HOJE
Quem será o campeão?
Por Marcius Azevedo
Cruzeiro Basquete e Basket Osasco se enfrentam em uma melhor de cinco jogos pelo título e o direito de pleitear uma vaga na próxima edição do NBB CAIXA, em 2025/26
Chegou o momento de escrever o capítulo mais importante da Liga Ouro 2025. Cruzeiro Basquete e Basket Osasco vão se enfrentar em uma melhor de cinco jogos para definir o campeão e o time que terá o direito de pleitear uma vaga na próxima edição do NBB CAIXA, em 2025/26. As equipes entram em quadra para coroar uma temporada que promete ser histórica. A primeira partida acontece neste domingo (25/05), às 18h30, no Poliesportivo de Itatiaiuçu, em Minas Gerais. Todos os jogos terão transmissão pela ESPN, Disney+ e BasquetPass.

Cruzeiro Basquete venceu o Basket Osasco em casa na primeira fase. Foto: Arthur Lobo/Cruzeiro Basquete
Com um projeto bastante sólido, o Cruzeiro Basquete entrou na Liga Ouro como um dos favoritos ao título e tem justificado o rótulo em quadra. Na fase regular, o Cabuloso perdeu apenas dois jogos, fechando na primeira colocação. Além disso, o time mineiro é o único que não foi derrotado em casa, incluindo os dois jogos pelas semifinais, diante da Liga Sorocabana. São sete vitórias no Poliesportivo de Itatiaiuçu, o que é um retrospecto importante, já que tem vantagem de mando na série.
“Estamos com um time muito unido. Já vínhamos fortalecendo o nosso entrosamento durante todo o campeonato e agora, essa série contra a Liga Sorocabana, foi muito importante. Lutamos, batalhamos um pelo outro, o time todo está brigando por um objetivo em comum, que é ser campeão da Liga Ouro. O Osasco é um time poderoso, é um time aguerrido, temos de respeitar todos os jogadores do outro lado, mas temos um elenco com capacidade para ser campeão”, afirmou o ala Emerson Silva.
“Essa já é minha terceira Liga Ouro. Nas duas primeiras, foram por outros times, fiquei entre os três, mas o título não veio. Agora estou com uma expectativa gigante! Estamos confiantes demais, treinando muito para fazer história e ser campeões. Estou feliz demais e super motivado por estar na final, ainda mais depois de ter passado por uma lesão que me tirou de quadra um tempo, mas voltei melhor, estou 110%! A vontade é enorme e vamos para cima para conquistar esse título”, acrescentou o ala-armador Alef César.
Para brigar pelo título da Liga Ouro e pleitear uma vaga no NBB CAIXA 2025/26, o Basket Osasco montou um elenco forte, com jogadores experientes que já atuaram no maior campeonato de basquete do País, e comprovou sua força em quadra. Na fase de classificação, o time osasquense perdeu apenas duas partidas, ficando atrás do Cruzeiro Basquete, o líder, apenas pelo confronto direto. A Coruja, como o time é carinhosamente conhecido, passou pelo Minas Tênis Clube B nos playoffs semifinais por 2 a 0.
“A Liga Ouro é uma competição importantíssima, que retorna ao calendário do basquete nacional em grande estilo. Estive na edição de 2019, como auxiliar técnico do São Paulo, e todos os olhos do basquete nacional se voltam para a competição. Agora, não será diferente nessa final. Os dois times estão entrando para a história, trazendo novos jogadores, novos elementos, novas praças que possam desenvolver o basquetebol nacional, contribuir ainda mais com o crescimento do nosso esporte e ele vêm atraindo cada vez mais espectadores, entre eles jovens, crianças, como os alunos dos núcleos de formação do Basket Osasco, que vocês já puderam ver, estão acompanhando os nossos jogos em casa”, afirmou o técnico Enio Vecchi.
“A nossa expectativa é de um confronto muito equilibrado, pois os dois times mereceram chegar à final pelo desempenho, por todos os números apresentados na fase de classificação, então, tem tudo para ser um grande duelo, e é isso que a gente espera, que os dois times façam jus à importância e grande expectativa que a Liga Ouro traz, já que envolve uma vaga para o NBB”, completou o treinador.
Para Matheus Weber, não há favorito nesta final. “Podemos esperar uma grande série, um confronto parelho, pois sabemos da qualidade do Cruzeiro. Mas vamos pensar jogo a jogo. Não adianta pensarmos no jogo 2 ou no jogo 3, é foco total nesse primeiro jogo em Minas. E o nosso time está preparado, pois conta com 12 jogadores que podem decidir, que também podem fazer a diferença.”

Em jogo apertado, o Basket Osasco perdeu em casa para o Cruzeiro no primeiro turno. Foto: Bruno Ulivieri/ Basket Osasco
Vantagem mineira
Na fase de classificação, o Cruzeiro Basquete venceu os dois jogos e ambos com o placar apertado. No dia 18 de março, no Geodésico, triunfo por 83 a 81. Emerson Silva foi o destaque da equipe mineira, fechando o jogo com 16 pontos, sete rebotes e duas assistências para 22 de eficiência.
No segundo turno, no dia 6 de abril, no Poliesportivo de Itatiaiuçu, o Cruzeiro Basquete fez 79 a 77. Nique Coleman foi o destaque, com 19 pontos (43% de aproveitamento do perímetro), além de três assistências e três rebotes para 19 de eficiência. Anthony Harris, do Basket Osasco, foi o cestinha do jogo com 22 pontos.
Velhos conhecidos
Cruzeiro Basquete e Basket Osasco estão em uma final de um torneio organizado pela Liga Nacional de Basquete pela primeira vez, mas já fizeram dois confrontos decisivos pelo Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Basketball.
No Brasileirão de 2023, pelas quartas de final, o Cruzeiro Basquete eliminou o Basket Osasco na série melhor de três. A decisão foi apenas na prorrogação do jogo 3, quando o time mineiro venceu por 78 a 72 e avançou ao Final Four. O Cabuloso foi o campeão daquela edição.
Já no ano passado, os dois times se enfrentaram no Final Four. Apenas perder para o Basquete Santos no primeiro jogo, o Basket Osasco superou o Cruzeiro Basquete na rodada seguinte e contou com uma ajuda dos mineiros para ser campeão. O time osasquense derrotou o Blumenau e o Cabuloso venceu o Basquete Santos. A vitória no confronto direto foi determinante para o título da Coruja.
Destaques individuais
Lucas Lima tem sido fundamental na campanha do Cruzeiro Basquete. Com experiência de cinco temporadas no NBB CAIXA, onde defendeu Palmeiras, Liga Sorocabana, KTO Minas e Cerrado Basquete, o armador é o jogador mais eficiente do elenco (14,4), além de ser o principal assistente (5,3) e o quarto maior pontuador (10,4). Vale destacar ainda que ele já esteve presente em outras duas edições da Liga Ouro, uma pelo Sport (2016) e outra pelo Londrina (2018).
Com passagem pelo Cerrado Basquete, na temporada 2022/23 do NBB CAIXA, Anthony Harris disputou apenas metade dos jogos na fase de classificação, mas provou em quadra o motivo de o Basket Osasco tê-lo contratado. Natural de Indiana, o americano é o cestinha da equipe, com média de 20,9 pontos, além de ser o primeiro em eficiência (17,1) e o segundo em rebotes (6,3) e o terceiro em assistências (2).
CRUZEIRO BASQUETE (1º) X (2º) BASKET OSASCO
Jogo 1 – 25/05 (Domingo) – 18h30 – Poliesportivo de Itatiaiuçu
Jogo 2 – 27/05 (Terça-feira) – 19h – Poliesportivo de Itatiaiuçu
Jogo 3 – 31/05 (Sábado) – 19h30 – Geodésico
Jogo 4 (se necessário) – 02/06 (Segunda-feira) – 20h – Geodésico
Jogo 5 (se necessário) – 06/06 (Sexta-feira) – 20h – Poliesportivo de Itatiaiuçu
A Liga Ouro é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com parceria oficial do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), patrocínios da Caixa Econômica Federal e Penalty e apoio oficial Genius Sports.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca