#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Minas Tênis Clube B

11-03-2025 | 10:01
Por Marcius Azevedo

Com o elenco principal no NBB CAIXA, o time B entra em quadra com muitos garotos com o objetivo de lapidar os talentos e, quem sabe, encontrar o próximo Raulzinho ou Gui Santos

A Liga Ouro será uma plataforma importante para o desenvolvimento dos jogadores mais jovens, cumprindo uma etapa importante no processo de formação para que futuras promessas possam adquirir bagagem e cheguem mais preparadas para atuar pela equipe principal. Esse é o pensamento do Minas Tênis Clube ao participar do torneio de acesso ao NBB CAIXA com uma equipe B.

Membro fundador da Liga Nacional de Basquete, em 2008, o Minas Tênis Clube já tem vaga garantida na elite e, por isso, mesmo que seja campeão da Liga Ouro, não poderá ter duas equipes no NBB CAIXA. A impossibilidade está prevista no regulamento da competição que começa no domingo (16/03) e vale também para o Pinheiros, outro clube que entrou na disputa para dar mais experiência para os jovens jogadores.

Breno (esq.) e Fernando Fernandes estão no elenco do NBB CAIXA e também no time B na Liga Ouro. Foto: MTC

“O retorno da Liga Ouro é uma ótima notícia para o basquete brasileiro, pois proporcionará o surgimento e desenvolvimento de atletas, além de fortalecer o NBB CAIXA no futuro. Além disso, será uma grande oportunidade para os nossos jovens talentos ganharem experiência de jogo profissional para que, no futuro, estejam prontos para defender a equipe principal do Minas”, afirmou Carlos Henrique Martins Teixeira, presidente do Minas Tênis Clube.

A equipe do Minas Tênis Clube B terá cinco jogadores que também estão no elenco do NBB CAIXA. Destaque para o armador Lucas Rodriguez, de apenas 17 anos, que tem sido utilizado com frequência pelo técnico Léo Costa. Ele tem média de 11,2 minutos em 18 jogos na temporada 2024/25. A lista da Liga Ouro tem ainda Fernando Fernandes, Murilo Kuehne, Breno Leotério e Vinci. O restante do time é formado por jogadores das categorias de base.

Confira o elenco do Minas Tênis Clube B:

Armadores: Lucas Rodriguez, Bernardo Nunes, Naka
Alas-armadores: Murilo Kuehne, Davi Baggio, Hugo Pinheiro
Alas: Fernando Fernandes, Richard Eleutério, Nathan Lucas
Alas-pivôs: Breno Leotério, Néora Francis, Tonhão, Natan Venâncio, Felipe Gregório
Pivôs: Vinci

Técnico principal da base minastenista, Flávio Davis será o responsável por comandar essa garotada na Liga Ouro. O treinador está bastante otimista em atingir o principal objetivo do Minas Tênis Clube na competição: lapidar talentos. Além disso, quem sabe, encontrar um outro jogador que possa trilhar o caminho do sucesso nas quadras pelo mundo, como aconteceu Raulzinho Neto e, mais recentemente, com Gui Santos no Golden State Warriors, na NBA.

Gui Santos em ação pelo Minas Tênis Clube. Foto: Arquivo/LNB

“Nosso objetivo é muito claro: dar experiência para os nossos jovens talentos, tanto os que já compõem o time adulto quanto os que ainda estão em processo de formação. Isso será importante para melhorarmos essa transição e, quem sabe, acelerar o desenvolvimento deles com jogos contra equipes profissionais. Com esse movimento, temos a chance até de encontrar o próximo Gui Santos ou Raulzinho, que foram revelados pelo Minas e chegaram na NBA”, afirmou.

A estreia do Minas Tênis Clube B acontece no domingo (16/03), às 18h. A equipe mineira visita o Basket Osasco, no Ginásio Geodésico. O segundo jogo está agendado para terça-feira (18/03), diante da Liga Sorocabana de Basquete, também fora de casa. O primeiro compromisso como mandante será no dia 25 de março, no clássico com o Cruzeiro Basquete, na Arena UniBH.

A Liga Ouro é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com parceria oficial do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), patrocínios da Caixa Econômica Federal e Penalty e apoio oficial Genius Sports.