#JOGAJUNTO

LNB / NBB Caixa

forte e duradoura

02-10-2024 | 12:15
Por Liga Nacional de Basquete

Com a temporada 2024/25 por começar, Liga Nacional de Basquete e Caixa Econômica Federal anunciam renovação por mais um ano para o NBB CAIXA

Parceria consolidada, forte e duradoura. Assim, às vésperas de começar a 17ª edição do Novo Basquete Brasil, vem a confirmação da renovação entre Caixa Econômica Federal e Liga Nacional de Basquete por mais uma temporada. O banco que mais apoia e incentiva o esporte nacional será o patrocinador máster do principal campeonato de basquete do País, o NBB CAIXA 2024/25. A parceria terá seu vínculo também para a Copa Super 8 e o Jogo das Estrelas 2025. O contrato de renovação foi assinado nesta quarta-feira (02/10), em evento realizado em Brasília (DF).

Presidente da LNB, Rodrigo Franco Montoro, presenteia o presidente da CAIXA, Carlos Antônio Vieira Fernandes, com uma camisa personalizada. Foto: Matheus Maranhão

“A sociedade precisa de imagens positivas, de bons exemplos, de bons nomes e de boas referências. A CAIXA tem um vínculo com os esportes em diversas instâncias, através do repasse que fazemos, e com o basquete não é diferente. O NBB veio para causar uma transformação no segmento. Quanto maior a governança em organizações, maior vai ser a participação da CAIXA em conjunto. A CAIXA tem um conceito de esporte da base ao topo, temos essa condição de exercer esse papel. Nós precisamos de organizações que tenham responsabilidade e governança para podermos trabalhar em torno dela. O fato da Liga Nacional de Basquete estar conosco, é porque a CAIXA acredita nisso e na modalidade”, afirmou o presidente da CAIXA, Carlos Antônio Vieira Fernandes.

“Estou aqui em nome da Liga, em nome de todos os clubes que fazem parte da Liga. Mais um ano da parceria CAIXA e Liga, mais um NBB CAIXA que vai começar agora em outubro. A CAIXA, todos sabem, é uma incentivadora e apoiadora do esporte nacional, desde sua fundação, sua história está ligada ao esporte brasileiro. É uma honra receber esse patrocínio e apoio da Caixa. Vamos em frente, uma nova temporada e espero que seja de muito sucesso”, afirmou o presidente da Liga Nacional de Basquete, Rodrigo Franco Montoro. “Por ocasião do Torneio de Abertura, que estamos promovendo em Brasília, temos presentes jogadores, técnicos e dirigentes das equipes da Liga, algo que é bastante significativo, porque eles fazem o espetáculo. Com o apoio da CAIXA, o nosso interesse é que o esporte se desenvolva para termos ainda mais praticantes.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Desde quando aconteceu o anúncio do retorno da CAIXA como patrocinador oficial do NBB, o campeonato tem ficado cada vez mais forte e melhor para todos envolvidos com quem busca melhorar o basquete nacional. Foi acreditando nessa constante melhora e crescimento que o vínculo entre CAIXA e LNB se fortaleceu ainda mais, com a renovação contratual dos naming rights e patrocínio por mais uma temporada. Um sinal nítido de que o banco federal acredita e apoia o trabalho sério e comprometido que a Liga executa há 16 anos.

O primeiro volume da parceria que transformou o basquete brasileiro teve suas páginas iniciais escritas em março de 2016, com a assinatura do primeiro contrato entre a Liga e a CAIXA. Até o final do primeiro acordo, na temporada 2018/2019, muitas linhas e imagens registraram momentos especiais da modalidade.

A começar pelo Jogo das Estrelas. Com ajuda fundamental da CAIXA e outros parceiros, a Liga Nacional de Basquete consolidou o JDE como o maior evento de esporte e entretenimento no Brasil. Em 2016, foi estabelecido pela primeira vez o conceito de Fan Zone, área de entretenimento ao público, com diversas atividades e opções de diversão. Nos anos de 2017 e 2018, a Liga realizou as maiores edições do Jogo das Estrelas da história, com a presença de mais de 10 mil pessoas em cada dos dois anos, no Ginásio do Ibirapuera. E a CAIXA estava lá. O impacto foi grande e teve o reconhecimento do mercado e da mídia. O site da Revista Exame, por exemplo, afirmou em 2017: “O esporte brasileiro é antes e depois do Jogo das Estrelas do NBB”.

+ Veja fotos do evento de assinatura da renovação entre CAIXA e LNB 

Nesta última temporada, o Jogo das Estrelas, novamente realizado no Ibirapuera, teve cara de grande acontecimento internacional graças ao apoio fundamental que a CAIXA teve na semana do evento. Não apenas isso, afinal, ao longo de todo o NBB CAIXA, a instituição esteve presente nas principais quadras do país, transmissões e publicações que a LNB produziu, fosse com ações pontuais como nas Mega Rodadas da Virada, em dezembro, fosse em ações promovidas pela instituição em jogos da temporada regular, ou ainda durante os playoffs e finais. A CAIXA acredita e ajuda tanto o basquete nacional, que até um novo projeto, o NBB Trio, foi posto em prática justamente com o incentivo do banco.

E tudo isso foi apenas o começo no ano de retomada da parceria. Ou seja, com a renovação as possibilidades de fortalecimento do basquete nacional se ampliam para um campeonato ainda mais competitivo, com maior visibilidade e maior comprometimento com fomento do esporte desde a formação na base até o alto rendimento nas principais competições no continente sul-americano.

A atuação na esfera social, tão importante para as duas instituições, foi muito reforçada entre 2016 e 2019 e voltou no novo acordo de 2023 e terá mais um ano de extensão. No contrato anterior, Liga e CAIXA implementaram o Prêmio “NBB CAIXA Social”, que tinha como objetivo promover ações sociais e ambientais realizadas pelas equipes que disputam o campeonato, buscando aumentar o engajamento social e ambiental utilizando o esporte como uma importante ferramenta de desenvolvimento humano e conscientização ambiental.

Nesta nova fase, a CAIXA acompanhou de perto o surgimento do Tratado Antirracista pela Diversidade, que a LNB desenvolveu para suas competições, além do fortalecimento das práticas ESG que a Liga tem promovido gradativamente, tanto na área ambiental quanto nas questões sociais, já que a parte de governança tem sido constantemente bem sucedida, um ponto forte ano após ano.