#JOGAJUNTO

Torneio Abertura NBB

Próxima Geração

02-10-2025 | 10:56
Por Liga Nacional de Basquete

LNB, Governo do Distrito Federal e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do DF promovem clínica de fundamentos para cerca de 40 jovens durante o Torneio Abertura NBB CAIXA 2025

A formação das novas gerações do basquete brasileiro esteve em destaque na quarta-feira (01/10), quando a Liga Nacional de Basquete, Governo do Distrito Federal e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF) promoveram uma clínica de fundamentos na Arena BRB Nilson Nelson. A iniciativa reuniu cerca de 40 meninos e meninas de 11 a 16 anos, todos integrantes das categorias de base de Brasília.

A atividade teve como propósito oferecer um momento único de aprendizado, integração e estímulo ao esporte, proporcionando aos jovens atletas contato direto com profissionais de referência do basquete nacional.

Clínica de fundamentos reuniu cerca de 40 meninos e meninas das categorias de base de Brasília. Foto: João Pires/LNB

O treinamento foi comandado pelo técnico Pablo Costa, da Unifacisa, com o apoio de Léo Costa, do KTO Minas, e Jelena Todorovic, do Fortaleza Basquete Cearense, que tem enorme bagagem internacional e está em sua primeira temporada no Brasil. Juntos, os treinadores dividiram experiências, aplicaram exercícios de fundamentos e reforçaram valores importantes como disciplina, coletividade e dedicação.

“Minha essência vem da formação. Nada é mais prazeroso que viver essa energia, essa alegria por eles estarem convivendo com os jogadores profissionais, com treinadores que podem dar algumas dicas. São momentos como este que fazem valer a pena ser treinador, viver do esporte. Só vejo coisas boas. É fundamental ter esse contato, trazer os ídolos para mais perto deles, que possamos criar novos grandes talentos”, afirmou Pablo Costa.

+ Veja a galeria de fotos da clínica de fundamentos em Brasília

A clínica também contou com a participação especial dos jogadores das equipes que disputam o Torneio Abertura NBB CAIXA, que interagiram com a garotada, compartilharam vivências de quadra e mostraram, na prática, o quanto o esporte pode transformar vidas. Essa aproximação entre jovens talentos e atletas profissionais fortalece a inspiração e o sentimento de pertencimento, elementos fundamentais para a formação de novas gerações no basquete.

Maior campeão da história do NBB CAIXA com seis títulos ao lado de Olivinha e Marquinhos, Jhonatan Luz, ala do Flamengo, fala da importância da experiência desta quarta-feira. “É superimportante para o crescimento do basquete em si e para essa criançada que quer virar jogador. Eu também já fiz parte de uma clínica assim. Vi grandes jogadores, como Alex, e hoje estou jogando ao lado deles. Esse é o sonho deles também, ter chance de participar de uma clínica assim e, depois de um tempo, virar um profissional, jogar ao nosso lado”, disse.

“Estar aqui em contato com essas crianças me faz lembrar da minha infância. É muito bom. Lembro quando alguém já profissional chegava e me dava alguma dica, dava alguma palavra de inspiração, e, às vezes, é isso que precisávamos ouvir naquele momento, e dá para ver quanto eles também curtiram esse momento”, reforçou Facundo Corvalán, armador do CAIXA/Brasília.

Interação dos jogadores com os garotos é fundamental para o surgimento de novos ídolos. Foto: João Pires/LNB

A garotada saiu bastante empolgada. “Foi de um grande aprendizado para mim. Puder aprender muitas coisas que não ensinam em outras clínicas. É diferente, algo fora da caixa. Ver esses jogadores de perto, o atleticismo, força física, intensidade… Vou tentar colocar em prática coisas que aprendi aqui hoje”, afirmou João Lucas, jogador do sub-15 do Brasília. “É muito legal, aprendi bastante, aprendi sobre o meu arremesso, fazer minhas fintas, aprendi como me preparar antes de um jogo. Conversei bastante com eles, são super legais, eu adorei”, completou Isabella Maria, atleta da base do Brasília Shopping.

Presidente da AACB Brasília Basquete, Raphael Brum Silveira enalteceu essa iniciativa, que acontece pelo segundo ano consecutivo. “É um eixo extremamente importante, porque você ter a vivência com atletas profissionais é um momento que, para eles, vai ser inesquecível, vai ser uma motivação extraordinária, fora da rotina deles aqui. O fator motivação, espelho, inspiração, referência é o que impacta mais eles, muito mais até do que os exercícios”, afirmou. “É superimportante para nós, superimportante para o basquete de Brasília e para o basquete brasileiro, porque vai inspirar cada vez mais outros atletas”, completou.

Mais do que uma atividade esportiva, a ação simboliza o compromisso da LNB em contribuir para o desenvolvimento do basquete em todas as suas dimensões. Por meio da parceria com o Governo do Distrito Federal, a Liga amplia seu alcance social, reforça a importância do investimento em projetos de base e reafirma sua missão de tornar o basquete uma ferramenta de transformação para crianças e adolescentes em todo o país.

O Torneio Abertura NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com o apoio do Governo do Distrito Federal, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF), parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten e apoio oficial IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.