temporada 2024 do principal campeonato de basquete feminino do país.
“É muito importante esse lançamento. Gostaria de cumprimentar a LBF porque é fundamental fortalecer nossa modalidade como um todo, isso é o mais importante para a Liga Nacional de Basquete. Unindo as forças, com esse apoio da CAIXA e do CBC, que contribuem com o desenvolvimento do esporte nacional. No mais, o que eu queria dizer é que a LBF pode contar com a LNB para o maior desenvolvimento da modalidade”, disse Rodrigo Montoro.
Como foi destacado pelo presidente da LNB, a contribuição do Comitê Brasileiro de Clubes é fundamental para o desenvolvimento do basquete no país. Emerson Luiz Appel, gerente de esportes e relações institucionais do Comitê, trouxe a visão de quem acredita e investe nas ligas em prol do crescimento da modalidade.
“Para o CBC, é uma alegria imensa ver o crescimento da LBF, não só pelo fato de no ano passado ter oito equipes e esse ano subir para 11 equipes, mas também ver o crescimento do nível técnico e do prestígio da competição, com a CAIXA e Loterias CAIXA, com os parceiros de mídia. É muito bacana ver o CBC fazer parte desse cenário, que já tem parceria com a LBF desde 2021. Assim como temos a parceria com a Liga Nacional de Basquete, que é mais antiga. Percebemos o entrosamento das duas Ligas, haja vista a presença do presidente Rodrigo Montoro no evento da LBF. As ligas são parceiros fundamentais para nosso programa de formação de atletas e a recíproca é verdadeira, pelo que as próprias ligas nos trazem, para que o esporte continue crescendo”, relatou Emerson.

Também teve a reunião das onze mascotes dos times com a mascote do CBC. Foto: João Pires/ LBF
A LBF CAIXA 2024 começa nesta sexta-feira, 1º de Março. O formato de disputa será similar ao das últimas temporadas. Todos jogam entre si em turno e returno, totalizando 110 jogos na primeira fase. Os oito melhores colocados classificam-se aos playoffs, com séries melhores de três jogos nas quartas de final e semifinais, subindo para até cinco partidas na decisão.
Confira as 11 equipes na disputa da LBF CAIXA 2024:
- AD Santo André-SP
- Bax Catanduva-SP
- Corinthians-SP
- Ituano-SP
- Ponta Grossa Basquete/LDPG-PR
- Sampaio Basquete-MA
- São José Basketball-SP
- SESI Araraquara-SP
- Sodiê Mesquita-RJ
- Unimed Campinas Basquete-SP
- Unisociesc/Blumenau-SC.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca