HOJE
Minas B x Vitória
Por Liga Nacional de Basquete
Com garotos que já ganharam espaço no elenco principal, Minas B enfrenta o Vitória por vaga na semifinal para enfrentar o Basket Osasco; primeiro jogo será em Salvador
Minas Tênis Clube B e Esporte Clube Vitória entram em quadra na primeira série de quartas de final da Liga Ouro 2025. O primeiro jogo da melhor de três acontece nesta quarta-feira (07/05), às 19h, no Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador. A equipe mineira somou cinco vitórias em 10 jogos na fase de classificação, terminou na terceira posição e, por isso, tem vantagem do mando de quadra. O Leão conquistou uma vitória e terminou em sexto.
Esse confronto, que terá todos os jogos com transmissão pelo YouTube do NBB, Disney+ e BasquetPass, definirá o adversário do Basket Osasco, que terminou na segunda colocação e se garantiu diretamente na semifinal.

Minas B derrotou o Vitória nos dois jogos da fase regular da Liga Ouro. Foto: Hedgard Moraes/MTC
Atuando com uma equipe B, formada por jovens promessas, o time mineiro alcançou o objetivo de dar bagagem para os jogadores depois seguirem para o KTO Minas no NBB CAIXA. O armador Naka é o maior exemplo. Após se destacar na Liga Ouro, o jogador de 19 anos está sendo aproveitado por Léo Costa. Agora quer brigar pelo título.
“Eles têm uma equipe com grande bagagem, jogam em casa e contam com vivência de mata-mata, algo que falta para a nossa equipe. Esperamos fazer uma boa apresentação nesse primeiro jogo e, principalmente, proporcionar essa experiência de playoffs aos jogadores jovens”, afirmou Flávio Davis, técnico do Minas B.
“Playoff é outro tipo de jogo, mas o time vem treinando bem, então precisamos ter a cabeça boa. Estou bem confiante e acho que vamos fazer uma ótima partida, que não vai ser fácil, claro. Esperamos sair com a vitória fora de casa, que vai ser bem importante para buscarmos a classificação na Arena UniBH”, acrescentou Naka.
Ver essa foto no Instagram
Com história no NBB CAIXA, quando já chegou à semifinal, o Vitória entrou na Liga Ouro para tentar voltar à elite, mas, ainda não engrenou na competição. Agora nos playoffs, naquele que é considerado um outro campeonato, o time do técnico Gustavo dos Anjos quer surpreender o Minas B.
“Depois de alguns confrontos intensos, mesmo chegando no início do returno, agora é o momento em que cada ajuste tático pode fazer toda a diferença em séries decididas nos detalhes. Cada jogo é uma nova batalha, a imprevisibilidade, vai ser uma marca registrada, que promete surpresas e reviravoltas. Estamos crescendo jogo a jogo, vamos lutar minuto a minuto em busca da tão sonhada vitória”, afirmou o técnico Gustavo dos Anjos.
“Estou muito animado para os playoffs da Liga Ouro. Vamos buscar os resultados positivos primeiro contra o Minas, pois só eles interessam, treinamos muito para esse momento. Os playoffs são um novo campeonato, está 0 a 0 e cada jogo agora será o jogo das nossas vidas”, afirmou o armador Vitinho.
Vantagem mineira
Na fase de classificação, o Minas Tênis Clube B venceu os dois jogos contra o Vitória.
No primeiro turno, no dia 6 de abril, o time mineiro fez 74 a 58, na Arena UniBH. Tonhão foi o cestinha do Minas B, com 17 pontos. Fernando Fernandes também teve boa atuação, alcançando um duplo-duplo de 14 pontos e 11 rebotes.
No returno, em 26 de abril, no Poliesportivo de Cajazeiras, Vitória fez um jogo equilibrado com o Minas B, mas foi superado por 62 a 59. Naka foi o principal pontuador com 26 pontos, além de sete rebotes e seis assistências para 26 de eficiência. Pela equipe baiana, Felipe Faustino foi o cestinha com 15 pontos.
Destaques individuais
O armador Naka foi o destaque do Minas B na fase regular. Ele chegou ao clube após defender o Ponta Grossa na edição de 2024 da Liga de Desenvolvimento de Basquete e já provou o seu valor na Liga Ouro. O jogador de 19 anos é o líder da equipe em pontos (14) e assistências (5,5), além de ser o segundo em eficiência (13,7). As boas atuações renderam espaço no elenco do KTO Minas no NBB CAIXA.
Gabriel Mendes foi o principal nome do Vitória na fase regular da Liga Ouro. Com duas temporadas de NBB CAIXA no currículo por Liga Sorocabana e Bauru Basket, o pivô de 29 anos tem médias de duplo-duplo na competição, com 10,7 pontos e 10,7 rebotes, além de 17,7 de eficiência. Ele é o líder da equipe nos três fundamentos.
MINAS TÊNIS CLUBE B (3º) X ESPORTE CLUBE VITÓRIA (6º)
Jogo 1 – 07/05/2025 (quarta-feira) – 19h – Poliesportivo de Cajazeiras
Jogo 2 – 10/05/2025 (sábado) – 16h – Arena UniBH
Jogo 3 (se necessário) – 12/05/2025 (segunda-feira) – 14h – Arena UniBH
A Liga Ouro é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com parceria oficial do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), patrocínios da Caixa Econômica Federal e Penalty e apoio oficial Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca