#JOGAJUNTO

Liga Sul-Americana

continente em disputa

03-09-2025 | 09:19
Por Liga Nacional de Basquete

Liga Sul-Americana 2025 tem grupos definidos, cidades-sede confirmadas e início em outubro; Brasil terá quatro representantes: Bauru Basket, Corinthians, Pinheiros e Vasco

A FIBA Americas e a Consubasquet (Confederação Sul-Americana de Basquete) anunciaram as datas e os grupos da Liga Sul-Americana de Basquete 2025. O torneio continental, que reúne tradição, rivalidade e paixão, começa no dia 3 de outubro e contará com quatro equipes brasileiras: Bauru Basket, Corinthians, Pinheiros e Vasco.

Ao todo, serão 16 times de oito países em quatro grupos com quatro integrantes cada, com jogos em quatro cidades: Pilar (Paraguai), Sucre (Bolívia), São Paulo (Brasil) e Assunção (Paraguai).

Bauru Basket, Corinthians, Pinheiros e Vasco são os representantes brasileiros na Liga Sul-Americana

As chaves da primeira fase serão jogadas em dias consecutivos, em sistema de turno único. Ao final da primeira etapa, os dois melhores de cada grupo avançam para a próxima fase, que será composta por dois novos quadrangulares. Neles, as equipes voltam a se enfrentar em turno único, e os dois primeiros colocados de cada chave garantem lugar no Final Four. A etapa decisiva terá semifinais, disputa do terceiro lugar e a tão aguardada grande final.

Confira os grupos:

GRUPO A

Olimpia Kings (Paraguai)
CD Jorge Guzmán (Equador)
Oberá Tenis Club (Argentina)
Bauru Basket (Brasil)

Datas: 3 a 5 de outubro
Local: Pilar, Paraguai

GRUPO B

Club Universitario de Sucre (Bolívia)
Ferro Carril (Argentina)
Vasco da Gama (Brasil)
Motilones del Norte (Colômbia)

Datas: 9 a 11 de outubro
Local: Sucre, na Bolívia

GRUPO C

Corinthians (Brasil)
Quimsa (Argentina)
Defensor Sporting (Uruguai)
ABC Camp Importadora Alvarado (Equador)

Datas: 24 a 26 de outubro
Local: São Paulo, no Ginásio Wlamir Marques

GRUPO D

Deportivo San José (Paraguai)
Regatas Corrientes (Argentina)
Pinheiros (Brasil)
CDC Leones de Quilpué (Chile)

Datas: 27 a 29 de outubro
Local: Assunção, Paraguai

A Liga Sul-Americana ocupa a posição de segundo torneio mais importante do continente, ficando atrás apenas da Basketball Champions League Americas. Os representantes asseguraram suas vagas graças ao desempenho no último NBB CAIXA, encerrando a temporada entre a 4ª e a 7ª colocação. O atual campeão é o Club Nacional, do Uruguai, que ergueu a taça em 2024.

A Liga Sul-Americana, no formato em que conhecemos hoje, nasceu em 1996 e, desde então, carrega forte presença brasileira em sua história. Os clubes do Brasil somam 11 títulos e se consolidam como potências no torneio. O Brasília é o maior vencedor entre os brasileiros, com três conquistas: 2010, 2013 e 2015. Presente na atual edição, o Vasco foi campeão em 1999 e 2000, assim como o Bauru Basket, que ergueu o troféu em 2014 e 2022.

A Liga Sul-Americana 2025 tem todos os ingredientes para ser uma edição especial. O mês de outubro promete rivalidades históricas, novos protagonistas e o basquete sul-americano em seu mais alto nível.