HOJE
Os professores
Por Liga Nacional de Basquete
LNB anuncia os treinadores que comandarão as quatro equipes do Jogo das Estrelas; conheça os nomes e veja quem dirigirá cada time
Os últimos astros do Jogo das Estrelas 2024 foram finalmente apresentados. Nesta sexta-feira (23/2), a Liga Nacional de Basquete anunciou os treinadores das equipes que se enfrentarão no dia 16 de março, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Léo Figueiró (R10 Score Vasco da Gama), Demétrius Ferracciú (Paulistano), Léo Costa (Minas) e Bruno Porto (Paulistano) estarão à beira da quadra na grande festa do basquete brasileiro. O comandantes foram escolhidos através de votação entre jogadores, imprensa e os próprios técnicos da competição.
Através de sorteio foi definida qual será a equipe de cada treinador: Léo Figueiró comandará o Time Brasil, do capitão André Góes; Demétrius Ferracciú estará à frente do Time Brasil, de Elinho; e Léo Costa terá a missão de coordenar o Time Mundo, de Larry Taylor. O único posto que já estava definido era o de Bruno Porto, que guiará o Time Novas Estrelas, de Márcio.
Léo Figueiró – Time André Góes
Ver essa foto no Instagram
O técnico do R10 Score Vasco da Gama participa pela terceira vez do Jogo das Estrelas, a primeira como técnico vascaíno. Na sua primeira temporada à frente do time carioca, Figueiró dirige a equipe que tem a segunda menor média de pontos sofridos por jogo no NBB CAIXA e que conseguiu a classificação para a Copa Super 8 com a quarta colocação. A primeira participação de Léo no Jogo das Estrelas foi com o Time Mundo na edição 2019. A experiência se repetiu na última edição do evento, novamente comandando as estrelas internacionais.
“Sempre falo que é muito especial estar no Jogo das Estrelas, porque é uma votação do meio. Você é escolhido pelos jogadores, pelos técnicos, pela imprensa especializada. É um sinal de aprovação do seu trabalho, coisas boas estão sendo feitas. Particularmente, essa terceira participação está sendo muito especial para mim. Vim para um projeto totalmente novo, vindo do zero, tivemos que fazer tudo do início, trabalhamos muito, com muita entrega, por parte da comissão técnica, por parte do Gegê, por parte dos jogadores. Ver esse fruto tão rápido é sinal de um trabalho bem feito, de consistência e estamos no caminho certo. É a vez mais especial por tudo o que envolve essa vinda para o R10 Score Vasco da Gama”, declarou o treinador.
Sobre a partida, Figueiró também avaliou as características de seus comandados no Jogo das Estrelas: “O Time André é muito bem montado, cheio de excelentes arremessadores, um trabalho muito bom de poste baixo do Paranhos e do Lucas Dias, que também é muito versátil, pode abrir para chutar, então acredito que vamos gerar muitos problemas para os adversários”, provocou Léo.
Demétrius Ferracciú – Time Elinho
Ver essa foto no Instagram
O treinador do Paulistano é o comandante com mais participações no Jogo das Estrelas. Ao todo, será a sexta participação de Demétrius, que retorna sete anos após sua última atuação pelo NBB Mundo de 2017, que venceu o Time Brasil por 108 a 96, no antigo formato do Jogo das Estrelas. Na atual temporada do NBB CAIXA, Demétrius tem conduzido o jovem time do Paulistano aos primeiros postos da tabela. O CAP venceu o campeonato Paulista, foi quinto no primeiro turno e semifinalista da Copa Super 8.
“É um prazer muito grande retornar ao Jogo das Estrelas. Já tive várias participações e sempre é um prazer representar os técnicos e participar desse momento, onde o basquete reúne todos para uma festa era muito importante. Agradeço a todos que votaram. A expectativa é grande para fazer com que, dentro da própria festividade que será o evento, a gente consiga mesclar a competitividade, fazendo com que o talento dos jogadores se desenvolva na quadra, para o espetáculo, para as promoções, para a festa”, comentou o treinador do Tigre mostrando qual o desafio para os treinadores.
O técnico sabe que, por ser um jogo mais festivo, seu papel é motivar e dar liberdade aos atletas: “A principal característica desse time vai ser a liderança, a vibração, a alegria de jogar. Em um jogo desse não dá para fazer nada taticamente, pouca coisa, na verdade. O mais importante é, dentro da experiência deles, dentro dessa alegria de poder participar desses jogos, colocar em prática tudo que eles fizeram durante a temporada, tudo que eles fizeram durante o ano e desfrutar isso em quadra junto com a torcida”, ressaltou Demétrius.
Léo Costa – Time Larry Taylor
Ver essa foto no Instagram
O treinador do Minas é quem tem a melhor campanha entres as equipes dos treinadores anunciados. No NBB CAIXA 2023/24, a Tempestade, que foi semifinalista da Super 8, tem brigado vitória à vitória pela liderança do campeonato contra o Flamengo. Depois de um ano de ausência, Léo retorna para sua quarta participação no Jogo das Estrelas e, por coincidência, será a quarta vez que comandará o Time Mundo.
“Fiquei muito feliz pelo reconhecimento do meu trabalho e por poder novamente representar toda a equipe do Minas e o trabalho da comissão técnica neste Jogo das Estrelas”, comentou o comandante, que terá no elenco os argentinos Baralle e Chuzito, que já são seus comandados no Minas.
Uma questão do Time Larry Taylor é que não há um pivô natural da posição no elenco. Mas Léo não vê isso como um problema e já tem o caminho para tentar o título: “Em relação às características da nossa equipe, posso dizer que o que nos falta em altura nos sobra em talento (risos). Nosso time vai ter que correr muito e meter muita bola para vencer. Mas quem sabe a gente não surpreende?”, questionou com otimismo.
Bruno Porto – Time Márcio
Ver essa foto no Instagram
Por fim, o estreante em Jogo das Estrelas, Bruno Porto. O jovem treinador comandou o Paulistano no título de 2023 da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) antes de sair do clube. O técnico, que já teve passagens pelas seleções brasileiras de base, agradeceu a oportunidade de dirigir o Time Novas Estrelas, do capitão Márcio.
“Me sinto muito feliz e grato pela oportunidade de participar de um dos maiores eventos do esporte brasileiro. É uma excelente oportunidade para competir e aprender junto aos melhores treinadores de jogadores dessa temporada. Minha primeira temporada do NBB foi 2012/2013 e ao longo desses 11 anos pude acompanhar de perto a evolução do NBB e do JDE, que a cada ano se tornam mais sólidos. Gostaria de agradecer todos os atletas e profissionais do Paulistano que estiveram presentes no processo da conquista da LDB em 2023, também estarei representando todos eles”, comentou o treinador.
Bruno acredita que, apesar da jovem, sua equipe pode surpreender no Jogo das Estrelas: “É uma equipe que impressiona pela capacidade física atrelada à versatilidade. Foram garotos muito bem desenvolvidos tecnicamente, permitindo a todos fazerem mais uma posição em quadra, isso abre um leque de opções táticas que podemos utilizar durante os jogos”.
Mas nem por isso o treinador vê seus comandados como os favoritos para vencer a edição 2024: “De maneira alguma, não acredito em favoritismo no JDE, primeiro pela qualidade das equipes que foram muito bem montadas e depois por se tratar de jogadores de extrema experiência. Outro ponto é o fato de ser um torneio de tiro curto, acredito que quem achar o seu melhor momento coletivo estará em vantagem. Ainda estou pensando nas estratégias para cada adversário, mas acredito muito que a estratégia mais importante é a competitividade que vamos levar para os jogos e como vamos encarar o confronto entre as gerações, pois ninguém quer perder”, revelou o treinador que está estudando para o evento.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.