#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Basket Osasco

06-03-2025 | 09:54
Por Liga Nacional de Basquete

Conheça o Basket Osasco, que há 10 anos está na elite do basquete de São Paulo e vai brigar pelo título da Liga Ouro 2025, em sua primeira participação em uma competição da LNB

O Basket Osasco é sinônimo de trabalho árduo, dedicação e paixão pela modalidade. Fundado em 24 de agosto de 2012, sob o comando de João Ricardo Lourenço, ex-atleta da cidade, o projeto recolocou o município na elite do basquete de São Paulo. São 10 anos com participações ininterruptas no Campeonato Paulista e já são quatro temporadas no cenário nacional. A Coruja, como é carinhosamente conhecido o clube, disputará pela primeira vez uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete. A Liga Ouro começa no dia 16 de março e o torneio de acesso ao NBB CAIXA.

Basket Osasco vai disputar pela primeira vez uma competição da Liga Nacional de Basquete. Foto: Bruno Ulivieri/Basket Osasco

A primeira conquista importante do Basket Osasco foi em 2014, com o título dos Jogos Abertos do Interior, em Bauru. Naquela mesma temporada, o time foi vice-campeão Paulista da Série A-2 e confirmou seu retorno à elite do basquete estadual, onde está até hoje. A equipe também foi campeã da Copa São Paulo em 2020 e faturou o Brasileirão realizado pela Confederação Brasileira de Basketball, em 2024.

Para brigar pelo título da Liga Ouro e pleitear uma vaga no NBB CAIXA 2025/26, o Basket Osasco montou um elenco forte, com jogadores experientes que já atuaram no maior campeonato de basquete do País. Destaque para o americano Anthony Harris, que defendeu o Cerrado Basquete na temporada passada, Dalaqua, que atuou por Corinthians e CAIXA/Brasília Basquete, e Hátila Passos, ex-Uberlândia. A Coruja conta ainda com jovens valores que participaram da última edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete, como Nicolas Cavero, Elvis e Manaus.

O técnico é Enio Vecchi, que tem um currículo gigantesco no basquete, inclusive com passagem pela seleção brasileira. Até recentemente, ele trabalhou na comissão técnica do São Paulo no NBB CAIXA. “O nosso objetivo é buscar este título inédito da Liga Ouro para o Basket Osasco. O grupo vem crescendo nos treinamentos e está focado, sabe o que quer. Tudo vai se encaixando de acordo com o que estamos planejando. O nosso planejamento, inclusive, está se desenvolvendo muito bem e esperamos que o time possa render tudo o que idealizamos durante este período de preparação”, afirmou o treinador.

Confira o elenco do Basket Osasco:

Armadores: Daniel Biônico, Jeanzinho e Dalaqua
Alas: Anthony Harris, Gui Pedra, Elvis, Matheus Ferreira, Edu Crespo, Matheus Weber e Manaus
Alas-pivôs: Kaick, Nicolas Cavero e Tarek
Pivôs: Hátila Passos e Anderson Júnior

Enio Vecchi será o treinador do Basket Osasco na Liga Ouro 2025. Foto: Bruno Ulivieri/Basket Osasco

“Temos o objetivo de fazer uma grande Liga Ouro, contando com um time aguerrido e a experiência do técnico Enio Vecchi. Sabemos que a competição será extremamente disputada, mas a nossa expectativa é a melhor possível. Será um prazer jogar pela primeira vez uma competição da Liga Nacional de Basquete e, ao mesmo tempo, um desafio do tamanho dos nossos sonhos”, acrescentou João Ricardo Lourenço, diretor executivo do Basket Osasco.

A estreia do Basket Osasco será contra o Minas Tênis Clube B, no dia 16 de março, às 18h, no Geodésico, apelidado carinhosamente de “Ninho da Coruja” por causa das inúmeras corujas que ficavam na região do ginásio nos anos 2000. Símbolo de sabedoria e inteligência, a coruja foi adotada como a mascote pelo futebol de várzea e, mais tarde, foi incorporada também pela equipe de basquete.

Para além do time profissional, o Basket Osasco também desenvolve um trabalho de excelência nas escolas de formação para meninos entre 7 e 17 anos e já atendeu aproximadamente dois mil alunos. Além disso, o projeto possui equipes nas categorias de base (do sub-12 ao sub-17), que disputam o Campeonato Paulista organizado pela Liga Paulista de Basketball e já atuaram no Campeonato Brasileiro Interclubes da CBB, realizado com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

A Liga Ouro é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com parceria oficial do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), patrocínios da Caixa Econômica Federal e Penalty e apoio oficial Genius Sports.