#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Esporte Clube Vitória

13-03-2025 | 09:13
Por Marcius Azevedo

Semifinalista da temporada 2016/17 do NBB CAIXA, o Vitória mira o título da Liga Ouro 2025 com um elenco experiente para buscar novamente seu espaço na elite do basquete nacional

O objetivo do Esporte Clube Vitória é buscar novamente seu espaço na elite do basquete nacional. Segundo representante do Nordeste na história de 17 edições do NBB CAIXA – o Basquete Cearense foi o primeiro -, o Leão da Barra mira o título da Liga Ouro 2025 para pleitear novamente uma vaga na principal competição da modalidade no País, situação que aconteceu pela última vez na temporada 2017/18.

À época, o Vitória se uniu à Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura (ASOEC), mantenedora da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Foram três temporadas no NBB CAIXA. O melhor resultado foi conquistado em 2016/17, em que o time baiano chegou à semifinal, perdendo para o Paulistano/CORPe. Aquela equipe tinha jogadores como Kenny Dawkins, Arthur Belchor, Christopher Hayes e André Góes. O treinador era Régis Marrelli.

Vitória jogará no Poliesportivo de Cajazeiras, que foi reformado. Foto: Divulgação

O Vitória também chegou aos playoffs nas outras duas participações, mas caiu ainda na fase de oitavas de final. A equipe baiana anunciou sua desistência do NBB CAIXA em abril de 2018, em uma decisão de Ricardo David, então presidente do clube. Apesar de ficar longe da elite da modalidade da bola laranja desde então, o projeto do basquete continuou e agora o Leão da Barra está confiante para dar um passo firme na Liga Ouro.

“Apostamos na continuidade de um trabalho que já vem sendo estruturado ao longo dos últimos anos. Com o retorno dessa competição, chegamos ao momento que tanto esperávamos. Prometemos uma equipe competitiva e bem concentrada no propósito, com bastante humildade e respeito aos demais times. Acreditamos com toda certeza que vamos chegar ao objetivo”, afirmou Augusto Britto, coordenador do projeto.

Confira o elenco do Vitória:

Armadores: Victor Palma (Vitinho), Gabriel Mariano, Zé Victor
Alas-armadores: Luiz Muller, Brian Jones
Alas:  Dequandre Dentmond, Arthur Vasconcelos, Guilherme Miranda (Guiga), Deilson Filho, Raian França
Alas-pivôs: Marcelo Roque, Felipe Faustino
Pivôs: Gabriel Mendes, Pedrão

O elenco conta com jogadores experientes. Destaque para Victor Palma, o Vitinho, ala-armador que esteve presente na equipe do Vitória em duas das três temporadas do NBB CAIXA. Além dele, Luiz Muller promete ser importante na campanha da Liga Ouro, competição que disputou por Londrina (2018) e Campo Mourão (2019). Ele também jogou três edições da Liga de Desenvolvimento de Basquete, além de ter quatro jogos na temporada 2020/21 do NBB CAIXA. É bom ficar de olho também no americano Dequandre Dentmond, que tem experiência de jogar no Uruguai, Costa Rica e México, além, claro, dos Estados Unidos.

Vitória terá um elenco experiente para buscar o título da Liga Ouro. Foto: Divulgação

O treinador é Eduardo Mariano, que tem 10 edições de NBB CAIXA no currículo. Ele participou da primeira temporada da história, em 2008/09, por Limeira, e depois defendeu Paulistano/CORPe, Araraquara, Fortaleza Basquete Cearense, Espírito Santo e Liga Sorocabana de Basquete, além do próprio Vitória. “A expectativa é brigar pelo título. Apostamos na continuidade de uma parte do elenco, gerando maior entrosamento e identificação com o plano de trabalho apresentado”, afirmou.

A estreia do Vitória na Liga Ouro 2025 acontece no dia 19 de março (quarta-feira), contra o Pinheiros B, no Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo. O primeiro jogo em casa, no reformado Poliesportivo de Cajazeiras, será no dia 25 de março, diante da Liga Sorocabana de Basquete, em um confronto que já aconteceu seis vezes na história do NBB CAIXA, com três vitórias para cada lado. A promessa é de uma grande festa com o ginásio lotado.

A Liga Ouro é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com parceria oficial do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), patrocínios da Caixa Econômica Federal e Penalty e apoio oficial Genius Sports.