HOJE
LNB lança projeto de olho em melhor qualidade de vida e desempenho em quadra
Por Liga Nacional de Basquete
Estudo pioneiro direcionado aos árbitros, em parceria com a Unicamp, compreende desde exames clínicos até estabelecer a distância percorrida e a movimentação nos jogos
São Paulo – Avaliar as condições de saúde e físicas dos árbitros de basquete, coletar informações para melhorar sua qualidade de vida e, consequentemente, o desempenho em quadra são os aspectos principais de um projeto pioneiro da Liga Nacional de Basquete, em parceria com a Escola de Educação Física da Unicamp. O estudo vai abranger os períodos de preparação e competição para jogos do Campeonato Paulista e do Novo Basquete Brasil.
“Até agora, a orientação que os árbitros recebiam era na parte técnica, de regras,” diz Antônio Carlos Affini, coordenador de arbitragem da LNB. “Com esse estudo, passamos a nos preocupar com o árbitro como um todo, para que ele possa desempenhar cada vez melhor seu papel e também tenha mais qualidade de vida. Vamos observar alimentação, saúde, a evolução física durante a competição”, enumera Affini.
O estudo, pioneiro, terá a participação de 50 participantes, com idade entre 20 e 50 anos e está dividido em duas partes. A primeira compreende exames clínicos e antropométricos. Na segunda fase, será registrada em vídeo a movimentação dos árbitros em jogos (a serem escolhidos) do NBB. Com isso, será possível estabelecer até a distância percorrida e a velocidade de cada árbitro.
O projeto será apresentado aos árbitros no dia 10, em Campinas, quando também serão realizadas as primeiras avaliações.
Local da Comunicação
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca