HOJE
LNB divulga tabela do NBB 2009/2010
Por Liga Nacional de Basquete
Competição começa em 1º de novembro e vai até maio de 2010, com 14 equipes. Fim de semana do Jogo das Estrelas será dias 6 e 7 de fevereiro.
São Paulo – A Liga Nacional de Basquete (LNB) definiu a tabela completa da segunda edição do Novo Basquete Brasil (NBB). A competição começa dia 1º de novembro, com 14 equipes participantes. Este ano, o NBB seguirá em paralelo ao Campeonato Paulista, o regional mais competitivo do país, entre novembro e janeiro. A partir daí, o NBB passará a ter duas rodadas por semana na fase classificatória. O NBB é organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobrás e Spalding.
O sorteio da tabela do NBB foi feito em reunião realizada no escritório da Pinheiro Neto Advogados, em São Paulo, na presença do presidente da LNB, Kouros Monadjemi, de técnicos e dirigentes dos times que disputarão o torneio de 2009/2010. Na primeira rodada, o Flamengo, campeão do NBB 2009, enfrenta o Vila Velha Cetaf/Garoto/UVV, no Rio. E jogam ainda: Ciser/Araldite/Univille/Joinville x Londrina, São José/Unimed/Vinac x Saldanha da Gama, Paulistano/Amil x Pitágoras/Minas, Pinheiros/Sky x Universo/BRB/Financeira Brasília, Araraquara/Palmeiras x GRSA/Itabom/Bauru e Vivo/Franca x Amigão/Andorina/Assis.
“Privilegiamos uma sequência que tivesse equilíbrio no número de jogos que as equipes vão disputar em casa e fora”, explica Sérgio Domenici, gerente geral da LNB. Cada clube jogará duas partidas em casa e duas fora. Como cada time fará 13 confrontos a tabela inclui uma única sequência de três jogos fora de casa por equipe. “Nesta ocasião, o time fará o último confronto contra seu par de sorteio, folgando na sequencia”, completa Sérgio.
Os times foram divididos em duplas, por sorteio, considerando a localização geográfica de cada um. As equipes paulistas, assim como as do Espírito Santo ficaram juntas.
O emparelhamento possibilita baratear os custos operacionais no torneio. Nesta temporada, os pares são: Flamengo – São José/Unimed/Vinac; Paulistano/Amil – Pinheiros/Sky; Araraquara/Palmeiras – Vivo/Franca; Amigão/Andorinha/Assis – GRSA/Itabom/Bauru; Universo/BRB/Financeira Brasília – Pitágoras/Minas; Saldanha da Gama – Cetaf/UVV/Garoto e Londrina – Ciser/Araldite/Univille/Joinville.
O primeiro turno do NBB termina em 31 de janeiro e o segundo será realizado de 19 de fevereiro a 4 de abril. Até 15 de janeiro, os times disputarão apenas um jogo por semana. Depois disso, serão dois jogos semanais.
Pelo novo regulamento, apenas os quatro primeiros colocados têm vaga garantida nas quartas-de-final. A partir de 8 de abril, as equipes classificadas da quinta à 12ª colocações disputarão um classificatório para definir as quatro vagas remanescentes, com os seguintes cruzamentos: 5º x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º e 8º x 9º.
Após a reclassificação dos times será definido o cruzamento das quartas-de-final. O pior colocado na fase de classificação que vencer nesse playoff enfrentará o primeiro colocado (da fase classificatória). Todos os playoffs serão definidos em melhor-de-cinco jogos. As quartas-de-final começam dia 21 de abril. As semifinais têm início em 4 de maio e a final, no dia 17 do mesmo mês.
Clique aqui para download da tabela completa:
Local da Comunicação