#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Cruzeiro Basquete

07-03-2025 | 09:54
Por Liga Nacional de Basquete

Após participar da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024, o Cruzeiro Basquete mira o título da Liga Ouro com elenco forte para pleitear uma vaga no NBB CAIXA 2025/26

Com três anos de atividades profissionais, o Cruzeiro Basquete tem se consolidado como uma das grandes promessas do basquete nacional. A participação na edição de 2024 da Liga de Desenvolvimento de Basquete serviu como porta de entrada na Liga Nacional de Basquete, e agora é o momento de dar o próximo passo. A presença na Liga Ouro 2025 é reflexo do trabalho árduo e da evolução constante do clube, que almeja o título da competição de acesso para pleitear uma vaga no NBB CAIXA 2025/26.

O Cruzeiro já teve uma equipe de basquete nos anos 1930 e 1940, na época do Palestra Itália, tendo conquistado o Campeonato da Cidade de 1932. Outro título importante foi conquistado pelo time juvenil, que foi campeão nacional, de forma invicta, em 1944. Após o retorno do projeto, em 2023, o Cabuloso conquistou o Brasileirão realizado pela Confederação Brasileira de Basketball, naquele mesmo ano.

Felipe Cardoso defendeu o Bauru Basket na atual temporada do NBB CAIXA antes de ir para o Cruzeiro Basquete. Foto: Arthur Lobo/Cruzeiro Basquete

Pouco antes do início da Liga Ouro, o Cruzeiro Basquete renovou uma importante parceria com Itatiaiuçu. A cidade, que fica a 76 km de Belo Horizonte e tem quase 13 mil habitantes, continuará como casa da equipe mineira. A estreia do Cruzeiro Basquete será diante da Liga Sorocabana de Basquete, no ginásio Gualberto Moreira, no dia 16 de março, justamente no jogo de abertura do torneio de acesso ao NBB CAIXA.

Para brigar pelo título da Liga Ouro, o time mineiro montou um elenco forte, com jogadores experientes, com passagem pelo NBB CAIXA, e jovens talentosos. Destaque para Dominique Coleman, que tem no currículo seis participações no maior campeonato de basquete do País. O americano, inclusive, defendeu o Fortaleza Basquete Cearense em 12 jogos na temporada 2024/25 antes de se transferir para o Cruzeiro Basquete. A lista ainda tem jogadores que tiveram bom desempenho pela equipe mineira na LDB, como Emerson Silva e Vitor Ibiapina, e Túlio Romão, que estava no Flamengo.

Confira o elenco do Cruzeiro Basquete:

Armadores: Lucas Lima, Vitor Ibiapina, Yosani Clay
Alas-armadores: Túlio Romão, Alef César
Alas: Emerson Silva, Dominique Coleman
Alas-pivôs: Daniel Duque
Pivôs: Alê Ludwig, Wesley Sena, Jordan Bino, Felipe Cardoso

Dominique Coleman é um dos destaques do Cruzeiro Basquete. Foto: Arthur Lobo/Cruzeiro Basquete

O treinador do Cruzeiro Basquete na Liga Ouro será Thiago Perez, que já comandou o time mineiro na campanha da LDB 2024. Ele está bastante otimista com o elenco que foi montado para brigar pelo título. “Estamos muito felizes em ter a oportunidade de jogar uma Liga Ouro, em um campeonato onde nos dá acesso ao NBB CAIXA. Esse é o nosso sonho, nossa meta desde o início, desde que montamos o projeto Cruzeiro Basquete. Agora estamos próximos de realizar uma coisa muito boa para o projeto. Vamos ter o rendimento esperado por todos esses atletas experientes. Vamos continuar trabalhando, continuar focados, porque é um campeonato curto, mas muito valioso, e vamos buscar essa conquista porque é o lugar onde merecemos estar, onde o Cruzeiro merece estar”, afirmou.

Gestor do Cruzeiro Basquete, Kaká Carone ressalta o tamanho da importância da Liga Ouro para o projeto da equipe. “Representar o Cruzeiro, vestir essa camisa, carrega uma grande responsabilidade. Estamos falando de uma das maiores marcas do País e de mais de 9 milhões de torcedores apaixonados. Desde o início do projeto, assumimos o compromisso de honrar esse DNA vencedor e essa história gigante. Esse ano, estamos muito animados para disputar a Liga Ouro. Sabemos que será um grande desafio, mas é uma competição fundamental para nós. Nosso objetivo é muito claro: buscar o acesso à NBB CAIXA e colocar o Cruzeiro no lugar que merece, entre as maiores equipes do basquete brasileiro”, afirmou o dirigente.

“É sempre um prazer participar das competições organizadas pela Liga. No ano passado, tivemos uma experiência muito positiva na LDB, e logo na nossa estreia conseguimos ficar entre as oito melhores equipes do país. Isso só aumenta nossa motivação para essa temporada. Estamos confiantes e esperamos terminar o ano comemorando mais um grande passo para o Cruzeiro Basquete”, finalizou Kaká Carone.

A Liga Ouro é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com parceria oficial do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), patrocínios da Caixa Econômica Federal e Penalty e apoio oficial Genius Sports.