#JOGAJUNTO

ESG / LNB

Conectar e Qualificar

01-07-2024 | 03:35
Por Liga Nacional de Basquete

LNB lança parceria com Atleta Graduado nesta quinta-feira (04/07), passo importante do Conexão NBB CAIXA, que visa estreitar laços com os atletas e ajudá-los no pós-carreira

Mais uma vez, a Liga Nacional de Basquete sai na frente e mostra a preocupação com a melhoria da qualidade de vida dos protagonistas do NBB CAIXA. Nesta quinta-feira (04/07), às 10h, a entidade inova no cuidado com seus atletas e lança uma parceria com o Atleta Graduado. O programa é um passo importante do Conexão NBB CAIXA, que é um departamento conduzido pelo pós-jogador Gustavinho Lima. Ele atua como coordenador de relacionamento dos atletas desde dezembro de 2021, como o objetivo de estreitar laços, ouvindo o que os jogadores têm a dizer para construir um campeonato cada vez mais forte além de auxiliá-los na busca de uma alternativa para o futuro após aposentadoria.

Durante os quase 16 anos de vida, o Novo Basquete Brasil, por meio da união dos clubes, recuperou o prestígio do esporte da bola laranja no cenário nacional. O NBB CAIXA representa o maior movimento de transformação do basquete brasileiro. A Liga Nacional de Basquete foi fundada em 2008 por 17 clubes e tem o coletivo como norte. Todas as decisões sobre o NBB CAIXA são tomadas de maneira conjunta e democrática por uma comissão formada por um representante de cada clube (atualmente 19) com direito a voto com pesos iguais.

A LNB sabe que os atletas são a base do NBB CAIXA e os astros do esporte. A Liga é de todos e o atleta deve entender que é o protagonista nesse processo de evolução e se sentir seguro para opinar e continuar a ajudar com o crescimento do nosso basquete. Foi com base nessa evolução histórica e com objetivo de dar ainda mais relevância aos atores principais desse processo, que surgiu o Conexão NBB CAIXA.

O que é o Conexão NBB CAIXA?

Em parceria com o departamento de ESG da LNB, coordenado por Rafael Garcia, o Conexão NBB CAIXA é uma plataforma permanente de troca de ideias entre os jogadores e a Liga, com a intenção de inserir os atletas nas tomadas de decisão em diversas áreas do NBB CAIXA. A ideia é criar um senso colaborativo no qual o atleta deve entender a sua responsabilidade como agente de transformação do basquete nacional. Outro objetivo é antecipar o futuro, visando não só a longevidade do atleta como ampliar o leque de perspectivas futuras (cursos, faculdade, especializações etc).

O Conexão NBB CAIXA já está em funcionamento procurando discutir com os atletas sobre os diversos departamentos da Liga (Departamento Técnico, Arbitragem, Comunicação e Marketing).  A LNB abriu as portas de seu escritório e deixa à disposição para que todos os clubes e atletas possam conhecer o local a fim de criar um senso de pertencimento. O Pinheiros foi o primeiro clube a realizar a visita. Dois de seus atletas, Jimmy e Yan Djalo vieram novamente para representar os jogadores no lançamento do Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB. Durante o período de férias, Elinho, do Corinthians, Humberto, do R10 Score Vasco da Gama, Victão e Brunão, do Paulistano, além de Matheus Buiú, agora do São José Basketball, tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e trocar experiências.

Essas visitas pretendem promover o olhar sobre o coletivo, ajudando a aproximar todos os departamentos da Liga dos jogadores e comissões técnicas, estimulando o respeito mútuo, criando vínculos mais duradouros e estreitando um canal de comunicação mais frequente.

O que é o Atleta Graduado?

O jogador de basquete, tal como em todas as outras modalidades, dedica a vida toda a praticar e aprimorar os fundamentos e habilidades que o tornam um atleta de alto rendimento. Isso é um processo que vem desde as categorias de base até o momento em que se decide se aposentar. Só que, em muitos casos, o atleta abre mão dos estudos, principalmente do Ensino Superior. Além disso, por causa da exigência física que o corpo do atleta é submetido, o jogador precisa encerrar suas atividades entre os 35 e 45 anos. E o que essas pessoas podem fazer para continuarem trabalhando e servindo à sociedade como parte de uma população economicamente ativa? Muitas vezes os atletas caem no esquecimento e vivem fazendo bicos.

Foi pensando nessa conjuntura de fatores que a LNB quer trazer o Atleta Graduado, mostrando a importância em pensar no pós-carreira e em disponibilizar cursos e faculdades para todo o ecossistema do NBB, com o propósito de terem uma qualificação e os devolva para o mercado de trabalho. Promovendo parceria com a UFBRA (Centro Universitário do Atleta Brasileiro), e a IESB, passa a oferecer descontos exclusivos em 80 cursos de Ensino Superior Profissionalizante para todo o ecossistema do NBB CAIXA.

Jogadores, técnicos, membros da comissão técnica, dirigentes, árbitros terão direito ao benefício do Atleta Graduado. Pensando sempre no coletivo, a parceria entre a LNB e o Atleta Graduado estende os benefícios também aos famílias de atletas e árbitros do NBB CAIXA, que estão incluídos na parceria e terão direito aos descontos.

O lançamento será nesta quinta-feira, às 10h, com participação do presidente da LNB, Rodrigo Montoro, de Gustavinho Lima, pós-jogador e coordenador de relacionamento com os atletas da LNB, Rafael Garcia, coordenador de ESG da LNB, e Sérgio Maraca, representante da Atleta Graduado, além de alguns atletas.

Mais ações da LNB

A Liga Nacional de Basquete ainda busca mais ações para melhorar a qualidade de vida e longevidade do ecossistema do basquete nacional.

Através do Conexão a discussão de temas importantes vêm sendo propostos sempre tentando construir um futuro melhor:  temas relevantes foram abordados que vão desde detalhamento sobre cada um dos departamentos da LNB, passando por questões de regras, controle de antidoping e orientações da ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem), Tratado Antirracista, Jogo das Estrelas, direitos e conquistas, cronograma e convite para festa dos Melhores do Ano.

Os desafios são enormes, mas a Liga Nacional de Basquete acredita que a modalidade só crescerá ainda mais a partir dos cuidados com todos os detalhes e superando esses desafios que aparecem no caminho. É o jeito LNB de fazer um basquete cada vez melhor.