HOJE
LNB e EY:PARCERIA INÉDITA!
Por Liga Nacional de Basquete
Entidades trabalharão em conjunto na elaboração de sistema que pode beneficiar todo o ecossistema do basquete
Em mais uma ação inovadora, a Liga Nacional de Basquete acaba de fechar parceria inédita com a EY para desenvolvimento de um programa que pretende construir o que seria um “modelo ideal” de gestão de clubes de basquete no Brasil. A meta é que a EY desenvolva um modelo de franquia, usando como referência iniciativas bem-sucedidas em outras ligas ao redor do mundo e no mercado esportivo como um todo.
É antigo o desejo da LNB de construir um “modelo” de gestão de excelência para os clubes. No passado, visando a adoção de melhores práticas administrativas, a Liga promoveu, entre outras iniciativas, diversos workshops e eventos para aproximar os clubes afiliados das equipes da NBA. Agora, o acordo com a EY permitirá a criação de um “guia” a ser seguido pelos times, que poderão aderir ao programa se assim desejarem.
Para o presidente da LNB, Delano Franco, esta é mais uma ação inovadora da LNB, que desde os seus primeiros dias tem apostado em movimentos atuais e modernos, seguindo uma linha de crescimento de acordo com as tendências do momento.
“A Liga Nacional de Basquete é uma entidade que tem como característica, como DNA, a inovação. A gente já inovou bastante na parte de geração de conteúdo, acabamos de fazer uma campanha com NFTs no Jogo das Estrelas… Faz parte da nossa vida. Gostamos muito de inovação, pois sabemos que o mundo muda muito rápido e o esporte está cada vez mais associado ao entretenimento de uma forma mais ampla. Esse contrato com a EY está dentro dessa ideia. Estamos muito felizes em ter um parceiro do naipe da EY conosco. É uma empresa que tem pessoas extremamente qualificadas e com muito conhecimento ao redor do mundo, o que nos permitirá encontrar os melhores benchmarks para o nosso projeto”, afirma Delano.
Essa parceria com a EY, empresa renomada e considerada referência no segmento de consultoria profissional, aumenta as expectativas relacionadas ao acordo, que poderá ser visto como um case diferente no futuro.
“O projeto visa uma melhor governança para o esporte, algo que a Liga, com o apoio de parceiros como a EY, o Comitê Brasileiro de Clubes e todos os patrocinadores, busca aprimorar desde a sua fundação. A expectativa é enorme e acredito que no final vamos produzir um case importante, que pode se tornar referência de inovação no mercado”, diz o presidente da LNB.
O superintendente da Liga Nacional de Basquete, Sérgio Domenici, explica quais são os próximos passos do projeto:
“Primeiramente é preciso que os clubes manifestem interesse em participar. E fico feliz em dizer que diversos clubes já demonstraram esse interesse. Em seguida, será feita uma avaliação para verificar quem já está pronto para aderir ao programa desde o início. Da mesma forma, vamos entender quem ainda terá que fazer algum tipo de adaptação. É importante citar que não há ansiedade por parte da Liga para todos aderirem o mais rápido possível. Até porque esse é um processo que precisa ser construído com todo cuidado”, ressalta Sergio, que vê no projeto a oportunidade de geração de benefícios para todo o ecossistema do basquete:
“A Liga é um ecossistema em si, onde há uma associação de clubes, com um escritório para fazer a gestão das competições. Temos os clubes, técnicos, atletas, árbitros e outros stakeholders, como patrocinadores, apoiadores, empresas que prestam serviços, os fãs, superfãs, a imprensa… Temos que entender tudo isso como uma grande cadeia, um grande ecossistema. Na medida em que se melhora ainda mais a gestão de quem está na base da promoção e da formação, que no caso são os clubes, todo o ecossistema ganha com isso”, finaliza.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.