#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Caminho ao NBB CAIXA

17-12-2025 | 03:11
Por Liga Nacional de Basquete

Edição de 2026 da Liga Ouro é confirmada com seis equipes de cinco estados, começa em fevereiro e dá ao campeão o direito de pleitear uma vaga no NBB CAIXA 2026/27

A Liga Ouro 2026 está definida e volta a ocupar um papel central no desenvolvimento do basquete nacional. Divisão de Acesso ao NBB CAIXA, a competição reunirá seis equipes, representantes de cinco estados, reforçando a abrangência e a importância do torneio como porta de entrada para a elite do basquete. Entre fevereiro e maio de 2026, os clubes disputarão não apenas resultados em quadra, mas também a consolidação de projetos esportivos sustentáveis e competitivos.

Estão confirmadas na edição Basket Joaçaba-SC, Brusque Basquete-SC, BT/Grupo BT/Clube de Basquete Tatuí-SP, Contagem América Towers-MG, Fluminense-RJ e Instituto Viva Vida/Cetaf-ES. Com histórias, estruturas e objetivos distintos, os participantes chegam à Liga Ouro movidos pelo mesmo propósito: crescer no cenário nacional e dar um passo decisivo rumo ao principal campeonato do país. A diversidade geográfica da competição reafirma o caráter nacional da Liga e seu papel estratégico no fortalecimento do basquete brasileiro.

Mais do que a conquista do título, a Liga Ouro 2026 oferece um prêmio de grande relevância esportiva. O campeão da competição poderá pleitear uma vaga no NBB CAIXA 2026/27, desde que atenda aos critérios técnicos, financeiros e estruturais exigidos pela Liga Nacional de Basquete. O modelo reforça o conceito de acesso esportivo e estimula investimentos de médio e longo prazo por parte dos clubes participantes.

“A Liga Ouro chega à sua edição de 2026 ainda mais forte e estruturada, consolidando-se como a principal porta de entrada para o NBB CAIXA, que pela primeira vez tem o sistema de rebaixamento. A cada ano, o torneio se torna mais competitivo, com clubes mais organizados e comprometidos com o desenvolvimento do basquete brasileiro. Esse fortalecimento mostra o amadurecimento do nosso ecossistema e o quanto estamos conseguindo ampliar as oportunidades para novos talentos e projetos esportivos em todo o país”, declarou o presidente da LNB, Rodrigo Franco Montoro.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por NBB CAIXA (@nbb)


O formato de disputa da edição 2026 ainda será definido. A configuração do torneio, incluindo sistema de classificação, número de jogos, playoffs e finais, será discutida em conjunto com as equipes participantes, em alinhamento com a LNB. O objetivo é construir uma fórmula equilibrada, que valorize a competitividade, a viabilidade logística e o nível técnico da competição.

Olhando adiante, a Liga Ouro já projeta mudanças importantes. A partir da edição seguinte, o calendário do torneio será diferente, com início previsto para novembro de 2026, aproximando-se do ciclo de temporada do NBB CAIXA. A alteração busca melhor integração ao calendário nacional, ampliar a visibilidade da Divisão de Acesso e oferecer condições ainda mais adequadas para o crescimento dos clubes e do basquete brasileiro como um todo.

Confira os participantes da edição de 2026:

1. Basket Joaçaba (SC)
2. Brusque Basquete (SC)
3. Grupo BT/ Clube de Basquete Tatuí (SP)
4. Contagem América Towers (MG)
5. Fluminense (RJ)
6.  Instituto Viva Vida/Cetaf (ES)

Todos os campeões da Liga Ouro:

2014 – Rio Claro Basquete (SP)
2015 – Caxias do Sul Basquete (RS)
2016 – Vasco da Gama (RJ)
2017 – Botafogo (RJ)
2018 – Corinthians (SP)
2019 – Unifacisa (PB)
2025 – Basket Osasco (SP)

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, patrocínio Cruzeiro do Sul Virtual e parcerias oficiais IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.