HOJE
A magia da foto!
Por Liga Nacional de Basquete
No Dia Mundial da Fotografia, fotógrafos oficiais da Liga contam os segredos para o registro de momentos que fazem parte da história do nosso basquete
“A fotografia, antes de tudo, é um testemunho. Quando se aponta a câmera para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história. Cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las”.
A frase do fotógrafo americano Ansel Adams, que se especializou em registrar as belezas da natureza nos Estados Unidos, vale também para o mundo esportivo. Registros fotográficos ajudam a contar a história de competições e seus personagens, traduzindo emoção e decepção, eternizando a beleza e a dramaticidade da luta pela vitória. É assim também no basquete. Por isso, em homenagem ao Dia da Fotografia, a Liga Nacional de Basquete destaca o trabalho daqueles que registraram momentos que ficarão para sempre na memória dos amantes do esporte da bola laranja.
Luiz Doro Neto foi testemunha privilegiada dos momentos que mudaram os rumos da modalidade no Brasil. A serviço da Liga Nacional de Basquete, ele registrou as primeiras edições do NBB e também do Jogo das Estrelas. Para o fotógrafo com quase 40 anos de experiência, o segredo para garantir o registro de um grande momento no basquete é a atenção ao desenvolvimento das jogadas.
“É preciso estar muito atento, principalmente na armação da jogada desde o início dela. Também é fundamental escolher um bom local para fazer a imagem. Isso faz toda a diferença em um ginásio.”
Mesmo em uma época em que as imagens em movimento têm tanta força, Doro destaca a vantagem da fotografia sobre o vídeo:
“A prova de que a fotografia consegue mostrar detalhes e dimensões diferentes em relação ao vídeo é que hoje se recorre ao slow-motion (câmera lenta) para se conseguir ver detalhes, coisa que o frame único da foto faz com que ela seja mais impactante.”
Quem também acompanha grandes momentos da mais importante competição de basquete do Brasil é João Pires, fotógrafo titular da Liga Nacional de Basquete desde a temporada 2010/2011. Com olhar aguçado, ele registrou jogos inesquecíveis e o encontro de craques do esporte. Ao ser perguntado qual a sua foto preferida, João destaca aquela que eternizou o encontro de dois astros brasileiros que brilharam na NBA e no NBB na temporada 2017/2018.
“A dinâmica do foto jornalismo torna as imagens descartáveis, mas há algumas fotos clássicas, como as do encontro entre o Anderson Varejão, do Flamengo, e o Leandrinho, do Franca. É uma foto histórica. Dois craques mundiais defendendo suas equipes aqui no Brasil”, lembra João.
Para conseguir as melhores fotos no NBB, João chama a atenção para a importância de ter à mão os equipamentos mais adequados, de escolher o melhor lugar na quadra e de conhecer os atletas e suas características. Também ressalta uma característica fundamental para qualquer fotógrafo: a paciência.
“Tem que ter paciência e quando necessário, rapidez de raciocínio para antever a jogada e disparar a câmera, sempre tendo em mente que a fotografia não é uma ciência exata…O que você quer que aconteça nem sempre vai acontecer”, acrescenta.
Levando a sério a máxima de que “filho de peixe, peixinho é”, André Pires, o Deco, segue a trilha do pai, João, e também tem brilhado com fotos inesquecíveis. Foi dele o registro do que foi talvez o momento mais emocionante da temporada 2022/2023 do NBB: a cesta de 3 pontos do francano David Jackson contra o São Paulo faltando 2.4 milésimos para o fim do jogo 3 dos playoffs finais da competição.
“Essa foi a minha foto mais emblemática no NBB. O David Jackson acha uma bola de 3 milagrosa no estouro do cronômetro, que direciona muito o título do campeonato para Franca depois. O jogo estava emocionante, a torcida no Morumbi gritava sem parar, os bancos de reserva estavam agitados…Naquele momento tive a felicidade de achar o ângulo certo e consegui registrar aquele lance que acabou se tornando histórico”, relembra André, reforçando a capacidade que a fotografia tem de passar emoção:
“Para mim, o mais marcante da fotografia é fazer o registro congelado de expressões de tensão ou de felicidade, como na explosão da vitória. O vídeo não consegue reproduzir essas expressões que a fotografia consegue”, finaliza.
Luiz Doro, João Pires e Andre Pires são representantes de uma classe profissional essencial para levar a alegria do basquete aos fãs. No Dia da Fotografia, a Liga Nacional de Basquete agradece a todos os fotógrafos que colaboraram e ainda colaboram para registrar a história desse esporte tão emocionante.
Ver essa foto no Instagram
Sobre o NBB
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da NBA, IMG Arena e Genius Sports.