HOJE
Lituano no Dragão
Por Liga Nacional de Basquete
Bauru anuncia contratação do lituano Osvaldas Matulionis, que jogou na Liga ACB na última temporada; jogador representa a 20ª nacionalidade diferente na história do NBB CAIXA
O Sendi/Bauru Basket anunciou uma contratação um tanto quanto inusitada na manhã desta segunda-feira (13/11). Trata-se do ala lituano Osvaldas Matulionis, de 26 anos e 2,00m de altura, que teve passagem pela Liga ACB (Espanha) na última temporada. O jogador chegará a Bauru nesta semana e reforçará o Dragão para as disputas do NBB CAIXA e da Liga das Américas 2018.
“É um jogador que vem para somar, tem grande qualidade técnica e experiência, pelo fato de ter jogado a Liga ACB, da Espanha. Ele vai nos ajudar muito na composição pelas duas competições que temos, o NBB CAIXA muito equilibrado e a Liga das Américas de alto nível. O Matulionis vem para nos ajudar a manter nosso time sempre nas primeiras posições”, analisou o técnico do Bauru, Demétrius Ferracciú.
Atuando como ala na posição 3, Osvaldas Matulionis tem nos chutes da linha dos 3 pontos uma de suas principais armas ofensivas. Foi o bom aproveitamento da linha do perímetro que levou o lituano a jogar no basquetebol espanhol. Após atuar em seu próprio país e passar pelo Parnu, da Estônia, assinou em 2013/14 com o Força Lleida, equipe que disputa a LEB Oro, segunda divisão espanhola.
Depois, atuou por mais duas temporadas na divisão de acesso da Espanha, pelo Breogán 2014/15 e 2015/16. O bom desempenho levou Matulionis para a elite espanhola (ACB) ainda em 2016, quando assinou com o Obradoiro. Em dezembro do mesmo ano, uma lesão no pé direito o tirou das quadras por cerca de três meses. Ainda neste ano, o novo reforço do Bauru defendeu o Excelsior Brussels, da Bélgica, antes de fechar contrato com o Dragão.
Nascido em um país onde o basquete é o primeiro esporte, Matulionis defendeu as seleções de base da Lituânia, tendo como destaque o bronze no europeu sub-16 de 2007 (Grécia) e também o terceiro lugar na Universíade de Shenzen 2011 (China).
“Fico feliz em ter meu trabalho reconhecido por um time como Bauru, campeão brasileiro e com jogadores do mais alto nível. Espero poder jogar o mais rápido possível e ajudar a equipe”, disse Matulionis.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.
Lituânia é a 20ª nação representada no NBB CAIXA
Com a vinda de Matulionis, o NBB CAIXA terá sua vigésima nacionalidade diferente em seu registro histórico de atletas, a quarta da Europa. O Bauru, aliás, já teve um europeu em sua equipe na edição 2012/2013: o ala Jason Detrick, nascido na Alemanha e com nacionalidade austríaca.
Além dele, a lista de europeu do NBB CAIXA contém teve três sérvios (Dusan Radvojecic – Vila Velha em 2010/2011, Vuk Ivanovic – Franca em 2011/2012, e Radovan Dragovic – Basquete Cearense em 2012/2013) e um espanhol (Álvaro Calvo – São José em 2011/2012 e 2012/2013, Rio Claro em 2014/2015 e Universo/Vitória em 2015/2016).
+Bala na Cesta: Como a parceria com a NBA ajudou a trazer reforços americanos para o NBB CAIXA
Os demais países representados ao longo das dez edições do NBB CAIXA são Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Peru, Cuba, República Dominicana, Dominica, Porto Rico, Panamá, Bahamas, Nigéria, Gana, Jordânia e Austrália.
A décima edição do NBB CAIXA contém 34 estrangeiros, sendo 26 norte-americanos, dois argentinos (Stefano Pierotti, do Bauru, e Enzo Cafferata, do Caxias), dois dominicanos (Ronald Ramon e MJ Rhett, ambos do Flamengo), um venezuelano (David Cubillan, do Flamengo), um bahamense (David Nesbitt, do Paulistano), um peruano (Kyle Fuller, do Paulistano) e agora um lituano (Osvaldas Matulionis, do Bauru).