#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Finalbrasileira

22-11-2019 | 01:17
Por Liga Nacional de Basquete

Classificação heroica na Argentina garantiu Botafogo na final contra o Corinthians; confira as datas da decisão

A Liga Sul-Americana 2019 terá uma final verde-amarela. Na noite desta quinta-feira (21/11), o Botafogo venceu o anfitrião do grupo F da semifinal, Ciclista Olímpico (ARG), em plena cidade de La Banda, por dramáticos 68 a 67, e avançou à final do torneio contra o Corinthians.

Com isso, a Sul-Americana volta a ter uma finalíssima entre clubes brasileiros depois de cinco anos. A última vez foi em 2014, quando Bauru Basket e Mogi das Cruzes se encontraram na grande decisão, que acabou vencida pelo Dragão, no Panela de Pressão.

A decisão já tem data marcada. A série melhor de três acontecerá nos dias 05, 12 e 13 de dezembro, com os Jogos 2 e um possível 3 no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP), casa do Corinthians. Por sua vez, o Botafogo ainda não tem ginásio definido para o confronto. Os horários também serão divulgados em breve.

A vitória da classificação botafoguense em solo argentino foi dramática. Depois de entrar no último quarto perdendo por 17 pontos, o time do técnico Léo Figueiró iniciou uma arrancada histórica até a virada.

Sob comando do sempre decisivo Jamaal, o Glorioso venceu a parcial final por expressivos 29 a 11. O norte-americano, maior ídolo da torcida alvinegra no basquete, foi autor de 13 pontos no último período e liderou a virada da equipe. Ao todo, ele somou 24 e foi “o cara” da partida em La Banda.

Ainda pelo Botafogo, quem também se sobressaiu foi o ala/pivô Arthur Bernardi, que acertou uma bola de 3 pontos decisiva para a virada no fim, com 19 pontos e seis rebotes. Com 11 pontos e cinco rebotes, o ala Cauê Borges foi outro destaque do time.

Com três vitórias em três jogos na chave, o Botafogo avançou à final ao ficar na primeira posição do Grupo F da fase semifinal. No entanto, o mando de quadra na grande decisão ficou com o Corinthians devido às campanhas gerais no torneio – o Timão está invicto, com seis vitórias em seis jogos, enquanto o Fogão soma cinco vitórias em seis oportunidades.

O próximo desafio do Glorioso será nada menos que o clássico contra o Flamengo pelo NBB CAIXA. O duelo será na segunda-feira (25/11), na Arena Carioca 2, às 20 horas, com transmissão ao vivo pelo DAZN.