HOJE
conheçaos times
Por Liga Nacional de Basquete
Ex-Jogo das Estrelas, estreantes e novos estrangeiros: veja quem é quem na Liga Ouro 2019
A Liga Ouro 2019 está prestes a começar. Com oito equipes na disputa, a competição será inaugurada nesta quarta-feira (13/02), com dois jogos no Estado do Paraná – Londrina x Blumenau Basquete e Campo Mourão x Pato Basquete.
A competição contará com equipes tradicionais que disputaram o NBB CAIXA recentemente e duas estreantes, além dos mais variados jogadores, desde jovens promessas até atletas experientes e novos gringos na área. Tem até jogador que já disputou o Jogo das Estrelas do NBB CAIXA.
Conheça um pouco mais sobre os times que disputarão a Liga Ouro 2019:
Campo Mourão Basquete (PR)
Nos últimos anos, o Campo Mourão esteve envolvido nas principais competições organizadas pela Liga Nacional de Basquete. Na Liga Ouro, a equipe paranaense esteve presente nas edições de 2014, 2015 e 2016, e no NBB CAIXA, nas temporadas 2016/2017 e 2017/2018.
Mesmo com o vice-campeonato na edição de 2016, contra o Vasco da Gama (3 a 2), o Campo Mourão conseguiu uma vaga no NBB CAIXA 2016/2017, a primeira vez do clube no principal campeonato do basquete brasileiro.
No primeiro ano na elite, o time liderado pelo ala Betinho e o armador Cauê Verzola, hoje no EC Pinheiros e Sendi/Bauru Basket, respectivamente, terminou a temporada regular na décima colocação e alcançou os playoffs. Na fase eliminatória, a equipe mourãoense não conseguiu passar pelo Universo/Vitória e parou nas quartas de final – 3 a 2.
Na temporada seguinte, também no NBB CAIXA, o Campo Mourão teve desempenho um pouco pior em relação ao ano anterior e terminou na 14ª colocação, que acabou rebaixando o time para a disputa da Liga Ouro 2019.

Remanescente da última temporada, ala/pivô César é uma das referências da equipe na Liga Ouro 2019 (Satiro Sodré/Botafogo)
Confira alguns nomes do elenco:
Nomes conhecidos: Cassiano (armador, ex-Sesi Franca Basquete), César (ala/pivô), Edu Mariano (ala, ex-Universo/Vitória), Wesley (ala/pivô) e Pajé (ala, ex-Unifacisa)
Novidades: Keir Anderson (armador, ex-Universidade de Charleston), Willie Mangum IV (armador, ex-Eastern Michigan University), Ruan (pivô, ex-Cigha/União Corinthians)
Renata/Rio Claro (SP)
O Renata/Rio Claro está de volta a Liga Ouro. A tradicional equipe do interior de São Paulo tentará o retorno à elite do basquete nacional e, para isso, irá buscar seu segundo título da Liga Ouro – o time foi o primeiro campeão da competição, em 2014.
Com a vaga para o NBB CAIXA garantida, após o título da primeira Liga Ouro da história, o Rio Claro participou das edições 2014/2015 e 2015/2016 do maior campeonato nacional de basquete.
Agora, na tentativa de mais um acesso para o NBB CAIXA, a equipe trás nomes conhecidos da galera e, também, vem com algumas novidades para o torcedor rio-clarense. Destaque para o pivô norte-americano Drew Maynard, que disputou o NBB CAIXA 2016/2017 pelo Life Fitness/Minas e esteve presente no Jogo das Estrelas 2017.
Visualizar esta foto no Instagram.
Confira alguns nomes do elenco:
Nomes conhecidos: Gemadinha (ala/armador, ex -Corinthians), Cameron Tatum (ala, ex-Botafogo), Rafa Stabile (ala/pivô, ex-Unifacisa), Tatu (armador, ex-Contagem Towers Basquete), Diego Dias (pivô, ex-Blumenau Basquete), Pedrão (pivô, ex-Corinthians), Maynard (ala/pivô, ex-Minas)
Novidades: Lucious (armador, ex-BC Rabotnicki, da Macedônia), Felipe Queiroz (ala/pivô, ex-Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná)
Basquete Blumenau (SC)
Pela terceira vez consecutiva na Liga Ouro, o Blumenau Basquete tentará mais uma vez uma vaga na elite do basquete nacional.
Até aqui, a melhor campanha da equipe na competição que dá acesso ao NBB CAIXA aconteceu na última edição. Na ocasião, o time de Santa Catarina terminou a primeira fase da competição na sétima colocação, uma atrás do primeiro na zona de classificação para os playoffs.
Para a atual temporada, a equipe catarinense apostou na experiência de atletas que já disputaram o principal campeonato do país, casos do pivô Gerson e do norte-americano Que Johnson.

Com passagem pelo Mogi das Cruzes/Helbor, pivô Gerson retorna ao Brasil após atuar na Liga Argentina (Sidnei Batista/Basquete Blumenau)
Confira alguns nomes do elenco:
Nomes conhecidos: Gerson (pivô, ex-Mogi das Cruzes/Helbor), Vinícius Gobor (armador, ex Caxias do Sul Basquete), Bruno Lazzaris (ala/pivô), Que Johnson (ala, ex-São José), Nandão (pivô, ex-Caxias do Sul Basquete), Jorge Iglesias (ala/pivô, ex-Flamengo)
Novidades: Jordan Hill (armador), Arthur Nogueira (armador), Adolfo Barrios (ala), Henrique Kirsten (ala), Vitor Brandão (pivô), Brunno Carvalho (ala/pivô)
Unifacisa (PB)
O Unifacisa está confirmado na Liga Ouro 2019. Nesta edição da competição, a equipe de Campina Grande, na Paraíba, buscará pelo segundo ano consecutivo na competição de acesso a elite do basquete nacional.
Na última temporada, o time terminou a primeira fase na quarta colocação, mas caiu nas quartas de final para o Macaé Basquete, ao perder a série por 2 a 1.
Confira alguns nomes do elenco:
Nomes conhecidos: Robinho (armador, ex-Corinthians), Rodrigo Piru (ala/pivô), Luizinho (ala), Audrei (ala, ex-Minas), Paulo Nery (ala), Pezão (ala/pivô, ex-Londrina), Alexandrino (pivô), Nate Barnes (armador, ex-Macaé), Átila dos Santos (pivô, ex-Botafogo)
Novidades: Khalid Mutakabbir (ala, ex-SC Lusitania, de Portugal), Tyheim Monroe (ala/pivô, ex-Cabrini University), Samuel (ala, ex-Extremos)
Londrina (PR)
O Londrina marcará presença mais uma vez na Liga Ouro. Após a estreia na última edição do campeonato, a equipe paranaense buscará novamente uma vaga para a próxima temporada do NBB CAIXA.
Para isso, o Londrina tentará reeditar as atuações em sua primeira aparição na Liga Ouro, quando terminou na terceira colocação na primeira fase e caiu nas semifinais, para o São José Basketball.

Elenco do Londrina apresentado com a presença do prefeito da cidade, Marcelo Belinati (Vivian Honorato/N.com)
Confira alguns nomes do elenco:
Nomes conhecidos: Gabriel Servelin (ala), Stefano Pierotti (armador, ex-Sendi/Bauru Basket), Walisson Guilherme (ala/pivô, ex-Basquete Cearense), Gabriel Dominguez (ala), Nathal (ala/armador), Tom (pivô), Léo Bispo (pivô, ex-Flamengo), Louis Munks (ala, ex-Brasília Bufalos)
Novidades: Aquiles (ala, ex-Corinthians), Christian Panunzio (ala, ex-São José), João Camargo (ala/armador, ex-Flamengo).
Pato Basquete (PR)
Dentre as oito equipes confirmadas na Liga Ouro 2019, apenas duas nunca disputaram uma edição da competição: São Paulo (SP) e Pato Basquete (PR).
Com força nas décadas de 1990 e 2000, o basquete foi caindo no esquecimento do público de Pato Branco, sudoeste do estado do Paraná. Nos últimos anos, com o apoio de ex-jogadores e empresários locais, o clube voltou a sonhar alto e a presença na Liga Ouro já demonstra um passo dado para o crescimento.
Liderados pelo treinador Carlos Magno, o Pato Basquete montou seu elenco com uma mescla de atletas experientes, como o armador Alexandre Pinheiro e o ala/armador Isaac Thornton, e alguns destaques da última LDB, casos de Rafael Bibiano e Caio Oliveira.

Treinador Carlos Magno com o elenco do Pato Basquete reunido (Divulgação/Pato Basquete)
Confira alguns nomes do elenco:
Nomes conhecidos: Isaac Thornton (ala/armador, ex-Campo Mourão), Castellon (ala, ex-Liga Sorocabana), Felipe Taddei (ala/armador, ex-Campo Mourão) e Alexandre Pinheiro (armador, ex-São José Basketball)
Novidades: Rafael Bibiano (ala/pivô, ex-Paulistano/Corpore), Caio Oliveira (pivô, ex-Praia Clube)
São Paulo (SP)
Depois de Vasco da Gama, Botafogo e Corinthians, outro gigante do futebol está de volta ao esporte da bola laranja: o São Paulo.
Com história e tradição no passado, o São Paulo já conquistou títulos estaduais na década de 1940, com equipes masculina e feminina, além de um nacional feminino em 2002. Mesmo com o fim das equipes profissionais, a base do tricolor seguiu ativa e com objetivo de ser expandida.
O projeto do tricolor do Morumbi rumo ao NBB CAIXA terá como gestor João Fernando Rossi, ex-presidente da LNB, e como técnico o experiente treinador Cláudio Mortari, com elenco mesclado entre juventude e experiência.

O experiente Cláudio Mortari é o responsável por comandar o tricolor na Liga Ouro (Igor Amorim / SPFC)
Confira alguns nomes do elenco:
Nomes conhecidos: William Drudi (ala/pivô, ex-Liga Sorocabana), Thiaguinho (armador, ex-Macaé), Sidão (pivô, ex-Mogi), Ted (ala, ex-Liga Sorocabana)
Novidades: João Vitor (pivô, ex-Flamengo), Danilo Penteado (ala, ex-Paulistano), Igor Rocha (armador, ex-Palmeiras)
Cerrado Basquete (DF)
Na última temporada, o Cerrado Basquete estreou na Liga Ouro. A campanha da equipe não foi muito positiva, com apenas um triunfo na fase de classificação.
Para a nova edição, o time do Distrito Federal aposta em atletas que já disputaram o NBB CAIXA, como o armador Carioca, que defendeu o Mogi das Cruzes/Helbor na última temporada.
A jovem promessa Danilo Sena, ex-Pinheiros, também é uma das apostas do Cerrado para a Liga Ouro 2019.

(Divulgação/Cerrado Basquete)
Confira alguns nomes do elenco:
Nomes conhecidos: Carioca (armador, ex-Mogi), Luis Mendonça (ala, ex-Universo/Brasília) e Danilo Sena (ala, ex-Pinheiros)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca