#JOGAJUNTO

ESG / NBB Caixa

Protocolo antirracista

15-04-2024 | 09:38
Por Marcius Azevedo

Representantes da Liga e das equipes do NBB CAIXA receberam instruções de como agir em situações de racismo, homofobia, machismo, capacitismo e xenofobia nos jogos

A Liga Nacional de Basquete realizou nesta segunda-feira (15/04) o treinamento com os representantes da Liga e das equipes do NBB CAIXA. No encontro foi apresentado o Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB, lançado oficialmente na semana passada, e todos receberam instruções de como agir em situações de racismo, homofobia, machismo, capacitismo e xenofobia nos ginásios.

Treinamento com representantes da Liga e dos clubes aconteceu nesta segunda-feira. Foto: Reprodução

Coordenador do departamento de ESG da LNB, Rafael Rocha Garcia foi o responsável pelo início da apresentação, contextualizando o racismo no Brasil, com suas causas e consequências, e detalhando os pontos principais do Tratado. Na sequência, Lilian Gonçalves, coordenadora de competições da Liga, explicou aos participantes do encontro o Protocolo, que faz parte do Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB,  para que ele possa ser acionado e executado rigorosamente.

O principal ato do Protocolo é o acolhimento à(s) vítima(s) assim que surgir uma denúncia. Não há relativização do sofrimento de quem necessita de amparo e proteção. Na sequência, há o recebimento formal do relato e o encaminhamento para os devidos processos legais, seja via tribunal esportivo ou civil.

“O treinamento foi feito para dois personagens muito importantes, os representantes da Liga e dos clubes. Nós precisamos dessas duas frentes bem alinhadas com todo o protocolo para que todos saibam, se eventualmente tivermos um incidente, quais ações que precisam ser aplicadas e qual a sequência de ações para cada uma das situações. É importante todos entenderem o passo a passo para a implementação do protocolo”, afirmou Lilian Gonçalves.

Em jogos organizados pela Liga, o representante é o profissional responsável por toda a checagem em relação ao evento, seja o funcionamento de equipamentos até a documentação dos jogadores.

A semana de apresentações sobre o Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB e os treinamentos em relação ao Protocolo continua na terça-feira, desta vez com com participação de jogadores e treinadores. Na quarta-feira, véspera da abertura dos playoffs do NBB CAIXA 2023/24, os árbitros fecham o ciclo de reuniões.

A partir de quinta-feira, no jogo entre Corinthians e Paulistano, todos os ginásios que recebem os jogos das competições da Liga vão disponibilizar um QR Code com acesso ao Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB, com todos os detalhes sobre como agir ao sofrer ou presenciar casos de discriminação. O locutor do ginásio também vai alertar o público antes do início de todos os jogos.

Além do QR Code disponível em todos os ginásios que recebem os jogos dos torneios organizados pela Liga, o Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB também no site da entidade.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.