#JOGAJUNTO

Mais basquete

LBF CAIXA 2024

27-02-2024 | 09:30
Por Juvenal Dias

Em evento realizado no centro de São Paulo, Liga de Basquete Feminino lança a temporada de 2024 com sua maior edição da história, que tem a presença de 11 clubes

Assim como o NBB CAIXA, a Liga de Basquete Feminino (LBF) escolheu o Centro de São Paulo para dar a largada na temporada 2024 da LBF CAIXA, o principal campeonato feminino da modalidade no Brasil. O lançamento ocorreu nesta terça-feira (27/2) no CAIXA Cultural, no bairro da Sé, com presença da Liga Nacional de Basquete (LNB). Também compareceram ao evento a CAIXA, através de seu presidente, Carlos Vieira Fernandes, e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Lançamento da LBF 2024 teve a presença dos técnicos e jogadoras das onze equipes participantes. Foto: João Pires/ LBF

O LBF CAIXA 2024 será a 13ª edição do campeonato, que teve início em 2010. Esta será a maior edição do campeonato nacional, com 11 equipes, três a mais do que no ano passado. Dois clubes que já são tradicionais no NBB CAIXA retornam ao LBF CAIXA: o Corinthians e o Pontz/São José Basketball. O outro time que será novidade no campeonato é a Liga Desportiva de Ponta Grossa Basquete – LDPG (PR), a primeira equipe do Paraná na elite do basquete das mulheres.

Um dos reforços da LDPG, a pivô Nádia Colhada – que disputou os Jogos Olímpicos de Londres-2012 e Rio-2016 com a Seleção e também já jogou pela WNBA -, elogiou o lançamento da LBF CAIXA.

“Gostei bastante desse lançamento, fazia um tempinho que estava fora da LBF CAIXA por lesão, mas estou voltando com bastante vontade de jogar e fazer um bom campeonato pelo Ponta Grossa”, afirmou a jogadora, que traçou um paralelo entre as ligas masculina e feminina.

“É seguir um planejamento parecido (com o do NBB CAIXA) para buscar sempre ter mais equipes, as que chegam fazer um esforço para se manter. Nosso objetivo é, principalmente, atrair equipes novas para o basquete feminino”, concluiu Nádia.

Para o presidente da LBF, Valter Ferreira, é fundamental a troca de experiências entre a Liga e a LNB para o crescimento do basquete no Brasil.

“Eu vejo um crescimento muito grande dos campeonatos, tanto da LBF CAIXA quanto do NBB CAIXA. Temos visto que o NBB CAIXA cresceu, tem uma estrutura bem formada, com uma equipe técnica e administrativa muito grande e competente. Nós estamos começando nessa parte, a equipe é pequena e temos trabalhado mais com coração. Com relação a caminhar na mesma direção, toda possibilidade existe, estamos abertos para conversar e escutar”, afirmou o presidente da LBF.

Quem concorda com a posicionamento de Valdir Ferreira é o presidente da Liga Nacional de Basquete, Rodrigo Montoro, que exaltou o lançamento da temporada 2024 do principal campeonato de basquete feminino do país.

“É muito importante esse lançamento. Gostaria de cumprimentar a LBF porque é fundamental fortalecer nossa modalidade como um todo, isso é o mais importante para a Liga Nacional de Basquete. Unindo as forças, com esse apoio da CAIXA e do CBC, que contribuem com o desenvolvimento do esporte nacional. No mais, o que eu queria dizer é que a LBF pode contar com a LNB para o maior desenvolvimento da modalidade”, disse Rodrigo Montoro.

Como foi destacado pelo presidente da LNB, a contribuição do Comitê Brasileiro de Clubes é fundamental para o desenvolvimento do basquete no país. Emerson Luiz Appel, gerente de esportes e relações institucionais do Comitê, trouxe a visão de quem acredita e investe nas ligas em prol do crescimento da modalidade.

“Para o CBC, é uma alegria imensa ver o crescimento da LBF, não só pelo fato de no ano passado ter oito equipes e esse ano subir para 11 equipes, mas também ver o crescimento do nível técnico e do prestígio da competição, com a CAIXA e Loterias CAIXA, com os parceiros de mídia. É muito bacana ver o CBC fazer parte desse cenário, que já tem parceria com a LBF desde 2021. Assim como temos a parceria com a Liga Nacional de Basquete, que é mais antiga. Percebemos o entrosamento das duas Ligas, haja vista a presença do presidente Rodrigo Montoro no evento da LBF. As ligas são parceiros fundamentais para nosso programa de formação de atletas e a recíproca é verdadeira, pelo que as próprias ligas nos trazem, para que o esporte continue crescendo”, relatou Emerson.

Também teve a reunião das onze mascotes dos times com a mascote do CBC. Foto: João Pires/ LBF

A LBF CAIXA 2024 começa nesta sexta-feira, 1º de Março. O formato de disputa será similar ao das últimas temporadas. Todos jogam entre si em turno e returno, totalizando 110 jogos na primeira fase. Os oito melhores colocados classificam-se aos playoffs, com séries melhores de três jogos nas quartas de final e semifinais, subindo para até cinco partidas na decisão.

Confira as 11 equipes na disputa da LBF CAIXA 2024:

  • AD Santo André-SP
  • Bax Catanduva-SP
  • Corinthians-SP
  • Ituano-SP
  • Ponta Grossa Basquete/LDPG-PR
  • Sampaio Basquete-MA
  • São José Basketball-SP
  • SESI Araraquara-SP
  • Sodiê Mesquita-RJ
  • Unimed Campinas Basquete-SP
  • Unisociesc/Blumenau-SC.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.