#JOGAJUNTO

Interligas

Ampliando horizontes para o Torneio Interligas

13-09-2022 | 10:14
Por Liga Nacional de Basquete

Liga Nacional de Basquete, Liga Argentina e cidade de Foz do Iguaçu projetam realização da competição internacional em um dos pontos turísticos mais importantes da América do Sul

Um encontro realizado nos dias 8 e 9 de setembro foi mais uma iniciativa da bem-sucedida parceria entre a Liga Nacional de Basquete (LNB) e a Asociación de Clubes de Basquetbol da Argentina (ADC) para levar o potencial esportivo do Torneio Interligas para uma das regiões mais icônicas do planeta, onde está localizada uma das sete maravilhas naturais do mundo. Localizada na tríplice fronteira que separa Brasil, Argentina e Paraguai, Foz do Iguaçu foi palco de reuniões entre dirigentes das duas entidades esportivas com autoridades e lideranças locais com o objetivo de transformar a cidade paranaense em sede do Torneio Interligas para os próximos anos.


O Interligas foi criado em 2010 com o objetivo de ser um torneio internacional para promover o desenvolvimento técnico através de um intercâmbio esportivo entre equipes e atletas brasileiros e argentinos. Em sua última edição com a presença de atletas adultos, em 2019, antes da pandemia do Covid-19, o torneio foi realizado durante a pré-temporada das duas ligas – LNB e La Liga (Argentina) – e teve a participação de oito equipes, sendo quatro de cada país. O título ficou com o Bauru Basket, interrompendo as conquistas por equipes argentinas nas três primeiras edições. Brasileiros voltaram a levantar o troféu do Torneio Interligas em 2022, quando a competição foi disputada no formato sub-22 – com cada equipe tendo o direito de ter um atleta com 23 anos no elenco – e terminou com o Paulistano como campeão.

Com a retomada de todas as atividades do calendário, as duas Ligas de basquete projetam a retomada do Torneio Interligas com um novo ciclo vitorioso a partir de 2023. A nova proposta é ampliar a competição envolvendo equipes representando os três países – Brasil, Argentina e Paraguai – e transformar o torneio em um entretenimento esportivo anual da cidade de Foz do Iguaçu para os fãs de basquete da América do Sul.  

A visita à cidade de Foz do Iguaçu teve uma programação especial organizada por representantes do Pato Basquete e da Abasfi – Associação de Basquete de Foz do Iguaçu –com suporte do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). A Liga Nacional de Basquete (LNB) foi representada pelo presidente, Delano Franco, pelo superintendente, Sérgio Domenici, e pelo diretor de Marketing, Álvaro Cotta. A Liga Argentina de Basquete (ADC) contou com a presença do diretor de competências, Sergio Guerrero. 

A agenda de dois dias teve como anfitrião o presidente do COMTUR, Yuri Benites, que conduziu a reunião e acompanhou o grupo em um tour passando pela rede hoteleira, pela infraestrutura esportiva, pelos principais atrativos turísticos e pelo projeto social Basquete sem Fronteiras. Yuri destacou que “a LNB e a La Liga são extremamente respeitadas e estruturadas dentro do basquete e do esporte de modo geral. Poder aliar estas duas marcas em um evento tão especial como o Torneio Interligas em nossa cidade é um marco para a região na estruturação dos grandes eventos esportivos. É sem dúvida a melhor forma de apresentarmos Foz aos apaixonados pelo basquete. Essa união, com certeza, é uma cesta de 3 pontos”.

O presidente Delano Franco enalteceu a parceria com a Liga Argentina de Basquete na organização do Interligas e a expectativa de transformar a competição em um evento internacional relevante para o basquete latino americano. “Essa é uma conquista antiga, que visa trabalhar o desenvolvimento do basquete nos mercados nacionais e internacionais. Há uma visão convergente sobre a modalidade, que resultou na realização de ações em conjunto. O Torneio Interligas é um marco dessa parceria e simboliza a união dos dois países para promover os respectivos times, atletas e patrocinadores. Ficamos felizes com a possibilidade de Foz do Iguaçu sediar o torneio porque a cidade simboliza essa união com a tríplice fronteira e ofereceremos entretenimento esportivo de alto nível para torcedores dos três países, Brasil, Argentina e Paraguai”.

A Liga Nacional de Basquete (LNB) e da Liga Argentina de Basquete foram assessoradas em Foz do Iguaçu pelas lideranças do Pato Basquete, filiado da LNB, Marcelo Pastorello e Fernando Fiorentim, e voluntários da Associação de Basquetebol de Foz do Iguaçu (ABASFI), responsável pela iniciação e formação de mais de 600 crianças na modalidade através do projeto “Basquete sem Fronteiras”, que possui apoio da Itaipu Binacional.

 

Dirigentes da LNB, Liga Argentina e representantes da cidade de Foz do Iguaçu


Representantes da Liga Nacional de Basquete em Foz do Iguaçu
Delano Franco – Presidente
Sergio Domenici – Superintendente
Alvaro Cotta – Diretor de Marketing
Marcelo Pastorello – Presidente do Pato Basquete
Fernando Fiorentim – Presidente do Conselho do Pato Basquete

 

Representante da Liga Argentina de Basquete
Sergio Guerrero – Diretor de Competências

Representantes de Foz do Iguaçu
Yuri Benites – Presidente do COMTUR
Paulo Angeli – Secretário de Turismo
Heraldo Soares Junior – Diretor da Secretaria de Esportes
Cristiane Santos – Diretora de Promoção, Marketing e Eventos do Turismo
Felipe Gonzalez – Presidente do Visit Iguassu
Elaine Terenello – Diretora Executiva do Visit Iguassu
Michel Sena – Presidente da Associação de Basquete de Foz do Iguaçu


Sobre o Torneio Interligas

O Torneio Interligas foi disputado pela primeira vez em 2010 e passou por mudanças em seu formato ao longo dos anos. A partir de 2018, o Interligas lançou também a edição da categoria Sub-22, composta por equipes de jovens talentos das ligas de desenvolvimento organizadas pelos dois países.

Todos os campeões

2010: Penarol de Mar del Plata – Argentina

2011: Obras Sanitárias – Argentina
2012: Penarol de Mar del Plata – Argentina
2019: Bauru – Brasil

Interligas LDB Sub-22
2018: Paulistano – Brasil
2022: Paulistano – Brasil