HOJE
Conhecimento Vital
Por Liga Nacional de Basquete
Ministrada pelo Dr. Moacir Silva Neto, referência sobre concussão no esporte, atividade reuniu profissionais das comissões técnicas das equipes que estão no Torneio Abertura NBB CAIXA
Com foco na atualização e na capacitação dos profissionais das comissões técnicas, a Liga Nacional de Basquete promoveu na quarta-feira (01/10), durante o Torneio Abertura NBB CAIXA, em Brasília, uma palestra sobre concussão no esporte, ministrada pelo Dr. Moacir Silva Neto, médico do esporte e fisiatria. A competição conta com o apoio do Governo do Distrito Federal e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF).
Membro da equipe médica e responsável pelo programa de concussão cerebral da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, o Dr. Moacir Silva Neto possui especialização na área pela Universidade de Pittsburgh (EUA) e é uma das maiores referências no tema.

Dr. Moacir Silva Neto, médico do esporte e fisiatria, durante palestra sobre concussão no esporte. Foto: João Pires/LNB
A atividade contou com a participação de profissionais das comissões técnicas das equipes envolvidas no Torneio Abertura NBB CAIXA, incluindo médicos, fisioterapeutas, preparadores físicos, psicólogos e assistentes técnicos, que puderam aprofundar conhecimentos sobre prevenção, diagnóstico e manejo da concussão em atletas de alto rendimento.
Além de apresentar protocolos atualizados e boas práticas internacionais, a palestra reforçou a importância da atenção integral à saúde dos jogadores, alinhando ciência e prática esportiva para garantir segurança e longevidade na carreira dos atletas.
“O mais importante nessa questão dos tramas de cabeça é a interdisciplinaridade. O médico nem sempre está presente na quadra. Às vezes, tem apenas o preparador físico. É importante o próprio atleta ter essa consciência e a educação do que significa ter uma concussão, quais sintomas ele pode sentir ou não. Quando existe o conjunto de educação e preparação, isso faz com que possamos tratar melhor o atleta, não ter grandes riscos, evitar muitos problemas mais graves que podem acontecer quando isso não é bem manejado. É muito importante esses momentos de interação”, explicou o Dr. Moacir Silva Neto.
Preparador físico do Pato Basquete, Victor Hugo Macambira falou da importância da palestra desta quarta-feira. “É uma situação diferente, é uma coisa que não vai acontecer sempre, principalmente no basquete, mas temos de estar preparados para, quando acontecer, poder atender o atleta, sabendo que nem todo mundo vai ter um médico junto na quadra para fazer esse atendimento. O preparador físico, o fisioterapeuta que vai estar ali na hora, precisa fazer esse atendimento para dar o melhor suporte ao atleta”, afirmou.

Profissionais das comissões técnicas das equipes envolvidas no Torneio Abertura participaram da palestra. Foto: João Pires/LNB
Para Adriana Lacerda, psicóloga do Flamengo, é fundamental que os atletas tenham total conhecimento da situação. “Lá no Flamengo já usamos esse protocolo de conclusão. É importante para termos a preservação da integridade física e mental do atleta. A informação e o conhecimento são uma ferramenta muito importante para nós, enquanto comissão técnica, profissionais da área da saúde, mas também em relação aos atletas. Essa informação tem de chegar até eles. Temos de propagar aquilo que vai de encontro à preservação e à saúde para que todos possam performar em alto nível em todos os lugares.”
Ex-jogador e atualmente diretor do CAIXA/Brasília Basquete, Fúlvio concorda que todos os integrantes do ecossistema do basquete precisam ter o conhecimento necessário para atuar em uma situação de concussão. “É de suma importância que todos os clubes conheçam os protocolos. Espero que isso seja divulgado até para os times que não estiveram aqui no Torneio Abertura para que todos possam aplicar. Almejo que haja um consenso na aplicação desses protocolos, para que técnicos, atletas, diretores, presidentes e gestores estejam cientes e implementem um protocolo eficaz. Desejo que nenhum atleta sofra qualquer consequência, tanto imediata quanto futura”, disse.
A iniciativa faz parte do compromisso da LNB em investir continuamente na formação e no aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no basquete brasileiro, garantindo padrões cada vez mais elevados de excelência dentro e fora de quadra.
O Torneio Abertura NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com o apoio do Governo do Distrito Federal e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF), com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten e apoio oficial IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Mr. Moo São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca