
22/04
28/04

Liga Sorocabana de Basquete
Por Marcius Azevedo
Com seis participações na história do NBB CAIXA, LSB tem como principal objetivo reconquistar seu lugar na elite do basquete nacional com o título da Liga Ouro 2025
A Liga Sorocabana de Basquete tem como principal objetivo reconquistar seu lugar na elite do basquete nacional. Sob o comando de Rinaldo Rodrigues, que continua na dupla função de diretor e treinador, o time do interior de São Paulo entra na Liga Ouro 2025 com o foco de retomar sua história no NBB CAIXA. São seis participações na história de 17 edições do maior campeonato da modalidade.
A primeira aparição da LSB no NBB CAIXA aconteceu em 2011/12, quando se classificou para os playoffs e foi superada pelo Bauru Basket nas oitavas de final por 3 a 0. Na temporada seguinte, o time sorocabano se garantiu novamente no mata-mata, perdendo para o Sesi Franca, outra vez em três jogos. A equipe permaneceu na elite até 2017/18.

Danilo Penteado é um dos destaques da LSB na Liga Ouro. Foto: Allan Fravin
Apesar de ficar fora das competições da Liga Nacional de Basquete neste período, o projeto da LSB continuou com o elenco adulto, além de um trabalho forte nas categorias de base e projetos sociais em comunidades carentes. O time do interior de São Paulo disputou diversas competições organizadas pela Confederação Brasileira de Basketball e pela Federação Paulista de Basketball.
Para disputa da Liga Ouro, o elenco será formado por jogadores experientes, com passagens pelo NBB CAIXA, e jovens valores, como Akin, de 19 anos, que defendeu o Mogi Basquete da Liga de Desenvolvimento de Basquete de 2024. Um dos destaques é o ala Danilo Penteado, de 26 anos, que já defendeu Paulistano, São Paulo, Bauru Basket, Pinheiros e esteve com o Pato Basquete na temporada passada. Além dele, o armador Lucas Zibecchi promete contribuir com sua bagagem de uma passagem pelo Baskonia, da Espanha. O americano Deanthony Tipler também promete honrar o histórico da LSB de contratar bons estrangeiros.
Confira o elenco da Liga Sorocabana de Basquete:
Armadores: Lucas Monteiro, Zibecchi, Akin, Deanthony Tipler
Alas-armadores: Guilherme Scanavaque
Alas: Nathan Vinicius, Lucas Marciel
Alas-pivôs: Gomes, Victor Henrique, Danilo Penteado, Wellington Rodrigues
Pivôs: Willker, Sérgio Enzo, Diego Dias
O treinador da equipe é Rinaldo Rodriguez, que também atua na função de diretor. “Estamos muito ansiosos para voltar à Liga Nacional de Basquete por meio da Liga Ouro. Queremos fazer o nosso melhor, fazer uma entrega boa, uma equipe homogênea, seguindo o caminho do basquete de revelação. É uma motivação muito grande porque a cidade comprou essa ideia, vai ser o primeiro passo e ele tem de ser bem dado. Não em resultados, mas em fazer um bom basquete, trazer para a Sorocaba o melhor espetáculo. A LSB, nesses 25 anos, sempre pregou isso. A cidade merece e estamos com muita expectativa”, afirmou o técnico, que comentou sobre o desafio de ser também o gestor da equipe.

Deanthony Tipler quer manter uma tradição da LSB em contratar bons estrangeiros. Foto: Allan Fravin
“São coisas que andam juntas. Acredito muito no trabalho que foi feito desde nossa saída da Liga Nacional. Não paramos, nós nos preparamos para esta volta. Estamos preparados para ter um projeto grande hoje em Sorocaba. Basta o investimento e é isso que queremos mostrar para os nossos patrocinadores, que a Liga Nacional é um caminho em que podemos trazer entretenimento para a cidade, com ginásio lotado como sempre foi no NBB CAIXA. Nós temos o caminho, temos experiência de ter jogado sete edições do NBB CAIXA, e vamos tratar esse campeonato como todos os outros. O melhor campeonato para nós hoje é a Liga Ouro e vamos trabalhar nela para, no futuro, voltar ao NBB CAIXA”, discursou Rinaldo Rodriguez.
A estreia da LSB será justamente no jogo de abertura da Liga Ouro, no domingo (16/03), em casa, no ginásio Gualberto Moreira, diante do Cruzeiro Basquete. “Vai ser uma grande festa. Vamos enfrentar um grande adversário, que é um dos favoritos ao título, mas se tratando de LSB, podemos incomodá-los e fazer muito entretenimento, com muita alegria, muitas crianças no ginásio, uma festa para todo mundo”, prometeu o treinador-diretor da LSB.
A Liga Ouro é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com parceria oficial do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), patrocínios da Caixa Econômica Federal e Penalty e apoio oficial Genius Sports.