HOJE
Finalbrasileira
Por Liga Nacional de Basquete
Classificação heroica na Argentina garantiu Botafogo na final contra o Corinthians; confira as datas da decisão
A Liga Sul-Americana 2019 terá uma final verde-amarela. Na noite desta quinta-feira (21/11), o Botafogo venceu o anfitrião do grupo F da semifinal, Ciclista Olímpico (ARG), em plena cidade de La Banda, por dramáticos 68 a 67, e avançou à final do torneio contra o Corinthians.
Com isso, a Sul-Americana volta a ter uma finalíssima entre clubes brasileiros depois de cinco anos. A última vez foi em 2014, quando Bauru Basket e Mogi das Cruzes se encontraram na grande decisão, que acabou vencida pelo Dragão, no Panela de Pressão.
A decisão já tem data marcada. A série melhor de três acontecerá nos dias 05, 12 e 13 de dezembro, com os Jogos 2 e um possível 3 no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP), casa do Corinthians. Por sua vez, o Botafogo ainda não tem ginásio definido para o confronto. Os horários também serão divulgados em breve.
A vitória da classificação botafoguense em solo argentino foi dramática. Depois de entrar no último quarto perdendo por 17 pontos, o time do técnico Léo Figueiró iniciou uma arrancada histórica até a virada.
Sob comando do sempre decisivo Jamaal, o Glorioso venceu a parcial final por expressivos 29 a 11. O norte-americano, maior ídolo da torcida alvinegra no basquete, foi autor de 13 pontos no último período e liderou a virada da equipe. Ao todo, ele somou 24 e foi “o cara” da partida em La Banda.
Ainda pelo Botafogo, quem também se sobressaiu foi o ala/pivô Arthur Bernardi, que acertou uma bola de 3 pontos decisiva para a virada no fim, com 19 pontos e seis rebotes. Com 11 pontos e cinco rebotes, o ala Cauê Borges foi outro destaque do time.
Uno de los puntos altos
Arthur, clave en la épica remontada de @Botafogo en el juego ante el local, habló en zona mixta luego de que su equipo consiguiera el pase a la gran final de la #LSB2019 pic.twitter.com/eeFNV8UBjQ
— Consubasquet Oficial (@Consu_basquet) November 22, 2019
Com três vitórias em três jogos na chave, o Botafogo avançou à final ao ficar na primeira posição do Grupo F da fase semifinal. No entanto, o mando de quadra na grande decisão ficou com o Corinthians devido às campanhas gerais no torneio – o Timão está invicto, com seis vitórias em seis jogos, enquanto o Fogão soma cinco vitórias em seis oportunidades.
O próximo desafio do Glorioso será nada menos que o clássico contra o Flamengo pelo NBB CAIXA. O duelo será na segunda-feira (25/11), na Arena Carioca 2, às 20 horas, com transmissão ao vivo pelo DAZN.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca