
HOJE

Pinheiros B
Por Marcius Azevedo
Com um trabalho forte nas categorias de base, o Pinheiros tem um grupo de jogadores, entre 17 e 21 anos, que atua em quarto campeonatos diferentes e agora terá novo desafio na Liga Ouro
Com um trabalho forte na base, o Pinheiros tem um grupo de jogadores, entre 17 e 21 anos, que atua em quatro campeonatos diferentes: sub-18, sub-20, sub-22 e NBB CAIXA. Com tanto talento à disposição, que tal incluir mais um torneio adulto na lista? A Liga Ouro 2025 será mais uma oportunidade para o clube dos Jardins dar bagagem para suas promessas e prepará-los para atuar com excelência na equipe principal.

Luiggi Fachin é um dos jogadores do elenco do NBB CAIXA que está na equipe B do Pinheiros. Foto: Ricardo Bufolin/Pinheiros
Membro fundador da Liga Nacional de Basquete, em 2008, o Esporte Clube Pinheiros já tem vaga garantida na elite e, por isso, mesmo que seja campeão da Liga Ouro, não poderá ter duas equipes no NBB CAIXA. A impossibilidade está prevista no regulamento da competição que começa no domingo (16/03) e vale também para o Minas Tênis Clube, outra equipe que entrou na disputa para dar mais experiência para os jovens jogadores.
O elenco do Pinheiros B na Liga Ouro conta com nove jogadores que também estão inscritos no NBB CAIXA. Alguns deles, inclusive, conquistaram um espaço considerável na rotação do técnico Vitor Galvani. É o caso, por exemplo, do armador Cauã Pacheco, que tem média de 13,7 minutos em quadra e foi até titular em alguns jogos do maior campeonato de basquete do País. Além dele, Lucca Boracina, Luiggi Facchin, Brayan Boff, Matheus Nascimento, Marcelo Cardoso, Vitor Meili, Afonso Pacheco e Pedro Iasi também fazem parte da equipe principal.
Confira o elenco do Pinheiros B:
Armadores: Pedro Iasi, Lucca Boracina, Josué Alves, Cauã Pacheco, Arthur Bueris
Alas-armadores: Matheus Nascimento,
Alas: Lucas Lima, Marcelo Cardoso, Vitor Meili, Bruno Bonatti, Antônio Ferraro
Alas-pivôs: Luiggi Fachin, Brayan Boff, Lucas Thor,
Pivôs: Anthony Gabriel, Danillo Fortunato, Afonso Pacheco, João Marcelo
Para comandar o time B na Liga Ouro, o Pinheiros escalou também um jovem treinador: Guilherme Giovannoni. “É praticamente um time só. A ideia inicial é usar os jogadores de acordo com os campeonatos, para eles jogarem do sub-18 ao sub-22 e também na Liga Ouro. Cada rodada vamos ver quem joga e quem não joga, porque na Liga Ouro não terá esse problema do revezamento. Vamos sempre convocar para o próximo jogo aqueles que estão em melhores condições. Estou muito satisfeito e acredito que esse é o melhor caminho para o desenvolvimento dos garotos”, afirmou o ex-jogador.

Guilherme Giovannoni será o treinador do Pinheiros B. Foto: João Pires/LNB
“A nossa participação na Liga Ouro serve para colocar os garotos para jogarem. Garotos que não estão sendo utilizados frequentemente no NBB CAIXA para que eles possam ter essa experiência e diminuir essa distância. Jogando contra equipes adultas, na Liga Ouro, eles terão essa casca um pouco maior, uma experiência e isso é fundamental para a evolução deles”, acrescentou.
Mesmo sendo um campeonato cuja finalidade é o desenvolvimento, Giovannoni alerta que o Pinheiros B não entra apenas para participar. “O que queremos é o desenvolvimento deles com competitividade e, para isso, não vamos entrar só para aprender. Vamos entrar para ganhar porque os atletas que estão aqui, apesar da pouca idade, querem ganhar. E vamos contar com os melhores de cada idade para ter exatamente essa experiência de adulto. Se vamos ganhar ou não é outra coisa, mas eles têm de aprender que competitividade faz parte da evolução”, afirmou o treinador.
A ideia de entrar na Liga Ouro com uma equipe B, segundo Giovannoni, surgiu de uma conversa com Paulinho Boracina, que jogou com o treinador e é atualmente supervisor do basquete do Pinheiros. “Eu e o Paulinho fomos lançados no adulto muito jovens e sabemos o quão importante isso é. A diretoria abraçou essa ideia e vamos jogar. Vale lembrar que no ano passado jogamos a LDB com apenas dois jogadores com idade máxima permitida”, finalizou o técnico. A estreia será no dia 19 de março (quarta-feira), diante do Esporte Clube Vitória, no Poliesportivo Henrique Villaboim.
A Liga Ouro é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com parceria oficial do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), patrocínios da Caixa Econômica Federal e Penalty e apoio oficial Genius Sports.